Carlos Mayer
New member
Erroneamente muitas pessoas pensam que os kits de motor se adaptam a qualquer tipo e modelo de bicicleta...
Algumas coisas devem ser levadas em consideração antes da aquisição de um kit de motorização seja ele de 2 ou de 4 tempos.
A topografia de sua cidade e seu peso.
Porque? Existe uma grande vantagem nos motores de 80cc 2T e no 50cc 4T em relação ao 50cc 2T na questão do torque. Esta característica se reflete não apenas em arrancadas mais fortes mas principalmente na maior capacidade de vencer aclives acentuados bem como carregar mais peso. Se a sua cidade tem muitos altos e baixos ou se o seu peso está na faixa dos 90 aos 120Kg opte pelos kits de motorização de 80cc 2T ou 50cc 4T.
Em que tipo de bicicleta/quadro instalo meu kit?
Existem inúmeras fábricas de bicicletas no Brasil bem como uma enorme variedade de importadas com modelos para as mais diversas finalidades. Bicicletas Speed, Mountain Bikes, Passeio masculino e feminino, Cruisers e até Choppers. Além de materiais como aço, alumínio e até fibra de carbono. Na hora de escolher a sua leve em consideração a qualidade dos materiais utilizados, tipo de pneus, guidão e até o quão confortável é o selim.
Lembre-se também que uma bicicleta "comum" dificilmente chega aos 30Km/h no pedal mas quando motorizada passa facilmente dos 50/60Km/h...
Outro detalhe importante recai sobre as medidas do V do quadro. Na dúvida consulte as medidas do quadro e verifique se o kit cabe antes de adquiri-lo. Particularmente prefiro as bicicletas com quadros de aço às de alumínio na instalação de kits de motorização. O aço é muito mais forte contra torções e mais resistente à vibração gerada pelos motores.
Qual é o tipo de pneu ideal?
Se você por exemplo mora numa área rural ou como a minha onde 70% das ruas não são asfaltadas a escolha mais sensata será sempre a de pneus do tipo "biscoito". Estes são desenhados especificamente para uso em terrenos acidentados, possuem reforço no talão lateral e melhor tração na terra ou areia.
Se você mora em área predominantemente urbana e asfaltada o uso de pneus "biscoito" não é recomendado pois eles tendem a se desgastar muito rapidamente quando utilizados no asfalto. Neste caso os pneus street são os mais indicados. Sua banda de rodagem possui um desenho específico para uso em pavimento asfáltico além de proporcionarem um rodar mais macio influenciando até na economia de combustível.
E quanto aos aros e a raiação.
Evite aros de ferro. Se possível opte pelos de alumínio de preferência com paredes duplas como os da linha Vzan Escape ou Vmaxx. os aros de alumínio são em média 3 ou 4 vezes mais fortes e resistentes a impactos do que seus similares em ferro/aço sem contar a enorme vantagem em termos de peso e porque não visual.
A raiação pode ser simples ou dupla mas preferencialmente de aço inoxidável. Além de conferirem um visual bonito não enferrujam e são muito mais fortes que a raiação "comum".
E os eixos/cubos?
Hoje existem no mercado nacional inúmeras opções de modelos de eixos rolamentados. Estes eixos/cubos são equipados como o próprio nome diz com rolamentos blindados (selados) ao invés do tradicional colar com esferas dos modelos mais antigos. A vantagem dos eixos/cubos rolamentados é tremenda. Primeiro porque são isentos de manutenção, são mais duráveis e oferecem menos atrito proporcionando um desempenho superior em termos de rolagem.
Caso já tenha uma bicicleta e resolva equipá-la depois de ler este tópico lembre-se de verificar se o eixo/cubo da sua bicicleta é de 32 ou 36 furos...
Freios V-brakes bastam?
Existem freios e "freios". Evite sempre os modelos de bicicleta equipados com freios de plástico (e manetes também) pois estes se entortam com facilidade. Use preferencialmente os de alumínio e de marcas consagradas como GTS, Logan ou Shimano. Se puder opte por freios equipados com pastilhas no sistema de refil que facilita muito a troca. Caso opte por freios a disco (e o seu garfo/quadro permitam) existem ótimas opções de freio a disco mecânico como os da WinZip e da Shimano.
