Problema de Biela e Rolamento de Agulhas Nos Motores Mais Novos.

UES

New member
Olá pessoal, sou novo no fórum e venho estudando bastante a mecânica destes kits 2t e pretendo adquirir um de 80cc.

Estou ciente de toda a manutenção que os motores devem receber, mas algo me incomoda nestes motores mais novos, uma delas é o fato de que
o rolamento de agulhas quebra muito, independente de manutenção, ouço falar que eles quebram demais e o pior é que danifica os anéis, o cilindro,
a cabeça do pistão e ai você tem um grande prejuízo.:mad:

O Carlos Mayer(que já admiro bastante) tem um motor 2t 50cc que rodou por milhares de quilômetros, ele disse que não teve nenhum problema com o motor dele, pois cuidou bem
do kit, e é o que ele aconselha a todos fazerem com os seus motores, esse é o segredo para o motor durar, mas tem um porem.

O kit dele é o de primeira geração, 50cc e não usa rolamento de agulhas, usa uma bucha de bronze na biela(creio eu), na minha opinião, mas estável que esse rolamento de agulhas que estão usando nos motores atuais de 80cc.

Achei um vídeo no youtube, talvez o cara exagere um pouco, mas o que ele fala faz todo o sentido na questão da biela e do rolamento de agulhas,
as bielas dos motores mais novo estão vindo com a cabeça do rolamento mais fina e com uns chanfros(diz ele que é pra melhorar a lubrificação), estreitando o apoio da biela sobre o rolamento
fazendo ele chacoalhar pra la e pra cá no pino do pistão, causando desgaste excessivo no rolamento e quebrando, o resto vocês já sabem, aquele estrago todo no conjunto do cilindro.

VALE A PENA DAR UMA CONFERIDA NO VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=yLAUmMYP3pg

Então pessoal, o que vocês acham da explicação dele, vale a pena abrir o motor logo de cara depois da compra, dar uma geral e fazer aqueles ajustes para concertar os erros dos fabricantes chineses ?

Abraço.
 

Julio Caezar

New member
Bem em se tratando de produtos chineses tudo é possivel,agora vamos ser sinceros, os fabricantes chineses não tem a menor intenção que nossos motores durem, e sabe porque ? eles precisam vender cada vez mais motors e mais peças, pensa só de que adianta um motor que dure 5 anos só com manutenção e rode 20 mil kilometros sem trocar uma peça... com a procura cada vez maior destes motores acredito que a qualidade só vai piorar... não acho que os fabricantes chineses estão preocupados com confiança e durabilidade de seus motores, pois do contrario dariam alguma garantia pra eles... pois a garantia de 3 meses e esclusiva da bicimoto... E outro ponto é , alguem aqui do forum que conheça bem a construção e especificação tecnica destes motores de 80cc ,e que saberia se é possivel intercambiar peças, como ocorre com 4T que é intercambiavel com um modelo de motor da Honda , pois desta form se poderia por peças de melhor qualidade possibilitando um vida util maior destes motores...
 
Já vários usuários aqui do fórum que tiveram problemas com o rolamento de agulhas,e 90% desses usuários tinham o motor com menos de 500 km rodados,o bomm amaciamento do motor é essencial pra vida útil do motor,o meu 80cc tem 1570 km rodados e não tive nenhum problema com os rolamentos
 
Última edição:

UES

New member
Bem em se tratando de produtos chineses tudo é possivel,agora vamos ser sinceros, os fabricantes chineses não tem a menor intenção que nossos motores durem, e sabe porque ? eles precisam vender cada vez mais motors e mais peças, pensa só de que adianta um motor que dure 5 anos só com manutenção e rode 20 mil kilometros sem trocar uma peça... com a procura cada vez maior destes motores acredito que a qualidade só vai piorar... não acho que os fabricantes chineses estão preocupados com confiança e durabilidade de seus motores, pois do contrario dariam alguma garantia pra eles... pois a garantia de 3 meses e esclusiva da bicimoto... E outro ponto é , alguem aqui do forum que conheça bem a construção e especificação tecnica destes motores de 80cc ,e que saberia se é possivel intercambiar peças, como ocorre com 4T que é intercambiavel com um modelo de motor da Honda , pois desta form se poderia por peças de melhor qualidade possibilitando um vida util maior destes motores...

Pois é julio Caezar, isso faz todo o sentido.

