Corda do pull/start travou

imneon

New member
Hoje de manhã quando fui dar uma volta com a minha bike puxei o Pull/start dela duas vezes e como esta frio em SP e ela não pegou como de costume. Na terceira tentativa puxei e a cordinha não voltou pra dentro do mecanismo ficando pendurada para o lado de fora. O que pode ter acontecido?? Me parece que o mecanismo de retorno dela não está funcionando. Estou dentro do prazo dos 3 meses. Esse é um defeito coberto pela garantia?

Carlos Mayer

New member
Olá,

Uma sugestão... Retire as 3 porcas que prendem o pull start à carenagem do motor. Verifique o pull start para ver se a cordinha não está encavalada ou presa o que pode acontecer quando eventualmente escapa da mão e retorna com força demais... Caso aparentemente esteja tudo em ordem feche a tampa, recoloque as 3 porcas e informe o ocorrido diretamente ao Departamento Comercial da Bicimoto através do e-mail atendimento@bicimoto.com.br onde você será orientado sobre como proceder.

imneon

New member
Olá Carlos,

Eu desmontei como voce sugeriu e infelizmente vi que a roda de plástico estava travada. Como conhecia um pouco sobre esses sistema de partida eu resolvi desmontar e verificar a mola que vai dentro desse mecanismo. Quando tirei aquele parafuso central que prende a roda plastica identifiquei o problema. A fita de aço que da mola tinha escapado do lugar onde ela é presa. Ao contrario de outras molas de partida que eu já tinha visto essa era presa com apenas uma volta contraria no sentido da mola, o que fazia ela ficar fraca e soltar da peça onde era encaixada. Eu tive que refazer a curva de fixação dela da maneira como são feitas as molas de partida de motores de barco e encaixei novamente. Ficou perfeito.

Como já conhecia esse mecanismo sempre tomo cuidado pra ligar a minha mas vendo a maneira como essa estava presa fica um toque ai pro pessoal tomar bastante cuidado com o que voce mencionou acima como soltar de uma vez ou dar uma puxada muito forte pois a mola pode se soltar ou desprender da peça central. Para quem não conhece o mecanismo pode ser bem dificil montar ele novamente, além da mola ter bastante pressão, quando ela escapa estando desmontada ela sai chicoteando e pode causar um ferimento em quem não tem alguma experiencia.

Abs e obrigado pela ajuda nos tópicos.

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

Comigo isso nunca aconteceu nos motores de 4 tempos mas diversas vezes fui obrigado a desmontar sistemas de pull start de jetskis, minimotos e até motores de popa... Bem sei do que está falando... Principalmente quando menciona a retirada da mola... Acontece uma espécie de tzoimmm e ela se desenrola com violência podendo realmente machucar os incautos. Recomendo uso de luvas e óculos de proteção heheheh...

Como já estou no meu 2º kit 4 tempos peguei, digamos, a manha do motor... Uma rápida acelerada com ele desligado, puxo então o pull start uma, duas e até três vezes de forma que o mecanismo vás recolhendo cada vez mais a cordinha. Quando a manete está bem perto do motor basta dar um puxão firme que ele liga de primeira.

Caso volte a ter problemas ou alguma peça se danifique internamente não hesite em nos contactar Ok. Providenciaremos a substituição se necessário. Forte abraço

Boa tarde, por favor, como voce conseguiu desmontar o parafuso central da roda plastica do pullstart? o parafuso da minha está encravado de tal modo que nem meus colegas mecanicos conseguiram soltar, é o parafuso central tipo philips, tem como soltar isso?
de qualquer modo, não tem o pullstart disponivel no site para comprar estou a pé e preciso muito de orientação, nem que seja algum meio de fazer a 4 tempos pegar.

imneon

New member
Olá Cesar,

Pra remover esse parafuso achei conveniente usar uma chave de catraca com um prolongador com a ponta philips. Achei que a alavanca ficaria maior e consequentemente mais fácil de tirar o parafuso. Com uma chave philips comum realmente foi dificil.
Algumas coisas pra voce observar quando soltar nesse parafuso porque isso ai é a ponta do iceberg:

- Quando você soltar a roda plastica cuidado. Essa mola pode se soltar e sair chicoteando pra todo lado. Ela é uma fita de metal bem resistente que pga bastante pressão enrolada. Sugiro luvas de couro ou vaqueta e oculos de protecao.
- Ao remover a roda de plastico observe a posicao que a mola estara dentro da peça, isso vai te ajudar a remontar depois.
- Para reenrolar a mola eu primeiro enrolei ela na roda plástica e depois encaixei a roda na carcaça. Observe que tem um recorte na peça central é lá que deve ir encaixada a ponta da mola.

Com relação a mola uma vez que eu tive que mexer eu refiz o final dela com um alicate de bico pois observei que na minha isso que estava se soltando. Isso porque o final da mola que veio no meu kit tinha um formato meio de "U". E na verdade para ela ficar mais presa achei que o idela era que ela tivesse o formato de um "P".

