Cuidado com água!

Carlos Mayer

New member
Bicicletas motorizadas de 2 tempos não são veículos anfíbios. Resistem bem a garoa ou chuva moderada por um curto período de tempo. Mas se a chuva for muito forte e a bicicleta motorizada ficar exposta á intempérie por muito tempo problemas poderão ocorrer...

* Desligamento do motor por curto circuito no "corta corrente" do punho

* Danos ao magneto por entrada de água pela tampa lateral.

Existe alguma coisa que eu possa fazer para minimizar estes riscos?

Para evitar a entrada de água no "corta corrente" (kill switch).

A primeira cobrindo o circuito integrado do "corta corrente" com silicone. Basta abrir o punho do acelerador com uma chave Allen ( 2 parafusos). Remover a meia lua superior e aplicar silicone sobre o pequeno circuito integrado (uma plaquinha verde com componentes eletrônicos). Deixe o punho aberto até que seque completamente (em torno de 24hrs). Cuidado para não colocar silicone na roldana que puxa o cabo do acelerador para não prejudicar seu funcionamento. Depois que secar recoloque a meia lua e os dois parafusos Allen com cuidado para não apertar demais.

Para evitar a entrada de água no magneto.

O magneto está situado na tampa lateral esquerda é fácil encontrá-lo pois é desta tampa que saem os fios do chicote elétrico.

Solte os 4 parafusos e retire a tampa cuidadosamente para evitar danos à junta. Aplique então uma pequena quantidade de silicone por sobre a junta e também na tampa. Espere uns 15 minutos antes de fazer contato entre as peças. este procedimento evita que o silicone escorra. Veja a imagem abaixo.

OgAAABKfST5K8re5lQv5nGfUoV-2LgTKKYLgnY2jfbKawQzqvjwA2xXkZFfzzaMbl1Ub8ufmrhUUu-iXT-IOBFR5qM8Am1T1UOvqgCEl-sFodP_yi_Y5v9wd0aLx.jpg

Aproveite o silicone e a tampa aberta e aplique um pouco exatamente onde fica a saída do chicote.

ATENÇÃO Estes procedimentos não tornarão sua bicicleta motorizada à prova d'água. Mas com certeza minimizarão os riscos de danos causados por contato com água.

Ian Silva

New member
É muito importante mesmo vedar essas partes, principalmente o magneto. Esse fim de semana peguei uma chuva bem forte com minha bike e nao deu outra.. entrou agua na bobina e o motor parou.. Dias antes eu tinha vedado o magneto, mas nao vedei bem aquele lugar que sai os fios do magneto, aí entrou agua do mesmo jeito. Já tirei a bobina, sequei de tudo qualquer jeito (coloquei ate no forno um pouco rsrs) mas nao adiantou.. agora vou ver se compensa mais eu mandar enrolar novamente a bobina ou comprar uma nova, se alguem puder sanar essa minha duvida eu agradeco muito ;)

Abracos!!

budget100

New member
Olá Ian.

Somente com a entrada de água queimou a bobina? Tens certeza que não colocaste muito tempo no forno? Já começo a ficar preocupado em lavar... pegar chuva... Solidariedade ao amigo.

Carlos Mayer

New member
Olá Ian

Um novo pedido de magnetos foi feito à fábrica e chegará em breve. Mas por enquanto infelizmente estão em falta amigo...

Já soube de dois ou três casos de magnetos que foram recondicionados com sucesso um deles inclusive aqui no Fórum mesmo. O preço médio gira em torno de R$ 40,00. Eu apliquei silicone na tampa e por dentro exatamente onde saem os fios quando a minha era zero quilômetro. São quase 4 anos de uso e mais de 14 mil Km rodados e o magneto ainda é o original. Já foi lavada (evitando jato sobre a tampa com certeza), já tomou chuva, já passou em poças grandes e até agora nada...

Quanto ao CDI instalei ele sob o tanque de forma que ficasse protegido de respingos e chuva também e até agora é o original... Já o chicote elétrico está totalmente protegido por tubo corrugado e as emendas foram todas soldadas...