Mas agora conhecendo cada vez melhor os motores, temos que achar soluções para pelo menos termos menos dores de cabeça, pois estes kits tem um ótimo custo x beneficio, então vamos torna o que é regular, em algo realmente bom de melhor qualidade.
 

UES

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Já vários usuários aqui do fórum que tiveram problemas com o rolamento de agulhas,e 90% desses usuários tinham o motor com menos de 500 km rodados,o bomm amaciamento do motor é essencial pra vida útil do motor,o meu 80cc tem 1670 km rodados e não tive nenhum problema com os rolamentos

Bruno Brandenburg, Verdade sobre o amaciamento.

Pretendo dar uma atenção redobrada ao motor nesse período, e n exigir muito dele. Parabéns por ter chegado a essa quilometragem, você deve ser muito zeloso.
Se todos fossem assim, acho que teriam menos problemas.
 

eurok

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eu tenho 3 motor o primeiro e o de 50cc apanhei muito no começo um dos primeiro problema foi a bobina que nao podia pegar agua molhou na primeira vez abrir usei o secador e resolvi na segunda na teve jeito troquei a bobina eu resolvi passa silicone no compartimento onde guardar a bobina e nos fios fita isolante nunca mais tive problema chuva e lavo ela em casa a vontade pode jogar que nao estraga a bobina e o segundo e 80cc vibra muito a velocidade varia pois o carburador nt deixa a desejar porque quando ta em velocidade alta parece que falta gasosa escuto uns barulhos estranhos no motor ela ta com mais de 500km eu vi esse video do cara no youtube e resolvi comprar um motor de 50cc que a bicimoto tava vendendo como sucata se 80cc da problema eu coloco outro
 
UES,pra se ter uma ideia para se ter um bom amaciamento até a temperatura de trabalho do motor influência no amaciamento,por isso é importante esquentar bem o motor antes de andar,desde que montei o kit na minha bike sempre deixo o motor funcionando por 2 ou mais minutos antes de sair.Obrigado pelo elogio.

Eurok,esse problema da vibração em alta velocidade acho que é normal nos 80cc,mas quando parce que falta gasosa em alta pode ser mistura de óleo 2 tempos errada
 

UES

New member
Bruno, Bem lembrado sobre o aquecimento, e deixar ele girando um pouco e lubrificando antes de exigir do motor ;)

Eurok, esse é mais um ponto, vedar tudo, acho que seria bom passar um verniz na bobina, assim ela fica selada e protegida caso entre umidade.
 

eurok

New member
não e mistura errada bruno pois tem um um kit de 80cc que e vendido com carburador perfomance 15gt melhora a eficiência do 80cc
 

Julio Caezar

New member
O que precisamos saber na realidade é de que marca exatamente estas fabricas chinesas clonaram estes 2t tanto o de 48 quanto os de 66 cc, tenho uma suspeita que foi da yamara pois a Honda não fabrica mais dois tempo a alguns anos...

Alguém que tenha bastante conhecimento de mecânica poderia levantar isso pela net....

=====================================================================Ainda não tinha visto o vídeo, agora que vi, os chinas literalmente cagaram na quinta geração de motor, pegaram algo que funcionava(na verdade clonaram)e dai resolveram inovar e dai fizeram caca total!!!!

Acho muito serio o que o cara esta dizendo, se realmente for do jeito que ele diz , quem adquiriu este motores esta correndo riscos sérios, ele cita pelo menos uns 5 ou 6 erros graves, tem o problema da biela, o dos rolamento o do parafusos e um problema que acho que é o responsável por muito motor que esta perdendo compreensão e ninguém acha o motivo, e ele explica no vídeo, ele fala de uma tampa de vedação que caso esteja vazando provoca perda de potencia no motor , volta la e ve o vídeo no ponto a partir dos 12:00 minutos , ele mostra o problema , e se realmente tiver asi é difícil de achar...

A bicimoto e o Carlos deveriam dar uma averiguada seria nisso ai que o cara mostra no vídeo, ele pode ate não ser sei lá especialista no assunto porem com vidas em risco ele merece no minimo o beneficio da duvida....

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Pelo que o cara mostra vc tem que fazer praticamente um motor novo!!!! tem que trocar tudo !!! se não quiser ter dor de cabeça....
 
