Troca do rolameneto d agulhas por prevenção 80cc 2T

Julio Caezar

New member
Bem já que a bicimoto não responde nossas perguntas nos fóruns e nos tópicos o jeito e mandar umas MP direto para o user bicimoto , pedindo que o mesmo apareça aqui neste tópico pra responder estas questões, acho que só assim vai rolar uns esclarecimentos sobre este assunto...

A resolução dessas fotos quando postadas direto aqui no forum ficam muito precárias, tem um bom hospedeiro que é o Photobucket, deve facilitar mais pra enxergar rs

Eu participo do fórum dos oplaleiros do parana e lá eu uso o tinypic,vou começar a usar aqui tambem.

Meus parabéns Bruno, pelas suas postagens, seu passo a passo muito bem feito, ótimo vídeo. É assim que vamos trocando figurinhas e melhorando nossos motorzinhos. Valeu mesmo. Continue, vamos te acompanhado. Aproveito para pedir, que óleo 2 T esta usando e que quantidade por litro? Você importou o conjunto para possibilitar usar marchas? Ou existe algo no mercado nacional? Um abraço vamos falando.

Muito obrigado Nitcho,é legal compartilhar essas experiências ,o óleo que eu uso é 2T mineral da Ipiranga,não achei outra marca aqui na cidade,e misturo 50 ml por litro_O "shift kit" eu consegui comprar de um loja aqui no brasil,teve mais algum usuario que conseguiu tambem,só que essa loja não vende mais esse kit,uma das responsáveis pela venda me disse que muita gente devolvia porque diziam que era difícil de montar(eu não achei difícil) por isso não vendia mais,tanto que quando comprei na loja tava com esgotado,mas mandei um e-mail conversando com eles e consegui compra uma das ultimas unidades.

Pistão descarbonizado,não consegui remover tudo mas tentar descarbonizar mais um pouco

2j3jm7l.jpg

Cabeça do pistão polida(mesmo esquema do cabeçote,não é para performance e sim para não grudar carvão da queima )

qx2yaq.jpg

Última edição:

Julio Caezar

New member
Bruno brandenburg disse:
O "shift kit" eu consegui comprar de um loja aqui no brasil,teve mais algum usuario que conseguiu tambem,só que essa loja não vende mais esse kit,uma das responsáveis pela venda me disse que muita gente devolvia porque diziam que era difícil de montar(eu não achei difícil) por isso não vendia mais,tanto que quando comprei na loja tava com esgotado,mas mandei um e-mail conversando com eles e consegui compra uma das ultimas unidades.

Na verdade a vendedora se chamava Cintia e o que o bruno falo é bem verdade ela também me disse que o pessoal(algum estúpidos) que compraram os kits devolveram dizendo que era difícil de montar , bando de !!$%¨&*#&*, porem eu argumente a Cintia que era pra ele não para de vender que futuramente haveria uma procura maior e que eu era de uns fóruns de bike motorizada e que iriamos cria tópicos sobre o assunto e tal, eu ate comecei a traduzir o manual do sick bike parts pra justamente postar aqui,... porem ele suspenderam a compra de mais kits e não comercializam mais , o meu foi o ultimo a sai da loja , justamente porque pedi a Cintia pra guardar ele pra mim... ela seguro por quase 2 meses ate finalmente eu comprar, ate cheguei a indicar ela pra alguns users daqui do fórum, porem acho que nem todos conseguiram , Vc nitcho foi um dos que avisei ... Vc não conseguiu comprar, pois a loja e a mesma em que o bruno comprou...

Pois é julio,eu tenho uma idéia em mente,no futuro comprar esses kits nas sick bike e vender aqui para os amigos do forum,vou pensar melhor nisso.

Editei as fotos,creio eu que tá melhor agora

Julio Caezar

New member
Cara pra fazer isso só se for pra passar pelo mesmo preço , pois vai sair caro pacas saporra , põe ai variação do dólar + envio+60% taxação (ladrona, abusiva e absurda) + o seu provável lucro = muito cara ninguém vai querer pagar por isso, acho mais jogo arrumar algum torneiro mecânico bom de torno e ver se ele copia as peças principais , tipo, o suporte as duas estrelas do eixo central , aquelas outras peças lá e o pé de vela rosqueado, que é fundamental, e a peça mais importante que eu não sei o nome, que é aquela que faz a o conjunto de estrelas rodar se rodar o pé de velas, se descobrir o nome dela de repente ate vende em lojas de ferragens, vou ver se nas que tem aqui perto de casa os cara sabe o nome daquilo e se eles vendem esta peça, se vender já é meio caminho andado... Mas é aquilo comercializar somente com pessoal do fórum, pra evitar problemas de copyright...

Infelizmente não consegui achar o rolamento na minha cidade,pelo que o cara da casa dos rolamentos viu ele disse que esse rolamento ta em bom estado,vou procurar mais e se não conseguir achar vou montar com o mesmo

Julio Caezar

New member
É realmente na época eu não consegui mas tens mais ou menos uma idéia do valor?

