Que recipiente devo usar para abastecer?

Olá,
A uns três meses abastecia a minha bina usando uma garrafa pet, hoje tentei abastecer no posto e não me venderam a gasolina falando que era proibido a venda em garrafas pet, o que devo usar para misturar o óleo 2 tempos com a gasolina antes de colocar no tanque e que seja permitido pelos postos de gasolina.

budget100

New member
Olá Rodrigo.

Um galão de 5 litros, pelo menos, destes brancos, translúcidos, próprios para isso. Creio que não irão te incomodar. Aqui em Cabo Frio alguns postos se recusam a abastecer em recipiente pet. Outros não criam problemas. Por vezes uso uma Pet de 1,5 litro que cabe no baú na minha Neo. Mas tenho um galão destes que usam para fornecer produtos de limpeza industriais. Um galão novo, de presente de aniversário para a sua motorizada vai fazer sucesso. Abração.

Carlos Mayer

New member
Aqui em Niterói surgiram com esta novidade também proibindo a compra de combustíveis em garrafas Pet. Como sou cliente a muitos anos do mesmo posto e sabem que trabalho com motorizadas não se negam a me vender, mas por via das dúvidas reservei um galão de 5 litros... Será que esta "ordem" foi nacional? Ai ai ai... Coitado do cara que ficar sem combustível na rua... Tá frito...

budget100

New member
Olá Carlos e amigos.

Esta onda de proibição já foi por mim vivida umas 3 vezes! Afinal, já não sou mais garoto. Teve uma vez que a gasolina só poderia ser transportada por sacos plásticos especiais que eram adquiridos em postos de gasolina. Alguém, que deveria ter interesse na venda dos sacos, fez valer de noto esta lei, com nova determinação escrita. Depois, nova proibição. Não me lembro onde mas em alguns distúrbios públicos chegaram a fazer algus "molotovs". O fato é que o transporte de combustível em recipientes não aprovados não é permitido. Mas isso é uma onda, que dura pouco. Daqui a pouco isso passa. Só não podemos confundir e colocar a garrafa PET na geladeira. Com esta onda de reaproveitamento de PETs pela Coca&Cola, se eu tomar um refrigerante com cheiro de gasolina já sei onde reclamar!! Abraços a todos.

Carlos Mayer

New member
Lembrei destes sacos plásticos na hora... Tinham furos para encaixar os dedos e era muito, mas muito difícil despejar a gasolina no tanque em função de serem moles... Pelo menos comigo boa parte terminava no meio fio... Lembram dos Estojos de Primeiros Socorros?? Outra babaquice inventada pelas "otoridades" que não vingou... Na dúvida como disse guardei um galão que veio com cloro (já devidamente higienizado)... Cabem exatamente 5 litros... Budget... Ainda pior do que garrafa Pet com cheiro de gasolina seria beber gasolina pensando ser Guaraná :p

Abração

budget100

New member
Parece brincadeira mas às vezes é verdade mesmo. Sei que não é assunto mas a Coca Cola está aproveitando pets. Creio que devam sofrer um tratamento para eliminar toda a possibilidade de contaminação. Porém já me falaram da porosidade do material que absorveria o produto ali colocado principalmente oriundo do petróleo. Mas a garrafa pet é um senhor produto. Dizem que aguenta, fácil, 200 libras! É um ótimo e seguro galão de gasolina. Serve de um ótimo flutuador. Vira um foguete espacial se tiver uma bala Menthos jogada em seu interior. (por favor, não façam isso sem a assistência de um adulto). Não há nada melhor para ver a qualidade do combustível. Em breve estaremos com nossas pets a todo valor tão logo passe este "revival". Abraços a todos.

bondedocec

New member
Não tive problema pra comprar combustível no posto perto de casa. Mas em todo caso, o jeito é ir com a bina no posto e já colocar óleo 2t no garrafa só que usar aquelas de 3 litros.
Dai você pede pra por 2 litros de gasola, agita bem e já põe no tanque ali mesmo. Não tem como eles reclamarem.

