Considere antes de comprar um kit

Carlos Mayer

New member
Erroneamente muitas pessoas pensam que os kits de motor se adaptam a qualquer tipo e modelo de bicicleta...

Algumas coisas devem ser levadas em consideração antes da aquisição de um kit de motorização seja ele de 2 ou de 4 tempos.

A topografia de sua cidade e seu peso.

Porque? Existe uma grande vantagem nos motores de 80cc 2T e no 50cc 4T em relação ao 50cc 2T na questão do torque. Esta característica se reflete não apenas em arrancadas mais fortes mas principalmente na maior capacidade de vencer aclives acentuados bem como carregar mais peso. Se a sua cidade tem muitos altos e baixos ou se o seu peso está na faixa dos 90 aos 120Kg opte pelos kits de motorização de 80cc 2T ou 50cc 4T.

Em que tipo de bicicleta/quadro instalo meu kit?

Existem inúmeras fábricas de bicicletas no Brasil bem como uma enorme variedade de importadas com modelos para as mais diversas finalidades. Bicicletas Speed, Mountain Bikes, Passeio masculino e feminino, Cruisers e até Choppers. Além de materiais como aço, alumínio e até fibra de carbono. Na hora de escolher a sua leve em consideração a qualidade dos materiais utilizados, tipo de pneus, guidão e até o quão confortável é o selim.

Lembre-se também que uma bicicleta "comum" dificilmente chega aos 30Km/h no pedal mas quando motorizada passa facilmente dos 50/60Km/h...

Outro detalhe importante recai sobre as medidas do V do quadro. Na dúvida consulte as medidas do quadro e verifique se o kit cabe antes de adquiri-lo. Particularmente prefiro as bicicletas com quadros de aço às de alumínio na instalação de kits de motorização. O aço é muito mais forte contra torções e mais resistente à vibração gerada pelos motores.

Qual é o tipo de pneu ideal?

Se você por exemplo mora numa área rural ou como a minha onde 70% das ruas não são asfaltadas a escolha mais sensata será sempre a de pneus do tipo "biscoito". Estes são desenhados especificamente para uso em terrenos acidentados, possuem reforço no talão lateral e melhor tração na terra ou areia.

Se você mora em área predominantemente urbana e asfaltada o uso de pneus "biscoito" não é recomendado pois eles tendem a se desgastar muito rapidamente quando utilizados no asfalto. Neste caso os pneus street são os mais indicados. Sua banda de rodagem possui um desenho específico para uso em pavimento asfáltico além de proporcionarem um rodar mais macio influenciando até na economia de combustível.

E quanto aos aros e a raiação.

Evite aros de ferro. Se possível opte pelos de alumínio de preferência com paredes duplas como os da linha Vzan Escape ou Vmaxx. os aros de alumínio são em média 3 ou 4 vezes mais fortes e resistentes a impactos do que seus similares em ferro/aço sem contar a enorme vantagem em termos de peso e porque não visual.

A raiação pode ser simples ou dupla mas preferencialmente de aço inoxidável. Além de conferirem um visual bonito não enferrujam e são muito mais fortes que a raiação "comum".

E os eixos/cubos?

Hoje existem no mercado nacional inúmeras opções de modelos de eixos rolamentados. Estes eixos/cubos são equipados como o próprio nome diz com rolamentos blindados (selados) ao invés do tradicional colar com esferas dos modelos mais antigos. A vantagem dos eixos/cubos rolamentados é tremenda. Primeiro porque são isentos de manutenção, são mais duráveis e oferecem menos atrito proporcionando um desempenho superior em termos de rolagem.

Caso já tenha uma bicicleta e resolva equipá-la depois de ler este tópico lembre-se de verificar se o eixo/cubo da sua bicicleta é de 32 ou 36 furos...

Freios V-brakes bastam?

Existem freios e "freios". Evite sempre os modelos de bicicleta equipados com freios de plástico (e manetes também) pois estes se entortam com facilidade. Use preferencialmente os de alumínio e de marcas consagradas como GTS, Logan ou Shimano. Se puder opte por freios equipados com pastilhas no sistema de refil que facilita muito a troca. Caso opte por freios a disco (e o seu garfo/quadro permitam) existem ótimas opções de freio a disco mecânico como os da WinZip e da Shimano.

Em breve, selim, guidão, faróis e velocímetros. Forte abraço
 

mir_silva

New member
Bela postagem Carlos, com certeza ajudará muitos a montarem suas bicicletas motorizadas. Em relação ao cubo/eixos, estive conversando com um amigo que tem uma bicicletaria e falei com ele sobre meu projeto e a preucupação justamente com o cubo/eixo, vizando evitar rotineiras folgas e prejudicar o sistema, e a resposta dele foi a seguinte: "existem cubos/eixos e cubos/eixos não adianta você colocar um cubo/eixo de rolamento qualquer que com certeza um de colar de esfera de qualidade/marca vai ser superior." Ou seja indepentente do tipo de escolha do cubo/eixo que sejam de qualidade e preferencialmente de uma boa marca. Agora vi que no site da Bicimoto, que a bike preparada para receber o kit, vem com o cubo já própio para coroa trazeira sem precisar prender a coroa nos raios, porem não vi este cubo a venda no site da Bicimoto, este cubo é vendido pela Bicimoto separadamente?

