Folga entre pistão e camisa.

Cipó

New member
Estou com uma dúvida a respeito da folga entre pistão e camisa do cilindro. Qual é a folga padrão?

Depois de 20.000 km a folga do meu motor é de .003 mm. Isso é aceitável? . Estou trocando anéis e já troquei biela e virabrequim, mas o problema é um barulho de batida em baixas rotações quando o motor é exigido em subidas. Se não for a folga o problema, vou partir para pré ignição, já que sem o carburador e jogando um pouco de spray de óleo dentro da câmara de combustão e logo em seguida acionar o motor, sai chamas pela abertura de admissão. Não deveria ocorrer isso, acredito! ser mecânico de fundo de quintal é dose! rsrsrs

Carlos Mayer

New member
Olá, Cipó

Primeiro uma curiosidade. Porque você abriu o motor aos 20 mil Km? Algum problema ou já vinha apresentando perda de compressão, desempenho?

Aqui na minha oficina já abri 4 tempos com folga de até .005 mm e apenas com a troca dos anéis (na maioria das vezes) o problema foi resolvido. Você verificou se o cilindro não está ovalizado? Isso poderia causar significativa perda de potência e só seria resolvido com a troca do cilindro já que este motor não pode ser retificado (camada de Nikasil muito fina).

Verifique se o cilindro está ovalizado, e também a abertura das válvulas de admissão e escape - elas já saem de fábrica com bastante folga e com o uso tendem a ficar com abertura ainda maior o que pode levar o motor a "bater pino" se é que me entende... Continuaremos deste ponto Ok.

Forte abraço

Cipó

New member
Abrí o motor porque a peça que vai parafusada na biela (Placa da Biela) quebrou e faltou lubrificação. Isso fez com que o motor travasse. Ao abrir vi que a biela estava presa ao vira-brequim. Fiz bronzinas.Depois disso encomendei biela nova e virabrequim, quando chegaram, quebrou a válvula de escape, então comprei a válvula que veio errada e foi mais uma semana esperando, depois acabei tendo que comprar os anéis.

Carlos Mayer

New member
Ok...

Realmente sem o aspersor de óleo (peça que você chama de "placa da biela") a lubrificação fica comprometida e o motor acaba travando...

Bronzinas neste kit 4 tempos? Fiquei curioso para ver o que você fez. Nas minhas costumo perfurar a parte inferior da biela para melhorar a lubrificação e deve estar dando certo pois com um de meus kits de 4 tempos em 4 anos de uso fiz quase 60 mil Km com todas as peças originais...

Se estiver interessado dê uma busca no manual técnico do GSX H 50cc da Honda. Todas as peças são compatíveis. Fica a dica. Forte abraço

matheus19

New member
Aproveitando o tópico, aconteceu mesma coisa com meu motor acabei forçando as rpm dele algumas vezes tentando chegar aos 50km/h (cheguei só ate 48km/h), e o aspersor de óleo quebrou mas por sorte o motor não chegou a travar, por que percebi pelo barulho que havia algo errado, a parte que quebrou ficou presa na parede (carcaça do motor) por que o ímã do volante segurou ele fazendo assim um ruído diferente, que ajudou a perceber que tinha algo errado. Vejam o vídeo do barulho diferente: https://www.dropbox.com/sc/30kslqtewu8o6ge/zwaG6f1krM

Após abrir o motor tive a surpresa: https://www.dropbox.com/sc/1xfh8up37xfnl3y/CDaLfjxjGW
O pedaço que quebrou ficou "preso" na carcaça do motor achei bem curioso hehe.

Uma pena eu não ter lido essa dica de furar a parte inferior da biela, para ajudar na lubrificação antes, agora que já fechei o motor amanha quero testá-lo para ver como ficou. Abraço.

Cipó

New member
Obrigado! Tenho os dois manuais, tanto em português quanto ao inglês, daí que tirei o nome da peça. Fiz bronzinas de uma peça de bronze que fazia parte de um fuzível do poste aquí da frente de casa. Nada que algumas horas torneando, lixando e polindo não deram conta. Ficou muito bom!