"Chiado" na embreagem

Carlos Mayer

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As bicicletas motorizadas de 2 tempos compartilham dentre outras coisas o sistema de embreagem.

O acionamento se dá pela alavanca localizada na tampa da lateral esquerda do motor (veja imagem abaixo). Com o uso a graxa que lubrifica o eixo do acionador e o pino tende a ressecar o que pode causar um chiado intermitente. Isso não representa um defeito, mas sim a necessidade de engraxar novamente o eixo do acionador bem como o pino.

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O eixo fica preso à tampa do pinhão e quando bem engraxado proporcionará funcionamento suave e silencioso da embreagem. Já o pino deve ser engraxado exatamente onde indica a seta na imagem acima. Lembre-se que para executar esta rotina de manutenção será necessário soltar o cabo da embreagem e soltar os 3 parafusos que prendem a tampa do pinhão ao bloco do motor. Em destaque na imagem abaixo.

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Para que o serviço fique completo você deverá engraxar as engrenagens do lado direito do motor. Para acessá-las solte os 5 parafusos que prendem a tampa da embreagem ao bloco do motor. Em destaque na imagem abaixo.

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Com a tampa fora (cuidado para não danificar a junta) coloque um filete bem fino de graxa grafitada em cada um dos vãos das engrenagens. Graxas em sachê facilitam o trabalho ou utilize uma seringa descartável. Não aplique graxa em excesso afim de que ela não entre em contato com os pads e faça a embreagem patinar.

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Se você utiliza sua Bicimoto diariamente ou em locais com muita poeira ou temperaturas extremas sugerimos que esta rotina de manutenção seja executada no máximo de 2 em 2 meses.
 

mpfpr

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Amigo; me diga uma coisa... O motor 4 tempos tbém tem a embreagem seca, como o 2 tempos, ou ela é banhada com o óleo do cárter? Não acho legal essa engrenagem trabalhar seca, mesmo com graxa... Grande abraço! Ronaldo.
 

Carlos Mayer

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Olá Ronaldo

A clutch box da motorizadas de 4 tempos é diferente...

Nas 4 tempos o sistema tem 3 pads que à medida que o giro do motor sobe se afastam de seu eixo encostando em uma campânula (clutch bell) e esta parte do sistema trabalha a seco justamente para que aja atrito entre os pads e a campânula. A campânula é conectada um eixo e este por sua vez a um pinhão...

Veja a minha clutch box aberta para manutenção e entenderá melhor...

Aqui a parte dos 3 pads de fricção que é conectada diretamente ao eixo do motor...

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Aqui a clutch box aberta (sem a tampa) à esquerda onde está o pinhão menor fica o eixo ligado à campânula, e à direita atrás da coroa outro eixo ligado ao pinhão de 10 dentes onde se encaixa a corrente de transmissão

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Por fim a clutch box montada com campânula e pronta para ser instalada.

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Obs: A manutenção/lubrificação dela é feita com graxa eu costumo limpar a das minhas e trocar por graxa "fresca" na mesma quilometragem da troca de óleo... Forte abraço
 
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mpfpr

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Grande Carlos! Grato por sua resposta... Olha; esses pads de fricção são bem parecidos com o avanço do ponto de ignição das motos CG125 mais antigas... Excelente sistema! Abração! Ronaldo.
 

mpfpr

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Carlos... Me diga uma coisa. Será que dá para adaptar óleo de engrenagem nesta caixa onde vai o pinhão, a coroa e a corrente? Se adaptarmos um retentor no eixo da coroa, para não vazar óleo para fora, e uma junta caprichada na tampa, será que não iria bem? Se isso fosse viável, nunca mais o sistema se desgastaria, nem seria preciso ficar engraxando aquilo tudo... Me dá sau opinião. Grato. Ronaldo.
 

Carlos Mayer

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Ronaldo o sistema já é dotado de retentores no eixo da campânula e no eixo do pinhão...

Tenho pensado nisso desde que desmontei o sistema pela primeira vez para engraxar. Um dos motivos pelo qual eu não mexi foi a garantia, mas agora que ela já venceu penso sim em colocar um "bujão" na parte inferior e um pequeno "bocal/tampa" para abastecimento. Penso como lubrificante 2 opções óleo 90 usado em transmissões ou ainda fluido de transmissão automática. Quanto à junta nem seria necessária pois bastaria usar um veda juntas de alta temperatura para selar as duas tampas.

Uma outra idéia (considerando em manter a graxa) seria a instalação de um ou dois "nipples" destes que são chamados por aqui de graxeiras. Assim todo o espaço interno da clutch box poderia ser preenchido com graxa...

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Enquanto não faço a alteração tiro a tampa lavo tudo com pincel e gasolina (na imagem abaixo sem os 2 rolamentos)...

