Exatamente amigo, a mistura é a relação ar:combustível no "vapor" que vem do carburador, e isso é influenciado por muitos fatores (muitos mesmo).
Chamamos de mistura rica aquela que está com uma relação combustível:ar elevada (digamos que no geral 1gCombustível:13,5gAr ou menos[ar]), e pobre é o inverso (no geral digamos 1:15 em diante, quanto mais ar mais pobre). Os extremos impedem a combustão, ou seja, pode ser tão pouco combustível que não haja queima e isso passe para o escapamento em forma de vapor mesmo (exatamente como veio do carburador), e aí é possível ouvir pipocos característicos, pois quando o combustível chega lá a temperatura é alta e ele queima no escapamento. Também pode ser tanto combustível que a faísca da vela não é capaz de queimar (seria o mesmo que estar andando numa velocidade de cruzeiro ou mais e fechar todo o afogador, restringindo grande parte do ar e enriquecendo muito a mistura: nesse caso dificilmente o veículo continuará funcionando.
Dentre os fatores que mais influenciam a mistura:
*ajuste de agulha se houver (como no seu carburador há, isso pode enriquecer ou empobrecer a mistura)
*ajuste de parafusos se houver (pode estar relacionado à liberar +/- combustível ou ar, depende de como o carburador é construído, normalmente em carburadores 4t esses parafusos influenciam o combustível e não o ar, e em 2t costuma ser o inverso).
*nível da bóia (quanto mais baixo o combustível estiver na cuba, menos será vaporizado, empobrecendo a mistura, e o inverso é verdadeiro, ou seja, combustível mais alto na cuba enriiquece)
*diâmetro e vazão de gicleurs (quanto maiores/mais limpos mais combustível passa e enriquece a mistura, o oposto empobrece, ou seja, menores e/ou obstruídos fornecerão menos combustível, empobrecendo a mistura).
*vazão do filtro de ar (quanto maior essa vazão, mais ar entrará para o carburador e assim empobrece a mistura, portanto será necessário mais combustível para manter a mistura desejada; filtros de ar sujos/obstruídos fornecem menos ar para o carburador, portanto enriquecem a mistura)
*vazão do escapamento (para 2t o legal é usar um escape dimensionado, com uma câmara de expansão que devolve parte da mistura que seria perdida no escape, e assim maior economia de combustível e potência, mas voltanto à influência, de modo geral quanto mais rápido o fluxo dos gases de escape, mais pobre ficará a mistura, pois menos gás sobra da última combustão o que permite maior vácuo e maior entrada de mistura, que se não for ajustada para fornecer mais combustível irá corresponder apenas a uma maior entrada de ar, empobrecendo a mistura)
*uso do afogador (ele restringe a entrada de ar, enriquecendo a mistura)
*humidade do ar (quanto mais úmido menos denso é o ar, pois as moléculas de água são mais leves que as de O2 e N2 que elas "substituem" no ar, portanto com menos oxigênio na mistura menos combustível é necessário)
*temperatura (quanto mais frio mais denso é o ar, mais moléculas de oxigênio sendo captadas num mesmo volume de ar, mais combustível necessário)
*altitude (quanto mais baixa a altitude mais denso é o ar, portanto mesmo raciocínio)
*etanol na gasolina (ok, aqui a questão é complicada pois são inúmeros fatores envolvidos, mas simplificando, para motores à gasolina quanto mais etanol mais "pobre" a mistura, portanto é necessário enriquecer fornecendo mais combustível); atualmente o teor é 27.5% +/-1% (em postos idôneos, pois existem aqueles que vendem "gasolina" com mais de 40% de etanol, esses dias ouvi falar de um sendo fechado pois foi pego com 47%), e lembre-se que esse teor vale para qualquer gasolina do Brasil, exceto de aviação e as preparadas por alguns membros deste fórum!

*existem muitos outros fatores que devo ter esquecido mas depois quero escrever algo organizado e completo.
Nesse momento estou meio atrasado então depois posso sugerir alguns testes simples para se fazer, antes mesmo de ter que mexer na agulha..
Quando o motor está frio é necessário mistura mais rica do que quando ele está quente em temperatura de funcionamento, portanto o seu caso pode estar relacionado à mistura acredito.
Depois volto com mais tempo, boa sorte!