Corrente escapando

Gustavo2t

New member
Pessoal, a corrente do motor de vez em quando escapa da coroa traseira, o que posso fazer pra não escapar mais?
Falta de regulagem do esticador! com a vibração do motor os parafuso de fixação do motor no quadro, escape e esticador podem ir soltando, entao é recomendavel sempre que for andar ou sempre que puder dar uma checada e reapertada nos parafusos, entao, continuando, o esticador pode ter desalinhado por conta dos parafusos que podem ter afrouxado um pouco, entao, tire o esticador, e enrole no quadro no locar em que ele estava fixado um pedaço de lixa, de borracha ou de camera de bike, no caso da lixa a parte aspera virada para o quadro, e fixe novamente o esticador em cima, alinhe a coroa, a roldana do esticador e o pinhao da melhor forma possivel e aperte bem os parafusos, nao esqueça que a corrente nao pode ficar totalmente esticada! e nao esqueça de sempre estar reapertando os parafusos! bons roles.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Pessoal, a corrente do motor de vez em quando escapa da coroa traseira, o que posso fazer pra não escapar mais?
Complementando o que o Gustavo postou, é importante observar o alinhamento entre Pinhão e coroa. A coroa tem que estar bem centrada em relação ao cubo. Gire a roda traseira e avalie isto. No giro, observe também se nos apertos das sapatas que prendem a coroa nos raios se a coroa está desalinhada em relação à roda. Para exemplificar isto, seria como girar um prato numa mesa. Ela fica oscilando.
Belezz ? :cool:

jvnlor

New member
Olá, o procedimento aconselhado pelo Gustavo2t esta certinho. Eu estava com mesmo problema e usei um método não aconselhável pelo fabricante, creio que pode ate a carretar perda da garantia se alguém souber por favor informe. É muito simples, no meu caso como sobrava muita corrente, visto que, os kits se destinam a bike aro 26 e minha era aro 24, levei ate uma bicicletária e pedi para diminuir a corrente, logo, ela ficou mais esticada mas mesmo assim utilizo o esticador. Messa quantos gomos tem que ser retirados que deixe uma leve folga. Se a dica do Nelson H não resolver tente fazer isso na minha deu certo, primeiro procure saber se não ira perder a garantia e tente resolver o problema com esticador.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Como dificilmente se consegue uma centralização 100% da coroa no cubo, podemos observar que a corrente recebe uma tensão de tração diferente em cada posição da coroa. Para corrigir isso, o ideal é usar um esticador com mola. Assim, manterá a tensão sempre a mesma em diferentes oscilações da coroa.
Outra coisa, em momentos de maior esforço do motor (como uma subida), a tensão na corrente é grande e passa isso para a coroa. Nesse momento de esforço, a coroa tende a desalinhar em relação ao pinhão. Não só a coroa desalinha momentaneamente mas o conjunto motor também dá uma inclinada. Então, por que a corrente não solta com todos os usuários ? É por causa da rigidez de fixação do motor e também da rigidez do conjunto roda/raios/coroa.
Por vezes culpei o alinhamento das partes e a falta de uma fixação adequada pelo problema de soltar corrente ou mesmo travar, mas deve se levar em conta a rigidez do quadro também. O excesso de flexibilidade ou falta de rigidez para as motorizadas pode ser perigoso. Quadros com tubo cada vez mais fino e soldas fracas sem as correções de mudança de materiais mais resistentes podem causar falhas estruturais.
Belezz ? :cool:

Última edição: