Quebra da Campânula

comprei a capanula e instalei tudo certo até hoje
andando na rua e derepente o quando parei o motor nao puchava a bike
resultado outra capanula, sera que minha roda aro 28 esta causando isso ?

osvaldo

New member
ola carlos mayer estou com um poblemao com meu 4 tenpos o mesmo esta com a clutch box danificada gostaria de saber se encontro ela completa com todas as peças acopladas na caixa e pad que se abren na campanula.

carlos,comprei a campanula mais a que veio éra dourada e com um desenho que deichava como apoio a porca apenas dois apoios de menos de 1 cm de cada lado,nao deu outra na primeira volta ela quebrou!quantos modelos de camanula existe pois vi que a minha é inteirica essa que vc postou tem dois furos e a que veio tem um desenho com apenas duas partes bem pequenas segurando a peça!

Carlos Mayer

New member
Olá Guilherme

A campânula com 2 furos é de meu kit 4T de uso pessoal. Um kit 4T que a Bicimoto não vende a mais de 2 anos e a imagem foi usada como exemplo. Hoje existe apenas uma campânula que é a dourada. Entre em contato com a Bicimoto através do e-mail atendimento@bicimoto.com.br e informe sobre o ocorrido. Eles irão instruí-lo sobre como proceder. Abç

duseraphico

New member
Carlos, comigo aconteceu o mesmo problema que o relatado no tópico, já tentei entrar em contato pelo atendimento do site e por e-mail, só que não tive resposta, por isso vou copiar abaixo.

Após o recebimento da coroa (veio faltando no meu kit), terminei de montar a minha bicicleta na semana posterior ao carnaval, de lá até ontem (17/03/2013), fiz apenas pequenos passeios. Ontem(17/03/2013) durante um desses passeios, o motor começou a fazer um barulho estranho (barulho de metal, parecendo uma corrente solta). Ontem(17/03/2013) a noite desmontei a embreagem do meu kit 4 tempos para tentar ver o que poderia ser, podendo perceber que na realidade a embreagem(Cândula) quebrou conforme a foto em anexo.

Gostaria de saber o que devo fazer, minha garantia cobre isso? Vou precisar comprar uma peça nova? Quanto custa? Estou tentando insistentemente ligar para o telefone informado no site, mas o mesmo chama, e não é atendido ou dá sinal de ocupado. O atendimento que eu abri pelo site foi respondido ontem informando apenas que os telefones estariam disponíveis em breve, mas não falaram nada sobre o meu problema.

o nº da minha compra foi 107539.

Obrigado,
Att.

Black Hawk

New member
Boa noite amigos do forum, sei q nao costumo postar muito, no entanto como sou até hoje o maior destruidor de campanulas da historia dos motores 4T (nosso amigo Carlos pode confirmar isso), com 4 campanulas quebradas até hoje e fui eu quem iniciou este post, me sinto instigado a escrever. No mes passado, mas precisamente no dia 26 de fevereiro, fui ao trabalho com minha Black Hawk, já tinha ido a semana anterior toda e ela funcionava redondinha. Porem nesse dia, quando estava indo pro trampo de manha, durante o percurso q é de 3km, escutei um barulho diferente vindo do motor. Nao parei, só diminiu a velocidade e mesmo com um barulho preocupante chegamos lá. Consegui voltar pra casa no fim do dia pedalando, pois nao queria forçar mais ela. Fiquei por infeliz coincidencia, doente por uma semana tb e por isso, nao mexi mais nela. Quando melhorei, fui logo ver minha magrela e tentar achar o problema, pois o motor funciona normal, só q tinha mais barulho e menos força. Pronto!! Pra minha certeza... mais uma Campanula quebrada hehehehe Bem, como sei q mesmo sem ter no site pra vender, a Bicimoto vende Campanulas pra reposiçao, resolvi ligar pro tel deles aqui do RJ e tentar comprar outra. Falei com o super atencioso Sr. Claudio e por email fiz a compra q me foi enviada por sedex 2 dias depois. Quer dizer, demorei mais pra começar a consertar a magrela do q pra comprar e receber a peça. Q por sinal, na minha opniao, está com preço otimo... R$30,00. Por isso amigos, nao desistam, confesso q o tel deles aqui do RJ demorou um pouco pra atender, mas só precisei insistir apenas 1 dia. E hoje instalei a peça nova q chegou pra mim a uma semana atras. Minha magrela está rodando normal de novo. View attachment 1200View attachment 1201 Aqui está a foto de minha ultima campanula quebrada. A q chegou é do padrao amarelada (tipo metal bicromatizado) con duas aberturas em formato de meia lua laterais a porca. Tenho ceteza q o problema da quebra dessas peças se deve a minha pilotagem e nao a qualidade das campanulas, q sempre me pareceram bastante confiaveis. Depois de 4 quebras, acho q meu problema está em nao desacelerar enquanto aperto o freio. Acabo com isso forçando a peça em sentidos opostos, a aceleraçao dos pads forçando pra frente e o freio da magrela forçando pra tras. Preciso prestar melhor atençao em minha pilotagem. hehehehehe
Abraçao a todos e bons rolés com suas magrelas...

matheus19

New member
Eu não tenho uma 4t, mais pela ideia do funcionamento da embreagem centrifuga, acredito que essas campanula quebram ao desacelerar o motor ate ficar em marcha lenta e depois acelerar de volta com a bike ainda em movimento... deve dar um tranco hehe abç.