Pra sua sorte entrei em contato recentemente com a responsável pelo setor de vendas daquela loja e dentro de uns 45 a 60 dias eles terão novamente pra venda na loja, porem não sei lhe dizer o valor de venda, mas acredito que deva ficar próximo ao valor que era vendido anteriormente na faixa de uns R$ 400 a R$ 450 reais...

Fiz uma comparação entre os 2 tipos de cabeçote que tem pro nossos motores
Aqui o cabeçote com a vela a 45° com a vela Z4C
jpe7uq.jpg

O mesmo cabeçote com a vela NGKB5HS
35hqu4p.jpg

Da pra ver que a NGKB5HS é a melhor opção para os nossos motores por ela ser mais longa ela fica mais próxima da camara de combustão ficando sobrando somente um fio de rosca,a Z4C fica bem recuada da camara,fica uns 4 fios de rosca sobrando

Aqui o cabeçote com a vela a 90° com a vela Z4C
5vt653.jpg

Mesmo cabeçote com a vela NGKB5HS
2q8stbl.jpg

O formato da camara de combustão tambem muda bastante,esse cabeçote com a vela a 45° eu tive que trocar pois ele partiu,a camara desse cabeçote é bem maior que o o com a vela a 90°,logo eu vou ver quantas cilindradas tem cada um

Aqui dá pra ver a trinca no cabeçote
2h2mx35.jpg

Pistão já descarbonizado,consegui tirar uns 90% dos resíduos de carvão,mas ficou bem melhor

ic8xzd.jpg

b7xvm9.jpg

Detalhe da cabeça descarbonizada e polida,mas não deixei totalmente lisa é bom depois de polir passar uma lixinha 400 pra deixar um pouquinho riscado

2wqhchh.jpg

gabriel marin

New member
opa , achei legal esse tutorial , eu tb to planejando abrir o meu motor , ta batendo um pouco a biela , meu motor esta com uns 3 mil rodados , e eu vo fazer akele esquema com duas aruelas , tornear elas e colocar no pino do pistão pro rolamento não ter tanta folga pros ladaos , igual akele video do cara lá , vou abrir a parte de baixo para trocar os rolamentos tb.
Uma duvida que eu tenho ése eu abrir o motor vou ter que trocar os anéis ?? o motor ta bom , só estar um pouco ruim porque ta entrando ar falso na junta debaixo do cilindro , eu fiz aquele teste que o mayer recomenta com o wd 40 e toda ves que eu colocava wd 40 na junta o motor se acelerava , eu vo encomendar as juntas da bicicmoto samana que vem , e ai sera que eu preciso trrocar os anéis?? sera que é bom trocar só por precaução ? aguardo resposta , a , o meu motor é ultima geração com a vela deitada ;)

Então,meu motor rodou um pouco mais de 1600 kms,é melhor abrir o motor,analisar e depois fazer o pedido,o meu não precisa trocar os anéis,acho que deve rodar uns 15 mil tranquilo,o cilindro tambem tá perfeito,é bom tambem descarbonizar o motor que junta muito carvão até debaixo do pistão,tirar os anéis para limpar as canaletas.Se o seu motor tiver a biela igual a minha não precisa fazer esse esquema das arruelas,pois nesse tipo o rolamento corre minima coisa,logo tiro umas fotos mostrando esses detalhes.O meu cabeçote trincado tem a camara de combustão diferente do da foto que você postou,ele é totalmente hemisférico(tem o mesmo formato dos cabeçotes do motores HEMI da chrysler)não tem essa bolinha logo no final da vela,pode ver aqui

jpe7uq.jpg

Logo que chegar minhas jutas que comprei na bicimoto eu faço esses calculos de taxa de compressão,volume da camara de combustão,curso do virabrequim

Qui o escape aberto,vejam o tanto de óleo que junta na tampa,e não fazia 100kms que eu já tinha esvaziado

142sal2.jpg

25z6opl.jpg

Aqui o escape já usinado,faltando descarbonizar

wqsljk.jpg

21erxjc.jpg

eteaa8.jpg

Vou fazer a mesma coisa com o coletor de admissão,só estou esperandochegar um novo que comprei na bicimoto,o meu antigo fiz uma cag@#@ nele

Última edição:
Eu tentei fazer aquele "booster",aquela garrafinha que vai com uma mangueira no coletor,testei e não mudou nada no funcionamento tirei e tampei a entrada no coletor com durepoxi,só que quando esquenta ele entrava um pouco de ar.O escapamento eu tentei descarbonizar com CAR 80 e não saiu,taquei fluido de freio pra ver se sai.Acho melhor voçê descarbonizar o escapamento depois de amaciar,aí a cada 1000 fazer uma limpeza .