Qual das velas usar?

Rafael Macedo

New member
Boa Tarde,queria a opniao de voces,tenho dois jogos de velas de carro aqui em casa, 1ª E NGK BP5ES E A 2ª NGK BP5HS,na opniao de voces qual dessas duas velas se aproximam mais da ngk b5hs recomendada pela bicimoto,acho que nas duas vou ter que usar umas arruelas para compensar o tamanho da rosca.me refiro ao desenpenho qual se aproxima mais da b5hs,essa vela e muito dificil de achar aqui na minha regiao e queria ter outras opçoes .obrigado.

Carlos Mayer

New member
Olá, Rafael

A resposta está na própria pergunta... "Qual das velas de carro"... Parou ai amigo...

As ÚNICAS velas recomendadas para os kits de 2 tempos são:

Z4C (original)

Z8C (Original)

NGK B5HS (Opcional e na minha opinião a que apresenta melhores resultados)

Forte abraço

Fabio Jacob

New member
Boa tarde caro Carlos. Gostaria de saber qual a regulagem correta entre o eletrodo e a haste de metal, para obter melhor desempenho na vela na sua faísca: 075 ; 085 ou 1 mm? Grato

Davitech

New member
Olá, Rafael

A resposta está na própria pergunta... "Qual das velas de carro"... Parou ai amigo...

As ÚNICAS velas recomendadas para os kits de 2 tempos são:

Z4C (original)

Z8C (Original)

NGK B5HS (Opcional e na minha opinião a que apresenta melhores resultados)

Forte abraço

Prezados, gostaria de relatar uma experiencia que tive com relação a esse assunto.

Bicimoto 80cc 2t, 10 meses, 1300km, agulha no 3º sulco:

Eu encontrei em uma Scooter 50cc2t morta que tenho aqui na garagem, uma vela BP5HS, pesquisei sobre essa vela e vi que tem pra vender no sickbikeparts, ou seja, é usada em motores p/ bike tb, reparei que ela é maior que a B5HS e a Z4C (que era a que estava na bike), não chega a bater no pistão, eu acho, resolvi colocar e fazer o teste, meu motor mudou bastante seu comportamento, ficou funcionando melhor em baixa rotação e deu cerca de 7km/h a mais na reta, porem notei que agora sai um pouco mais de fumaça pelo escapamento.

Moro em uma rua longa, reta e asfaltada, e costumo fazer esses testes de desempenho na bike, sempre marcando do mesmo ponto de partida ao mesmo ponto de chegada, mas nunca fiz modificações no motor, apenas ajustes.

Bem, como essa vela não está na relação que o grande Carlos Mayer citou acima, gostaria de saber se é recomendado ou não continuar a usa-la e quais seriam os possíveis danos colaterais caso não seja uma vela recomendada.

Grande abraço!

Carlos Mayer

New member
Olá Davitech

A lista de vela compatíveis sempre segue as especificações do fabricante no que toca capacidade, tamanho etc. Uma vela com eletrodo maior do que o original pode bater no pistão danificando o motor (não parece ser este o caso da BP5HS que você usa...

A outra questão é que com o eletrodo trabalhando mais próximo do pistão eventualmente ele pode acabar perfurado pois com a alta temperatura de funcionamento e a maior proximidade ele acabaria funcionando como um maçarico... Independente dos bons resultados que a vela trouxe fique atento às condições do pistão Ok.

Forte abraço

Davitech

New member
Grato pela explicação, ficarei de olho.
Olhando essa vela p vender no mercado livre vi que o povo usa muito ela em fusca e brasilia.

Abraço!

Boas,

Aproveitando o post para esclarecer, uma duvida.
Aqui vai, depois de ler este post decidi procurar uma NGK B5HS sugerida pelo Carlos, procurei em 3 casas de bicicletas/motas e não achei, a resposta mais comum foi que essa vela é uma vela muito quente e que só tinham velas mais frias... depois de pesquisar descobri que a vela que dá equivalência a Z8c equipada de origem no meu kit de 80cc é a NGK C6HSA.
Neste link mostra a equivalências das velas de uma marca para outra http://www.enker.com/comp1.htm
Agora não sei o que fazer, já li bastante sobre os diferentes tipos, formatos, marcas e temperaturas das velas, mas tenho medo de arriscar e comprar uma vela que comprometa a durabilidade do meu kit e o seu desempenho.

Obrigado, Abraço !

Ademberd

New member
Olá Pedrão, estas velas NGK B5HS são usadas nas mobilettes com motor 2 tempos aqui no Brasil, por aqui é fácil de encontra-las justamente por isto.

Boas pessoal,

Encontrei a tabela do fabricante chinês da minha vela Z8C da Sino (poderá ou não ser igual ás vossas), http://www.sinosparkplugs.com/Replacementchart.htm.
Segundo esta tabela ambas têm a mesma rosca, mas a Z8C tem um alcance de 11mm, e a referida NGK B5HS tem 12.7mm de alcance.
Já li que não fazia mal, que ate era melhor porque fica ligeiramente (1.7mm) mais perto, permitindo uma melhor queima.
Tenho algum medo de trocar a minha vela, alguém me poderia dar uma opinião ?

Obrigado, abraço!

Última edição:

Ademberd

New member
Olha, quanto a isto creio que não seja problema (12.7mm), pois o pessoal usa ela e até hoje não se teve relatos de problemas por usar a NGK B5HS, pelo contrário é só elogios.

Rodrigo D

New member
Uso a NGK BP5HS, não sei a parte interna, mas por fora é bem maior. Como meu quadro é pequeno, foi difícil encaixar o cachimbo, por falta de espaço, até quebrou no canto!
No mais ela funciona bem melhor que a original com rendimento melhor e mais uniforme! Já rodei 1000km e acho que não danificou o pistão!

feliperl84

New member
Pessoal, como se prende a vela B5HS no cachimbo da CDI? Comprei a vela mas não fiz a troca, visto que o encaixe da vela original chinesa é muito menor que a dessa B5HS. Obrigado!

Glauco

New member
Amigos, uma vela longa nestes pequenos motores de 49cc, vai acabar ocupando mais espaço na câmara de combustão, aumentando a taxa de compressão.
resultado: mais potência e ao mesmo tempo, mais calor. cuidado para não fundirem seus motores.

usem vela NGK de fusca 1300. tem rosca curta e são de qualidade, fora já serem feitas pra funcionar com motor refrigerado a ar (gera muito calor).

quam puder, use iridium (uso no meu carro). elas duram até 100.000 km, não sujam nunca e ainda produzem uma centelha mais unforme. seu desenho facilita o salto da centelha (pelo poder das pontas) o que ajuda muito também na vida do magneton e CDI.

abraços.

Última edição:

Glauco

New member
Uma dica pra se usar velas longas em cabeçotes de rosca curta, é usar anéis de vedação de velas velhas e calçar a vela longa nova (cerca de 4 aneis de vedação de vela).

daí vc não corre os riscos já citados em postagens anteriores.