Troca do rolameneto d agulhas por prevenção 80cc 2T

Bom pessoal,como comentei no tópico "Problema de biela e rolamento de agulha no motores mais novos",eu decidi abrir o cilindro e trocar o rolamento de agulhas e tambem aproveitar para descarbonizar e fazer um trabalhinho no cilindro,nada demais só tirar os cantos vivos e dar uma equalizada.Esse meu motor 80cc tá com um pouco mais de 1600 km rodados(no velocímetro nela ta marcando um pouco mais de 1000 ,o restante da quilometragem tá no outro velocímetro que estragou pouco depois que o motor foi instalado) e não apresenta nenhum problema com o rolamento de agulhas,motor com o barulho normal dos 2TEMPOS.

Aqui um video que fiz agora a pouco


OBS:Estou segurando o manete porque a trava decidiu pular enquanto estava andando com a bina

Já encomendei um kit de juntas na BICIMOTO e o rolamento vou comprar na casa dos rolamentos,assim como nosso amigo NITCHO fez,espero desmontar o motor hoje mesmo aí posto pra galera.
 
Demoro mais já tirei o motor,o que mais deu trabalho foi a trava que prende o rolamento do eixo do shift kit,mas vamos as fotos

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O eixo e a trava que deu trabalho

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Anexos

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Acabei de desmontar o motor,fiquei surpreso pelo seguinte,esse motor é da ultima geração,mas a biela é das gerações anteriores,o rolamento tá em perfeito estado,só o pino está um pouco desgastado,mas nada grave,o cilindro e o pistão tambem está em bom estado,só no rolamento da biela e virabrequim que tem uma folga um pouco grande,mas primeiro vou limpar as peças e depois verificar certinho

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Anexos

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Continuando...

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O rolamento não apresenta desgaste
 

Anexos

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Pra quem for desmontar um dia,cuidado com os pinos que ficam na canaleta dos anéis,pois eles podem sair sem você ver

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Pistão pouco carbonizado,vai receber tratamento especial

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Anexos

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Funciona sim,demorei um pouco pra me acertar mas é bom esse sistema.

Eu quero tambem trazer algumas informações como:tamanho do cilindro,curso do virabrequim,taxa de compressão,tamanho da camara de combustão,amanha se conseguir eu trago essas informações.
 

UES

New member
Ola Bruno, você percebeu que o rolamento não esta muito desgastado e também percebeu que a biela é a mesma das gerações antigas. Então agora nós temos a prova de que aquela biela feia, com a cabeça mais fina e com os cortes ao seu redor, ela é o que causa a quebra do rolamento de agulhas.
 
Pior que a musica é a mesma das aberturas dos vídeos dele mesmo,kkkkkkk
Tambem acho que ´pode ser o formato da biela que quebrou aqueles rolamentos,aquela folga entre a biela e o pistão que o cara do video comenta tambem tem nesse motor meu,mas o não tem nenhum sinal que o rolamento ficava de um lado para o outro,somente no centro do pistão.
 

UES

New member
Pior que a musica é a mesma das aberturas dos vídeos dele mesmo,kkkkkkk
Tambem acho que ´pode ser o formato da biela que quebrou aqueles rolamentos,aquela folga entre a biela e o pistão que o cara do video comenta tambem tem nesse motor meu,mas o não tem nenhum sinal que o rolamento ficava de um lado para o outro,somente no centro do pistão.

hehehe, eu abri o vídeo e achei que tivesse aberto um "Por dentro da oficina" não entendi nada :confused:, depois que fui sacar kkkk :D

acho que só em não ter aquelas aberturas na biela, já muda muita coisa. Como vc falou, não fica chacoalhando o rolamento e as agulhas, não quebram e não pulam por elas.
Parece então que resolveram esse problema, mesmo assim ainda da vontade de abrir o motor depois de um tempinho pra confirmar e quem sabe trocar biela e rolamento juntos, e ai só alegria.
 
Hoje eu limpei o cabeçote e o cilindro,e tambem tirei os cantos vivos das janelas,eu só mexi na janela de escape e a de amissão (entrada do coletor),nas janelas laterais eu não mexi,até porque eu acho que não tem precisão

Eu usei essas pedras para usinar,o certo seria uma ponta fresa,mas essa serviu bem só que ela faz muito farelo pois se desgasta fácil

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Aqui o cilindro limpo

15wcdci.jpg


Não da pra ver direito pois minha camera não focaliza direito,mas aqui era o cilindro antes da usinagem(janela de escape)

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Depois da usinagem

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A janela de admissão eu ainda não terminei,aqui ela ainda não foi usinada

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O cabeçote eu fiz um trabalhinho,só que não é para questão de performance e sim para não grudar o carvão
criado da queima,eu descarbonizei e depois lixei a camara de combustão,não deixei lisinho mas tirou
bastante aquela rugosidade que tinha

Antes

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Depois(comecei a pintar mas acabou a tinta)

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Anexos

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hehehe, eu abri o vídeo e achei que tivesse aberto um "Por dentro da oficina" não entendi nada :confused:, depois que fui sacar kkkk :D

acho que só em não ter aquelas aberturas na biela, já muda muita coisa. Como vc falou, não fica chacoalhando o rolamento e as agulhas, não quebram e não pulam por elas.
Parece então que resolveram esse problema, mesmo assim ainda da vontade de abrir o motor depois de um tempinho pra confirmar e quem sabe trocar biela e rolamento juntos, e ai só alegria.


Era o por dentro em outra oficina kkkkkkkk
Pode ser que alguns motores tenham essa biela.Quando for descarbonizar o seu motor já aproveita e troca,agora se começar um barulho e bom mexer imediatamente
 

andrei80

New member
bruno todos ao forum eu quero que me respondam agora voce viu que sua biela e da cabeça redonda akela biela da primeira geraçao eo teu motor o modelo e da 5º geraçao igualzinho ao meu mas o meu tinha a biela ruim akela que tem os cortes(biela lixo) mas agora me respondam como que um motor da 5ºgeraçao esta com a biela da primeira alguem na bicimoto tenque explicar isso???????????
 

UES

New member
Também fiquei curioso, será que os fabricantes chineses descartaram de vez aquela biela ruim?..
ou será a bicimoto por trás disso?, só não entendo porque ela pouco aparece por aqui pra esclarecer as coisas
acho que a bicimoto só recebe os motores, seria muita mão de obrar montar todos eles assim.
 

UES

New member
A resolução dessas fotos quando postadas direto aqui no forum ficam muito precárias, tem um bom hospedeiro que é o Photobucket, deve facilitar mais pra enxergar rs
 

Nitcho

New member
Meus parabéns Bruno, pelas suas postagens, seu passo a passo muito bem feito, ótimo vídeo. É assim que vamos trocando figurinhas e melhorando nossos motorzinhos. Valeu mesmo. Continue, vamos te acompanhado. Aproveito para pedir, que óleo 2 T esta usando e que quantidade por litro? Você importou o conjunto para possibilitar usar marchas? Ou existe algo no mercado nacional? Um abraço vamos falando.
 
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