Olá Fábio,
eu uso o Elf Moto 4T MaxiTech SAE 10w30 100% Sintético API SJ JASO MA, desde o amaciamento, pois acredito em sua qualidade. Considero entre outras coisas que nossos motores não possuem filtro de óleo (portanto os detritos se acumulam) e trabalham em altas temperaturas, portanto na minha opinião quanto melhor for a lubrificação maior a durabilidade das peças móveis (menos detritos se acumulando). O importante ao meu ver é usar a viscosidade recomendada pelo fabricante, ou seja, no nosso caso 10w30. Acredito que a origem do óleo, ou seja, sintético, semi ou mineral, fica a gosto do freguês. As opiniões são divididas no assunto, portanto fica aqui a minha, respeitando a dos demais.
Aliás, por falar em temperatura, certa vez vi um teste comparando um mesmo óleo (mesma viscosidade), do mesmo fabricante, mineral e sintético, cada um numa frigideira. A chama é a mesma e são ligadas ao mesmo tempo. O mineral começa logo a escurecer e esfumaçar conforme esquenta, e o síntetico mantém seu aspecto por bem mais tempo (maior temperatura), quando só então começa a ter alterações. Isso é apenas uma avaliação visual, eu sei, mas me parece indicar que ele tolera maiores temperaturas com menor alteração de suas propriedades.
Já li que para amaciamento é recomendado mineral justamente por ser um pouco "pior" em sua lubrificação e com isso favorecer o assentamento das peças, mas eu particularmente estou neste óleo ELF aí desde sempre, custa cerca de 25 reais o litro (4 trocas).