Primeiro uso de óleo para amaciamento

fabiomarca

New member
Olá a todos, ainda não montei meu kit de motor 50cc 4T e tenho uma duvida, no manual diz que posso utilizar óleo 10w30 mineral ou semi sintético, porem não sei qual é o mais recomendado para o amaciamento durante as primeiras 10 horas de uso. Alguma dica?

Carlos Mayer

New member
Olá, Fabio

Nas minhas 50cc 4T comecei com o óleo mineral 10W30 e após o amaciamento passei para o semi sintético 10W30 da Havoline. Para ser sincero os dois permaneciam em condições de uso mesmo após rodar 500 Km... Vai de gosto e da grana que está disposto a gastar. Um outro óleo excelente é o 10W30 da Honda... Forte abraço

fabiomarca

New member
Obrigado pela resposta Carlos, já comprei dois litros de óleo 10w30 semi sintético da castrol.. mas permanece ainda uma duvida, por que não devo utilizar óleo sintético mesmo em teoria ele tendo qualidades melhores e protegendo mais o motor? Não consegui achar isso no manual.

SBP

New member
Obrigado pela resposta Carlos, já comprei dois litros de óleo 10w30 semi sintético da castrol.. mas permanece ainda uma duvida, por que não devo utilizar óleo sintético mesmo em teoria ele tendo qualidades melhores e protegendo mais o motor? Não consegui achar isso no manual.

Olá Fábio,
eu uso o Elf Moto 4T MaxiTech SAE 10w30 100% Sintético API SJ JASO MA, desde o amaciamento, pois acredito em sua qualidade. Considero entre outras coisas que nossos motores não possuem filtro de óleo (portanto os detritos se acumulam) e trabalham em altas temperaturas, portanto na minha opinião quanto melhor for a lubrificação maior a durabilidade das peças móveis (menos detritos se acumulando). O importante ao meu ver é usar a viscosidade recomendada pelo fabricante, ou seja, no nosso caso 10w30. Acredito que a origem do óleo, ou seja, sintético, semi ou mineral, fica a gosto do freguês. As opiniões são divididas no assunto, portanto fica aqui a minha, respeitando a dos demais.
Aliás, por falar em temperatura, certa vez vi um teste comparando um mesmo óleo (mesma viscosidade), do mesmo fabricante, mineral e sintético, cada um numa frigideira. A chama é a mesma e são ligadas ao mesmo tempo. O mineral começa logo a escurecer e esfumaçar conforme esquenta, e o síntetico mantém seu aspecto por bem mais tempo (maior temperatura), quando só então começa a ter alterações. Isso é apenas uma avaliação visual, eu sei, mas me parece indicar que ele tolera maiores temperaturas com menor alteração de suas propriedades.
Já li que para amaciamento é recomendado mineral justamente por ser um pouco "pior" em sua lubrificação e com isso favorecer o assentamento das peças, mas eu particularmente estou neste óleo ELF aí desde sempre, custa cerca de 25 reais o litro (4 trocas).

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Olá Fábio,
eu uso o Elf Moto 4T MaxiTech SAE 10w30 100% Sintético API SJ JASO MA, desde o amaciamento, pois acredito em sua qualidade. Considero entre outras coisas que nossos motores não possuem filtro de óleo (portanto os detritos se acumulam) e trabalham em altas temperaturas, portanto na minha opinião quanto melhor for a lubrificação maior a durabilidade das peças móveis (menos detritos se acumulando). O importante ao meu ver é usar a viscosidade recomendada pelo fabricante, ou seja, no nosso caso 10w30. Acredito que a origem do óleo, ou seja, sintético, semi ou mineral, fica a gosto do freguês. As opiniões são divididas no assunto, portanto fica aqui a minha, respeitando a dos demais.
Aliás, por falar em temperatura, certa vez vi um teste comparando um mesmo óleo (mesma viscosidade), do mesmo fabricante, mineral e sintético, cada um numa frigideira. A chama é a mesma e são ligadas ao mesmo tempo. O mineral começa logo a escurecer e esfumaçar conforme esquenta, e o síntetico mantém seu aspecto por bem mais tempo (maior temperatura), quando só então começa a ter alterações. Isso é apenas uma avaliação visual, eu sei, mas me parece indicar que ele tolera maiores temperaturas com menor alteração de suas propriedades.
Já li que para amaciamento é recomendado mineral justamente por ser um pouco "pior" em sua lubrificação e com isso favorecer o assentamento das peças, mas eu particularmente estou neste óleo ELF aí desde sempre, custa cerca de 25 reais o litro (4 trocas).

Fabio,

A vantagem do óleo sintético sobre o mineral é indiscutível. Não só pelo que o SBP já falou mas também porque evita a formação de espuma, borras e é resistente a oxidação. Motores refrigerados a ar não são muito eficientes se comparados aos líquidos, então, o melhor é o sintético. Mesmo se o motor for novo. Pedem para não trocar o óleo porque pode fazer alguma coisa errada e perder a garantia. Com certeza o fabricante chinês não colocaria um oleo tão caro. Belezz ?:cool:

Ademberd

New member
Nunca entendi porque os motores 2t para adaptar em bikes vendido no Brasil se recomenda usar óleo mineral, sendo que os semi sintético e os sintéticos são bem melhores, eu mesmo possuo uma bike 4t e uma ******** 2t em ambas só uso óleo sintético de qualidade e até hoje nunca tive problemas com meus motores, uso o da marca motul 5100 4t e 800 2t respectivamente.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Voltando um pouco no assunto do óleo, queria compartilhar mais uma informação importante sobre o oleo sintético; este tipo de lubrificante tem uma alta capacidade de "adesão" a superfícies metalicas e reduz drasticamente o atrito. Belezz ?

SBP

New member
Voltando um pouco no assunto do óleo, queria compartilhar mais uma informação importante sobre o oleo sintético; este tipo de lubrificante tem uma alta capacidade de "adesão" a superfícies metalicas e reduz drasticamente o atrito. Belezz ?

Exato!
Na minha opinião não é que o mineral seja ruim, mas acontece que o sintético é melhor, portanto, pq não usar? :D
Custa mais caro? Sim. Vale a pena pois esses motores são tão pequenos que tanto os 2t quanto os 4t usam tão pouco óleo que essa diferença de custo se dilui muito, e a longo prazo ganha-se com a durabilidade, portanto menos substituição de peças (maior prazo para ter estas despesas, e se for contabilizar isso deve dar "elas por elas", isso se o sintético não for até mais econômico)..
Recomendo!

Julio Caezar

New member
Vou mandar a real de porque os fabricantes chineses recomendam óleo mineral.... É simples os caras tem que vender motor!!! Dai eles pensa , se eu recomendar um óleo sintético de boa qualidade este motor ao invés de durar 1 ano vai durar 5 e ai eu não vendo mais nada !!! fica economicamente inviável...
apesar de que aqui no brasil o governo ajuda muito pondo esta ***** de álcool na gasolina!!! que se justificaria pra baratear a gasosa , mas que na verdade é um cala boca pra usineiro, dai quando as comodites do açúcar dispara no mercado internacional o que ocorre, os usineiros fdp vende tudo lá pra fora e dai o álcool fica um absurdo e o açúcar refinado também e de quebra a gasosa vai pro espaço de tão cara... e ai a digníssima Petrobras vende gasoso mais barato pro chile, paraguaí e argentina... er sem a porra do álcool!!!!

O Pais é uma beleza mas os governos pqp!!!!!