Carlos Mayer

New member
Aqui no Brasil Rudoland a não muito tempo atrás tivemos problemas com bandidos incendiando ônibus nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo... Por este motivo as autoridades resolveram proibir a venda de combustíveis em garrafas Pet que quase de imediato poderiam virar coquetéis Molotov... Os incêndios cessaram a tempos mas a proibição aparentemente vingou... E cá entre nós é acertada se considerarmos o perigo que a gasolina representa...

Sidney

New member
Veja isto

Ass. Jurídica Sindipetro
A venda e o transporte de combustível em recipientes
Infelizmente quase a totalidade dos consumidores desconhecem que a venda de combustível em garrafas de plástico ou sacos de emergência é PROIBIDA e que pode causar muitos transtornos ao revendedor.

Apesar das reclamações e indisposições que possam ocorrer no dia a dia com o cliente, a recomendação é que se cumpra a norma e evite dissabores, principalmente após a onda de atentados que se instalou em Santa Catarina.
Mesmo antes dos atentados, a venda de combustível em garrafas pet e sacos plásticos já era proibida desde 2000. Oito anos depois, uma norma da ABNT permitiu a venda e o transporte APENAS em recipientes (bombonas) certificados pela ABNT.

ABNT NBR 15594-1

Diz a norma que os recipientes devem ser rígidos, metálicos ou não metálicos, devidamente certificados e fabricados para este fim, permitindo o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento para os recipientes metálicos. Os recipientes não metálicos devem ter capacidade máxima de 50 litros e atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federais aplicáveis.

Além disso os recipientes devem ser abastecidos até 95 % de sua capacidade nominal para permitir a dilatação do produto e evitando transbordamento, devem ser abastecidos fora do veículo, apoiados sobre o piso e com o bico embutido ao máximo para dentro do mesmo.

Na prática a norma não define um modelo específico para os recipientes e caso o revendedor tenha interesse em disponibilizá-los em seu posto, o SINDIPETRO recomenda os recipientes de plástico de 5 litros de capacidade, com selo INMETRO e com tampa de rosca - que podem ser encontrados em grandes fornecedores de equipamentos e produtos.

Sidney

Última edição:

uberlandio

New member
Olá pessoal eu parei de armazenar porque tinha receio de um dos meu sobrinhos brincar com fogo,hoje eu deixo o tanque abaixo de meio, ponho a medida de óleo pra um litro ou pra um litro e meio e abasteço, antes disso fecho a toneira do tanque e agito o óleo com a gasolina no tanque,sei que não é certo mais acho seguro perante armazenar.

Carlos Mayer

New member
Olá,

Armazeno gasolina e óleo diesel em casa para utilização em minha oficina. Como gasto muita gasolina lavando peças e motores ela sempre é renovada. Gasolina para testar motores ficam em 2 tanques Bicimoto. Um para 2 tempos já misturada a óleo 2T e o outro para 4T com gasolina pura. O diesel e a gasolina são armazenados em botijões plásticos de 5 litros que tem justamente a finalidade de armazenar combustíveis.

Para a mistura de gasolina e óleo 2T que uso em meu 50cc 2T uso um medidor/misturador que veio junto com minha roçadeira a gasolina. É prático pois tem 2 litros de capacidade e é graduado em milímetros.

Por muito tempo usei garrafas Pet de vários refrigerantes e nunca tive problemas com borra ou mesmo deformação do plástico, mas de fato não são as ideais... São boas mesmo para virar funil cortando-se o corpo da garrafa... Evita lambanças no tanque...

ATENÇÃO AI PESSOAL QUANDO FOREM ABASTECER A MOTORIZADA COM O MOTOR QUENTE... CUIDADO DOBRADO... OLHO NO FRENTISTA E NA MANGUEIRA... MOTOR SEMPRE DESLIGADO OK!

Forte abraço