Última edição:

eurok

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nao e 15gp e sim 15 gt pode pesquisar na internet a diferença e boa e nao interfere na economia os engenheiros sempre vao mudar o jeito das coisas seja pra melhora ou piora e se estraga e natural que aconteça ,nao da pra viver da mesma coisa so quem gosta de nostalgia vive , nao querer uma experiencia nova faz parte porque gostamos de acomodar talvez eles (engenheiro) estejam fazendo um kit com marcha, duvido que tenha clonado e engenheiro tentando coisa nova da certo.
 

UES

New member
É isso Julio Caezar, e praticamente são os mesmos motores da bicimoto, não tem pra onde correr, sendo assim, acho que nem o melhor cuidado e manutenção que você tenha com ele vão superar esses "defeitos plantados" dos chineses nos motores.

Gostaria que o Carlos Mayer pudesse ver o video e queria saber a opinião dele.

Não vou deixar de comprar meu kit por causa disso, mas já que estou ciente destas coisas, vou criar soluções para ele, afinal ninguém quer ter dores de cabeça depois de comprar seu motorzinho.
 

Julio Caezar

New member
Bem, quanto a isso realmente só fazendo o que o rapaz do vídeo mostra , vai ter de praticamente refazer o motor literalmente.... UES , quanto ao Carlos e a bicimoto, acho que eles já estão cientes deste problema, pois reparei que já a algum tempo os motores 2t de 80cc estão indisponíveis no site da bicimoto, a principio achei estranho porem depois do vídeo do rapaz pude ter certeza disso... acho que estão pensando numa solução pra resolver o problema, pois imagina se ele lá tem um estoque de uns (vou chutar) 100 motores 2t 80cc, imagina abrir e retificar todos ele , vai levar um tempão, e devolver pra china não vai adiantar de nada se é que existe esta possibilidade...

Me desculpa Eurok , mas não concordo contigo, quando vc diz que o engenheiro resolveu inovar!!!...Beleza quer inovar que seja , contanto que eu não seja a cobaia... isso é má fé mesmo, pois se este motor fosse posto num teste de stress , pode ter certeza que de primeira ele piava e abria o bico, ele fizeram cagada viram que deu *****, porem ai invés de acertar o erro ele simplesmente venderam o treco mal feito e ainda por cima puseram peças de baixa qualidade, isso não é inovar... é sacanear mesmo na cara dura!!!!
 

UES

New member
Realmente, também achei meio estranho isso enquanto estava pesquisando. Eles pararam de vender o motor de 80cc, ai tem tudo haver mesmo, vi no site que esse mês teriam o motor de volta á venda, quem sabe já resolveram, ou não.

Uma coisa que eu notei é que a bicimoto vende mais caro..
 

eurok

New member
julio cezar tenho exemplo na historia , motor 1.0 16v da volks e da fiat que tentaram mais nao deram certo as extintas 2 tempos da yamaha nos anos 90" , os nossos motores 2 tempos com certeza vao dar o jeito de reverter isso ou melhorar eu fico pensando aqui no brasil deveria alguem que tem interesse fabricar os proprios motores sem precisam importar fazendo inclusive melhorias no conjunto mais nosso pais bemmmm diferente da china aqui motor na compesaria fabricar la na china ganha pouco os trabalhadores ,deve ser por essa razao que bicicleta motorizada sao uma utilidade importante la aqui no brasil da discrença
 
A maioria desses problemas pode ser de mal uso,por exemplo em uma descida em vez de apetar a embreagem descer na "banguela" muitos deixam engatada,aí como o sistema de lubrificação dela ocorre junto com a mistura de ar combustível,o acelerador vai estar na marcha lenta e motor em alta rotação vai faltar lubrificação pois a quantidade de combustível e óleo vai ser mínima,faltando lubrificação.
 

Nitcho

New member
Estou com meu motor 2T 80cc com 200Km rodados, com o máximo cuidado e já apresenta um barulho estranho, pelo que tenho lido deve ser o rolamento de agulha indo para o saco. Vou troca-lo por outro de marca de primeira linha. So necessito saber a medida ou referencia, se alguém puder me ajudar agradeço.
 

UES

New member
é isso que venho pensando, acho que é caso de sorte mesmo, claro que o cuidado vai ajudar sim a evitar certos problemas.
Só que se o cara for sorteado com um motor "bugado", o cuidado não vai adiantar muito.

olha a situação do Nitcho, motor com apenas 200km e ele já esta sentido um barulho estranho.
Pra quem entende, o jeito é fuçar o motor e torná-lo mais resistente.
 
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