Um forte abraço....
 

Carlos Mayer

New member
Verdade meu amigo, qualidade é tudo. Tenho em minhas 4T eixos/cubos de 2 marcas. Roldan e Quando (este especial para freio a disco) com o 1º já rodei mais de 1.000Km e com o 2º 350Km (montei esta a uns 2 meses apenas) sem qualquer problema.

Já na minha 50cc 2T equipada com eixos/cubos Roldan rodei 7.980Km em pouco menos de 3 anos e nunca precisei de qualquer tipo de manutenção nos eixos/cubos... Um amigo teve uma ótima idéia. Comprou eixos/cubos Roldan e instalou neles rolamentos da marca SKF... Pegando o SKF e o original na mão é nítida a maior qualidade do 1º. Acredito que esta idéia possa ser aplicada a praticamente todas as marcas e modelos de eixos rolamentados...

Quanto à questão sobre o eixo peço encarecidamente que entre em contato com atendimento@bicimoto.com.br

Forte abraço
 

dalvan

Banned
caro amigo carlos mayer,talvez por voce ter mais esperiencia em bikes motorizadas voce possa me ajudar,a minha bicicleta que vou instalar o kit bicimoto 2 tempos ,e uma caloi aluminium das primeiras que sairam no inicio dos anos 90,a mesma tem cambio shimano de 21 marchas,mas esta parada ja tem pelo menos uns 15 anos,fui dar uma olhada nela estescdias e para voce ter ideia os pneus resecaram evterao de ser trocados pos acho que nao servem mais,no mais ela esta praticamente 0km pois foi muito pouco ultilisada,logico que antes de boyar para rodar farei uma revisao geral nela,e duas coisas de cara ja vou trocar,prieiramente o banco que e muito duro e desconfortavel,e colocarei um guidom mais alto nela tambem,ela possuo comum na dianteira na minha cidade as ruas sao na sua maioria ainda de paralelepipedo,quero colocar um gacomgarfo amortecimento na d
 

dalvan

Banned
instalcao do kit

caro amigo carlos mayer como voce viu acima passeimos dados daminha bike qual pretendo instalar o kit 2tempos bicimoto, queria saber de voce qual tipo de suspensao voce me indicaria para eu por na dianteira,e qual pneu seria o melhor,vou andar num misto de asfalto e paralelepipedo,peso 85kg queria colocar um kit 2tempos 50cc e adaptar depois dependendo do resultado a coroa de 50 dentes caso ele fique muito fraco de subida pois aqui tem muito morro onde moro,ou voce acha melhor eu colocar logo o de 66cc,a minha preferencia seria pelo 50cc,mas preciso de uma opiniao de quem entenda mais,como voce.obrigado
 

Carlos Mayer

New member
Olá Dalvan

A Caloi Aluminum foi numa das melhores bicicletas produzidas neste país. leve, forte e muito robusta... Tente tirar uma foto do seu modelo pois se não me engano alguns possuiam a balança traseira com um suave desenho em forma de S e nestes nosso kit não funciona...

Já que vai investir um pouco na bike pense em colocar câmaras de ar Pirelli (evite as "genéricas") e quanto ao pneus aponto duas opções Levorin 26 x 2.0 modelo Praiano ou Kenda 26 x 2.125 modelo Flame. Tenho o 1º instalado em minha 50cc 2 tempos e o 2º em minha 4 tempos e ambos são ótimos.

Suspensão sempre uso a Zoom Escape 630 que oferece uma ótima relação custo/benefício e é do tipo que pode ser recauchutada sem contar que conta com suporte para freio a disco (outro ótimo investimento). A suspensão é esta...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tM5ZAXg2YGX_32Q-GNJhIbi0-UlsbfG5Pq-hZMWc98KF3sqZNX0T8YL4Eh-NYNeAsRWPajmuhdrQyJ_eERKt3iAJtU9VAjbO68zIrMocUFYDBkF3DwzRV6xg.jpg


E aqui o mesmo modelo (na 50cc 2T) com freio a disco mecânico de 180mm

PQAAABfY8kiyCxFoAPJqpg55Srsjbz3YhhBqcqj0fRoCR7j7wG5e6xGE8m9FgbM_iZIowa2rgC5cLeQM2Yb_wOueeO8Am1T1UDjrPFps2g-FZKsOyHaW0xO_szuL.jpg


A diferença de potência entre os motores de 50cc e 80cc (66cc reais) não é assim tão significativa em termos de ganho nos aclives mais acentuados... Concordo que a solução seria a troca da coroa sabendo que causará significativa perda de velocidade final, aumento no consumo e muito mais poder de arrancada e na superação de declives.