Em breve, selim, guidão, faróis e velocímetros. Forte abraço
Algumas coisas devem ser levadas em consideração antes da aquisição de um kit de motorização seja ele de 2 ou de 4 tempos.
A topografia de sua cidade e seu peso.
Porque? Existe uma grande vantagem nos motores de 80cc 2T e no 50cc 4T em relação ao 50cc 2T na questão do torque. Esta característica se reflete não apenas em arrancadas mais fortes mas principalmente na maior capacidade de vencer aclives acentuados bem como carregar mais peso. Se a sua cidade tem muitos altos e baixos ou se o seu peso está na faixa dos 90 aos 120Kg opte pelos kits de motorização de 80cc 2T ou 50cc 4T.
Em que tipo de bicicleta/quadro instalo meu kit?
Existem inúmeras fábricas de bicicletas no Brasil bem como uma enorme variedade de importadas com modelos para as mais diversas finalidades. Bicicletas Speed, Mountain Bikes, Passeio masculino e feminino, Cruisers e até Choppers. Além de materiais como aço, alumínio e até fibra de carbono. Na hora de escolher a sua leve em consideração a qualidade dos materiais utilizados, tipo de pneus, guidão e até o quão confortável é o selim.
Lembre-se também que uma bicicleta "comum" dificilmente chega aos 30Km/h no pedal mas quando motorizada passa facilmente dos 50/60Km/h...
Outro detalhe importante recai sobre as medidas do V do quadro. Na dúvida consulte as medidas do quadro e verifique se o kit cabe antes de adquiri-lo. Particularmente prefiro as bicicletas com quadros de aço às de alumínio na instalação de kits de motorização. O aço é muito mais forte contra torções e mais resistente à vibração gerada pelos motores.
Qual é o tipo de pneu ideal?
Se você por exemplo mora numa área rural ou como a minha onde 70% das ruas não são asfaltadas a escolha mais sensata será sempre a de pneus do tipo "biscoito". Estes são desenhados especificamente para uso em terrenos acidentados, possuem reforço no talão lateral e melhor tração na terra ou areia.
Se você mora em área predominantemente urbana e asfaltada o uso de pneus "biscoito" não é recomendado pois eles tendem a se desgastar muito rapidamente quando utilizados no asfalto. Neste caso os pneus street são os mais indicados. Sua banda de rodagem possui um desenho específico para uso em pavimento asfáltico além de proporcionarem um rodar mais macio influenciando até na economia de combustível.
E quanto aos aros e a raiação.
Evite aros de ferro. Se possível opte pelos de alumínio de preferência com paredes duplas como os da linha Vzan Escape ou Vmaxx. os aros de alumínio são em média 3 ou 4 vezes mais fortes e resistentes a impactos do que seus similares em ferro/aço sem contar a enorme vantagem em termos de peso e porque não visual.
A raiação pode ser simples ou dupla mas preferencialmente de aço inoxidável. Além de conferirem um visual bonito não enferrujam e são muito mais fortes que a raiação "comum".
E os eixos/cubos?
Hoje existem no mercado nacional inúmeras opções de modelos de eixos rolamentados. Estes eixos/cubos são equipados como o próprio nome diz com rolamentos blindados (selados) ao invés do tradicional colar com esferas dos modelos mais antigos. A vantagem dos eixos/cubos rolamentados é tremenda. Primeiro porque são isentos de manutenção, são mais duráveis e oferecem menos atrito proporcionando um desempenho superior em termos de rolagem.
Caso já tenha uma bicicleta e resolva equipá-la depois de ler este tópico lembre-se de verificar se o eixo/cubo da sua bicicleta é de 32 ou 36 furos...
Freios V-brakes bastam?
Existem freios e "freios". Evite sempre os modelos de bicicleta equipados com freios de plástico (e manetes também) pois estes se entortam com facilidade. Use preferencialmente os de alumínio e de marcas consagradas como GTS, Logan ou Shimano. Se puder opte por freios equipados com pastilhas no sistema de refil que facilita muito a troca. Caso opte por freios a disco (e o seu garfo/quadro permitam) existem ótimas opções de freio a disco mecânico como os da WinZip e da Shimano.
Em breve, selim, guidão, faróis e velocímetros. Forte abraço