PQAAALXzgOAtBd_RQTdT9TKdyZDmJBwMUtr1y4c-Vv8xDSPf7my0e4VtW5A9ve6loo7V8ITMxXTeFvYQF-rKjpFVl2EAm1T1UPh71cH2XdvG8Kx8ctJt3hQycSHQ.jpg

Até agora tudo 100%. Forte abraço

matheus19

New member
Hehe eu que o diga lavei meu motor entrou água no magneto e ai começou os sintomas do nada meu motor começou a falhar dava ate tiro rs ai foi ate que o magneto queimou, ai como o magneto na bicimoto tava em falta e como eu não queria esperar a saida foi mandar enrolar paguei 40 reais, e ficou melhor que o original, a partida ficou mais facil e mais rapida, o farol ficou mais forte tambem.

Carlos sua Bina e muito bonita, linda mesmo parabéns assim que eu tiver grana vou arrumar meu sistema eletrico para ficar bem organizado como a sua hehe.

Carlos Mayer

New member
Matheus este tubo corrugado você compra em loja de materiais elétricos, custa aproximadamente R$ 3,00 o metro e com 3 metros dá para fazer todo o sistema elétrico da sua e ainda sobra um pedaço... Para instalar é fácil já que um lado do tubo é aberto então basta empurrar os fios para dentro e fechar onde você quiser com fita isolante...

Veja a instalação do farol como ficou...

PQAAACkqiyqhOrzUajA0zOWL2rUScQ_u4LQKMTEbtaNNdyJKkYZ3fSbddASay0uSceDcPUhlVwjBs43KvyEZmO75iLwAm1T1UDrIiu6cHlzyfo9WKR-pz2wESX1F.jpg

Repare por baixo dele o corrugado que vem do chicote... Por sinal nesta foto ela tinha acabado de levar uma ducha...

O suporte do farol foi feito de alumínio e preso diretamente à mesa da suspensão...

PQAAAPMfyMyEpyRO9S3CwrSTC95eEoQN0LY3eLCy1AjYLw80eNo3NivDPoTNu_yLH7HZiMDYSsb-dpD3zUooIxdzZeEAm1T1UP4z9sP-cH2mLP-gMmqlWad1cDYY.jpg

Aqui você vê o corrugado que vai até a entrada do magneto...

PQAAANI63UKEKLP2vu7GZkhdxuqAf_QeEDRoS_a7HO0LLk4ySrLZMR3u2rsc_KnoYOpvRxGV17cozNPtn43JD3uF2ZIAm1T1ULacqLz6yGF6jNsRqiCrw5K3gcsu.jpg

O material é baratinho e o acabamento fica ótimo :)

matheus19

New member
Carlos tinnha visto aqui ou na comunidado do orkut que alguem queria cromar o motor, isso e possivel? ou com polimento ele iria ficar cromado?

Ian Silva

New member
olá budget100, foi só com a agua sim! pois no forno ficou pouquissimo tempo, e essa vez nao foi a primeira vez q deu problema rsrs, uma vez eu abusei da chuva tbm e deu o mesmo problema, so q ele voltou a funcionar perfeitamente, mas dessa vez eu nao tive a mesma sorte e com certeza a primeira vez q deu o problema ajudou a estragar de vez a bobina nessa 2° vez

abracos

Ian Silva

New member
Olá carlos, agora realmente eu fiquei em duvida, pois tem gente que está falando que fica melhor se recondicionar a bobina, e o preco tambem está bom, pois aqui em sao jose dos campos uma bobina nova está R$ 50,00.
Agora vou pesquisar sobre isso, pois aqui na minha cidade tem pessoas que enrolam bobinas, mas tem que ver o preco né? pq possa ser mais caro que uma bobina nova, mas se uma bobina nova for mais barata, eu bato o martelo nela mesmo rsrs

abracos!!

budget100

New member
Prezado Carlos e amigos.