Poste se possível uma foto de sua bicicleta e acima de tudo verifique se o vão do quadro (V) tem espaço para receber os kits de 2 tempos.

Forte abraço
 

dalvan

Banned
oi amigo obrigado pelo esclarecimento ,acho que vou entao mesmo de 2 tempos 50cc,quanto a suspensao vou procurar ver se acho o modelo que voce me indicou e ver o preco tambem,quanto eu botar foto vou ver se consigo,pois nao sei como fazer isto direito,mas tenho quase certesa que minha caloi aluminium nao tem nada de curvo ou leve s no quadro ele e comum todo trapezoidal e nao tem nenhum tipo de curva,e dos primeiros modelos aquelas amarelo meio florescente nao sei se voce conhece,mas se eu conseguir eu te mando a foto.um grande abraco
 

oswaldo

New member
Olá Dalvan

A Caloi Aluminum foi numa das melhores bicicletas produzidas neste país. leve, forte e muito robusta... Tente tirar uma foto do seu modelo pois se não me engano alguns possuiam a balança traseira com um suave desenho em forma de S e nestes nosso kit não funciona...

Já que vai investir um pouco na bike pense em colocar câmaras de ar Pirelli (evite as "genéricas") e quanto ao pneus aponto duas opções Levorin 26 x 2.0 modelo Praiano ou Kenda 26 x 2.125 modelo Flame. Tenho o 1º instalado em minha 50cc 2 tempos e o 2º em minha 4 tempos e ambos são ótimos.

Suspensão sempre uso a Zoom Escape 630 que oferece uma ótima relação custo/benefício e é do tipo que pode ser recauchutada sem contar que conta com suporte para freio a disco (outro ótimo investimento). A suspensão é esta...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tM5ZAXg2YGX_32Q-GNJhIbi0-UlsbfG5Pq-hZMWc98KF3sqZNX0T8YL4Eh-NYNeAsRWPajmuhdrQyJ_eERKt3iAJtU9VAjbO68zIrMocUFYDBkF3DwzRV6xg.jpg


E aqui o mesmo modelo (na 50cc 2T) com freio a disco mecânico de 180mm

PQAAABfY8kiyCxFoAPJqpg55Srsjbz3YhhBqcqj0fRoCR7j7wG5e6xGE8m9FgbM_iZIowa2rgC5cLeQM2Yb_wOueeO8Am1T1UDjrPFps2g-FZKsOyHaW0xO_szuL.jpg


A diferença de potência entre os motores de 50cc e 80cc (66cc reais) não é assim tão significativa em termos de ganho nos aclives mais acentuados... Concordo que a solução seria a troca da coroa sabendo que causará significativa perda de velocidade final, aumento no consumo e muito mais poder de arrancada e na superação de declives.

Poste se possível uma foto de sua bicicleta e acima de tudo verifique se o vão do quadro (V) tem espaço para receber os kits de 2 tempos.

Forte abraço

- Caro amigo, fiz um teste com a vela z4cm na ponta do eletrodo tem 3 pontos para ignição.
Fiz teste em três Aclives com angulação minima e moderada, houve uma melhora muito significativa em relação à vela que vem com o produto. houve menas engazopação e quando desacelero e volto a acelerar de forma rápida porém não ao máximo, até parece que houve "troca de macha". motor fica com a rotação constante. vale a pena.
 
Boa noite Carlos, estou interessado em instalar um kit 2T na minha bicicleta praiana e não sei exatamente qual motor utilizar e se as características da bicicleta atendem todos os requisitos para a instalação. Segue abaixo algumas informações e a foto da minha bicicleta.
- peso cerca de 66 quilos
- moro em Rio Bonito - RJ, cidade pequena próxima a região dos lagos, possui um relevo com alguns trechos acentuados, entretanto com a maioria das vias asfaltadas.
- tenho interesse nos motores dois tempos com 49cc ou 66cc, levando em consideração que prefiro a economia a grandes potências de saída.
-minha bicicleta possuem aros (AERO) e cubos da Viper, pneus lisos e largos, freios Vbrake em alumínio, é uma praina bem solta
-a utilizo em fins de semana, não uso como meio de locomoção até o trabalho.

https://plus.google.com/photos/1164...6054290372808737058&oid=116430356697927785212

Obs: Postei a foto via URL porque não consegui como imagem


Obrigado.
Estou ansioso em ter a minha bicicleta motorizada.
Abraço a todos
 

edsonmfj26

New member
Dúvida, estou pensando em colocar um motor de 80cc 2 tempos, em uma cargueira quadro V, é isso msm? ou alguém opina algo melhor? Desde já agradeço.
Obs: vou usar todos os dias para trabalhar.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Avalie bem se o conjunto do motor cabe nesse quadro. Veja no manual de manutenção do motor 2t se as medidas são favoráveis.
Baixe o manual e conclua.
 
Top