Carlos Mayer

New member
Olá, pessoal

Antes de entrar no mérito da quebra de campânulas preciso esclarecer a questão do atendimento da Bicimoto...

A Bicimoto mudou de endereço, para que a mudança fosse feita de um lugar para outro (óbvio heheheh) telefones, rede de computadores etc, foram desligados... A religação dependia das prestadoras de serviço e por isso a Bicimoto postou na Fan Page do Facebook e no próprio site mensagem dirigida aos clientes comunicando a mudança e consequente dificuldade de comunicação. Aos poucos tudo começa a voltar ao normal no endereço novo.

Sobre campânulas...

Realmente as campânulas não são frágeis, mas sim projetadas para suportar o calor do motor e também o atrito causado pelos 3 pads que são responsáveis por colocar a motorizada de 4 tempos rodando. Mas não são projetadas para por exemplo receber forças contrárias como aceleração e frenagem simultânea, ou acelerações bruscas com a motorizada em movimento mas o motor em marcha lenta (por exemplo quando andamos na "banguela" e repentinamente aceleramos).

Estou na minha segunda bicicleta motorizada de 4 tempos (a 1ª eu vendi). Com a primeira rodei 7.845 Km sem nenhuma quebra do motor ou de seus componentes. E com a 2ª me aproximo dos 3.670 Km novamente sem nenhuma quebra... Se somar o que rodei com as duas estamos falando de mais de 11.000 Km sem qualquer problema com a transmissão... No fórum gringo que participo um Sr. chegou a 26.000 milhas rodadas com um kit 4 tempos igual ao nosso e também sem problemas...

A durabilidade do sistema é regra, as quebras frequentes exceção...

O que fazer então para que as campânulas não quebrem?

* Evitar acelerações bruscas.

* Evitar o recurso conhecido como "banguela" onde o motor gira em marcha lenta e em seguida acaba sendo acelerado repentinamente.

* Jamais acelerar e frear ao mesmo tempo.

Finalizando...

A campânula possui um limite (ou tolerância) de forma que estes erros de pilotagem mencionados acima não causem danos ao motor e sim a campânula... Um tranco forte poderia empenar o eixo do motor (virabrequim), biela e causar sérios danos ao motor, assim quando o motor sofre um tranco a primeira peça a recebê-lo é a campânula evitando que os danos sejam mais extensos.

Quanto às peças de 4 tempos no site. O site está passando por uma reformulação e as peças de 4 tempos serão ofertadas online.

Sobre a questão da garantia que o amigo Duseraphico perguntou. Só mesmo entrando em contato com o departamento comercial da empresa através dos telefones listados no site ou do e-mail atendimento@bicimoto.com.br . Como consultor técnico não delibero sobre peças, reposição e questões que envolvem a garantia...

Forte abraço a todos

claytoncbp

New member
Olá Carlos Mayer, estava lendo esse tópico e me preocupou um pouco essas quebras de campânula, como vc é perito no assunto nos responde ae por gentileza, como podemos evitar a quebra dessa peça ao andar com a motorizada, não devemos deixa-la nunca em baguela? tenho meu motor 50cc 4 tempos, mais ainda não montei e nunca andei em uma bicicleta motorizada antes, estou muito ancioso pra monta-la logo e ter essa sensação que todos dizem, abraço...

Carlos Mayer

New member
Olá, Clayton

Sua pergunta já havia sido respondida antes mesmo de ser postada logo na página anterior...

O que fazer então para que as campânulas não quebrem?

* Evitar acelerações bruscas.

* Evitar o recurso conhecido como "banguela" onde o motor gira em marcha lenta e em seguida acaba sendo acelerado repentinamente.

* Jamais acelerar e frear ao mesmo tempo.

Forte abraço

duseraphico

New member
Carlos, bom dia!

Quando eu postei aqui no tópico, eu já tinha encaminhado e-mail para o atendimento@bicimoto.com.br, aos cuidados do Sr. Cláudio Cruz (que foi quem me ajudou a resolver o problema com a falta da coroa de 44 dentes), contudo, até hoje não houve resposta, bem como o fale conosco do site como eu informei, retornou apenas informando sobre os telefones. Estou reencaminhando o e-mail para o atendimento. Obrigado pela ajuda.

Att,

Última edição por um moderador:

claytoncbp

New member
Ok carlos, obrigado pela resposta, mais além do que já tinha lido, eu achei que poderia ter alguns outros cuidados há mais, então postei essa pergunta, mais obrigado vou seguir seus conselhos valeu.

Carlos Mayer

New member
Olá, Duseraphico

Como foi informado no nosso site e também na Fan Page do Facebook a Bicimoto está de mudança e por este motivo a comunicação ficou complicada por ocasião da mudança. Talvez por este motivo não tenha recebido resposta até o momento.

Olá, Clayton

Os cuidados são realmente estes e acredite que não terá problemas com a clutch box de sua 4 tempos. Seguindo as dicas que passei você rodará tranquilo com o kit 4 tempos sem nenhum tipo de problema na campânula ou em qualquer outra peça. As quebras ocorrem por mal uso acredite. Já estou no meu segundo kit de 4 tempos e até hoje nenhum problema...

Forte abraço aos dois