Já estou de volta aprendendo mais um pouco. O meu motor chegou e já irei hoje prepará-lo nos detalhes aqui aprendidos para evitar que ele pegue indesejáveis resfriados.
No sexta acabei tendo a oportunidade de "interceptar" telefonicamente o Carlos em uma consulta que fazia com o Miguel. Gente muito boa! Vamos fazer alguns passeios e seria bom que todos ficassem de olho para engordar o time.
Vendo a dificuldade dos amigos em adquirir peças de reposição para os nossos motores, envio um e.mail de uma pessoa que tem peças, pronta entrega, originais e a bom preço. A bobina está custando 37,00 reais mais o envio. O pessoal é muito confiável é atencioso. Segue o link para consulta por e.mail. rjsekula@gmail.com Procurem a Cintia ou Renato.

Carlos Mayer

New member
Bom dia Ricardo

É verdade eu havia acabado de chegar a loja do Moises quando o telefone tocou... Cheguei a ver a caixa de sua bike pronta para ser recolhida pela transportadora no chão da loja... A única coisa que eu acho que o Moises errou é que ele entendeu que seu kit era de 4 tempos e provavelmente em função disso instalou pedivela de 100mm no lugar dos normais... Para evitar a abertura da caixa ele já ficou avisado de que o seu kit é de 2 tempos e se propôs enviar um pedivela normal.

Forte abraço

paulinho

New member
Olá budget, estava vendo este post que vc postou sobre peças de reposição, minha bobina queimou mandei para bicimoto pq ainda estava na garantia, este e-mail que vc postou ai é de loja de peças de reposição, onde fica? Achei o preço da bobina muito bom, o preço mais barato que vi foi $42,00 no Parana mas o frete encarece, ou vc por acaso não teria uma queimada para me vender que vou mandar enrolar para ficar de reserva... Abrçss

budget100

New member
Prezado Paulinho.

Na época adquiri meu motor na loja do e.mail acima. De lá para cá muita coisa mudou. Além do frete que aumenta muito, se aceitas uma sugestão, encomendas na Bicimoto. Além do preço do frete ser viável, ter boa garantia e, sobretudo, o rápido envio. Eu não tenho no momento bobina para ser enrolada. Caso tivesse te enviaria, sem problemas. Abração.

widiney

New member
pra vcs verem como são as coisa

ontem lavei minha motorizada, esperei secar e dei uma funcionada nela ,depois acessei o fórum para ver a novidades e vejo esse topico e pensei ,ainda bem que meu magneto esta funcionando mesmo depois da lavagem ,ate ai tudo bem ,hoje fui andar nela tbm estava otima andei uns 4km ,fui andar nela denovo e ela nao quis mais ligar, ai fui ver o que tinha acontecido e lembrei na hora que poderia ter entrado agua no magneto.abri a tampa do magneto e vejo agua dentro da parte onde fica o magneto. antes disso ,no dia que montei o kit na bike ainda tirei a tampa do magneto e passei cola para juntas de motor (3M) ainda sim entrou agua no magneto.
agora vou esperar secar o magneto e vou tentar funcionar ela denovo. depois posto aqui se ela funcionou ou não!

paulinho

New member
Hé amigo, essa bobina parece gato não gosta de água de geito nenhum, mas a minha queimou do nada nem poça d'água eu passei

e olha que meu motor ta só com 300km, mas fazer oque, já enviei para bicimoto e eles já me mandaram uma nova ainda nem

montei, vamos torcer pra sua não ter queimado....

Forte abrçss

widiney

New member
e isso ai ,pareçe que ela estragou mesmo
fiz todos os testes iguais os videos da bicimoto e nada de sair faisca.nem pela vela e nem pelo fio da bobina
coloquei outra vela e nada tbm
liguei ela direto sem o corta corrente e nada tbm.
vou levar a bobina para um amigo que conserta esses tipos de coisas e ver o que ele faz la.

Carlos Mayer

New member
É o caminho meu amigo... CDI dificilmente queima já que é blindado... Quando mesmo depois de todos os testes não chega centelha na vela o magneto é o caminho a seguir. Se não quiser optar por comprar um sempre existe a chance de mandar enrolar... Já vi alguns muito bem feitos e que funcionaram perfeitamente... Abç e boa sorte