Seguem os dois exemplos:

Mola com o final em "U" que veio no meu kit:
View attachment 1447
Mola com o final em "P"
View attachment 1448

Esse "P" é a parte que vai presa na carenagem, na roda plástica mantive o "U".

Outras dicas que posso te dar que sofri um pouco na minha foi:
- Enrolar a mola pra dentro ou pra fora faz diferença. Se ela estiver enrolada pro lado errado ela não terá retorno.
- Se for fazer a ponta em P cuidado para não fazer uma dobra pois a fita de metal pode se quebrar.

Depois de enrolar e colocar tudo no lugar teste pelo menos umas 15 vezes e veja se o mecanismo está perfeito. Na primeira vez que eu fiz achei que estava tudo ok no primeiro teste mas depois de 3 ou 4 puxadas com ela instalada travou de novo. Então tenha certeza que está perfeita assim voce evita ter que montar e desmontar tudo diversas vezes.

No geral basta olhar o mecanismo com calma e essas referencias de mola que te mandei e dar uma pensada em como vc vai montar. U

Espero ter ajudado. No mais estamos ai pra alguma dúvida.
Abs.

boa tarde imneon, obrigado pela orientação, não consegui abrir os anexos, mas sei do que tu tá falando, vou voltar pra casa hoje com a missão de desencravar o parafuso, a cebeça tá um pouco comida, mas vou dar um jeito, se não nasceu lá esse parafuso tem que sair, não tenho um pila pra comprar uma peça nova e mesmo que tivesse não tem na bicimoto ainda pra vender.. obrigado pela orientação, postarei as fotos de acordo com o andamento desta manutenção.

Carlos Mayer

New member
Olá Cesar

É inevitável perguntar... O motor está Ok? Tem certeza de que o problema é no pull start? Te pergunto pois já vi motores chegando na Bicimoto com a descrição "pull start travado" e na verdade era o motor que estava travado... Vc consegue por exemplo girar a ventoinha com a mão? Ela gira livre?

A dica do amigo Imneon foi preciosa, este é realmente o caminho a seguir porem como ele disse cuidado com a mola que sai de dentro do pull start com tudo heheheh...

Pode ser que te ajude...

CONTINUA....

Foto do sistema pullstart travado

Bom dia Carlos!!
Bah, obrigado por aparecer, olha, segue foto do meu pullstart que acabei de trazer aqui para oficina do trabalho, o motor está ótimo, perfeito, realmente foi a melhor aquisição que já fiz, cuido muito bem, pois exijo muito dela também.
agora vou mais uma vez tentar desencravar o parafuso central e arrumar essa mola, postarei depois o andamento, obrigado pela atenção!!
2013-06-11-1049.jpg

Carlos Mayer

New member
Olá, Cesar

"Obrigado por aparecer"???? Apareço aqui todos os dias, aliás mais de uma vez por dia inclusive aos Sábados, Domingos e Feriados heheheh... Vez ou outra uma pergunta passa batida, mas normal considerando que são mais de 2.000 membros não?

Olhando a sua foto com a corda toda para fora te digo que faltou manha na hora de usar o Pull Start... A corda simplesmente foi puxada além do limite e com isso (provavelmente) a mola encavalou. Tome muito cuidado ao tentar desmontar o pull start pois a mola fita pula fora com muita força. Proteja suas mãos e principalmente seus olhos para evitar um acidente feio...

Depois que o problema estiver solucionado, ao ligar sua 4T puxe suavemente o pull start duas ou 3 vezes de forma a eliminar a folga deixando o puxador bem próximo da carenagem e só então puxe Ok. Isso evitará que este problema volte a ocorrer. Quanto ao parafuso aplique WD-40 que ajudará a dissolver a trava química que o prende...

Forte abraço e boa sorte com o pull start.

Bom dia Carlos, chefe, deu não, o parafuso disse que não ia sair dalí, e dali ele não saiu, terei de ir a uma oficina de roçadeiras que trabalha com o mecanismo de pullstart pra ver se o cara consegue tirar o parafuso e aproveitar para efetuar a manutenção, embora eu prefira comprar um novo, visto que o preço é baixo, facil de adquirir, só que, será que demora muito pra bicimoto atualizar o estoque? não tem disponivel o pullstart lá, mas vou continuar esperando enquanto tento arrumar... obrigado pela orientação!! postarei o resultado, quando tiver..

Ademberd

New member
Olá Cesar, já experimentou usar uma furadeira, com uma broca fina, faça um pequeno furo guia, depois com uma broca que seja do diâmetro da cabeça do parafuso faça um escareamento até a peça se soltar, depois com auxílio de um alicate de pressão solte o que restou do parafuso; faça uma análise e vê se funciona.

VIRJE, boa! tentarei, to com pouco tempo, mas sabado vou tentar até por questão de honra, o parafuso por enquanto tá me dando um laço!! valeu pela dica, provavelmente vai dar certo!