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E depois preencho a tampa da clutch box com 3 sachês de 100Gr de graxa grafitada que tem ponto de gota (momento de derretimento da graxa) bem alto e resiste bem a altas temperaturas (na imagem abaixo ainda falta 1 sachê)...

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Funciona bem já que em 1.000Km não apresenta folgas nem ruídos de qualquer tipo...
 

mpfpr

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Amigo Carlos... Se vc colocar uns 100ml de óleo, já vai lubrificar todo o conjunto, com segurança... O óleo 90 é uma boa idéia; já que o conjunto não vai virar em alta rotação... E vc poderá trocar esse óleo com um prazo bem maior que a graxa. Mas, acho melhor vc esquecer a idéia de colocar graxa ali; primeiro porque não vai lubrificar com tanta eficiência como o óleo; segundo, porque dá um trabalhão danado ficar limpando a graxa velha a cada 1000 km; e terceiro, o óleo fica muito mais barato que a graxa... E, com óleo, os rolamentos, engrenagens e corrente vão durar dez vezes mais que com graxa. Estou meio sem noção, porque não ví "pessoalmente" esse motor... Mas, assim que comprá-lo, terei prazer em gastar horas, até dias pensando em como melhorá-lo... Vamos trocando idéias, e ver se aperfeiçoamos a coisa toda... Rsss... Uma pena eu morar tão longe de vc, cara... Gosto de "fuçar" nisso tudo; é meu passatempo predileto, e vejo que vc tbém curte... Vamos nos falando, heim? Grande abraço!
 

Carlos Mayer

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Concordo 100% com o que você disse, só que como sou avesso a "gambiarras" gostaria de instalar mesmo era um bocal de abastecimento e um bujão para drenagem. Assim não ficaria com um sistema "provisório" e tendo que desaparafusar a clutch box sempre que fosse necessário trocar ou mesmo completar o óleo... Só uso graxa porque esta foi recomendada pelo fabricante do motor.

Quanto à durabilidade do sistema não tenho dúvidas de que seria muito maior uma vez que a força centrífuga tende a empurrar toda a graxa aplicada na direção das paredes da carcaça deixando o sistema com pouca lubrificação por mais graxa que se coloque.

Vou procurar meu amigo torneiro mecânico na 2ª feira e levar a tampa da clutch box para ele estudar a idéia. Pode deixar que posto imagens e te informo dos resultados com certeza. Vamos manter contato com certeza! Forte abraço
 

mpfpr

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Carlão... Se seu torneiro for caprichoso, ele pode soldar na carcaça de alumínio uma porca de rosca fina, para a drenagem do óleo... Outra idéia: um parafuso grosso(de 10mm ou mais de grossura, onde vc faz um furo no centro desse parafuso, e depois faz uma rosca na parte interna furada. Aí, basta furar a carcaça da largura externa do parafuso, fixar o mesmo com uma porca no interior da carcaça, ficando a cabeça do parafuso na parte externa. E no furo do parafuso onde vc fez a rosca , coloque um outro parafuso com arruela de alumínio ou cobre, e pronto. Tá feito seu bujão de drenagem, sem "gambiarra" nenhuma, e até com uma aparência legal. Na parte de cima, é mais fácil:basta vc adaptar uma tampinha de borracha ou de plástico, que tampe o furo que vc fizer; uma vez que a parte de cima da carcaça não vai ter pressão para forçar o óleo a sair... Rsss... Espero que tenha entendido minha sugestão... Abraço!
 

Carlos Mayer

New member
Eu vi a venda na internet este bujão de alumínio anodizado ...

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Examinei a lateral da tampa externa da clutch box e é possível fazer o furo e a rosca ali sem comprometimento em relação às peças móveis internas. Quando conversei com o torneiro ele me disse que seria melhor que fosse de alumínio do que de ferro ou aço carbono e quanto à rosca na tampa ele inicia o furo com uma broca e depois usa um macho para fazer na rosca fina no padrão do bujão.

A posição ideal seria a que marquei na foto abaixo já que é a mais baixa e facilitaria o processo de trocar o óleo.

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Finalmente o "bocal de abastecimento" pode ser substituído por uma vareta da Honda Titan e esta cortada no tamanho ideal para marcação do nível.

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Acho que o visual ficaria caprichado e bem acabado.

Preço do bujão R$ 20,00 com junta
Preço da vareta R$ 10,00
Mão de obra pelos 2 furos R$ 20,00

Acho que serão R$ 50,00 bem gastos (fora o óleo 90) :)
 

mpfpr

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Carlão... Eu acho que vc não deve fazer rosca diretamente na tampa; pois a parede dela é muito fina, e acabará espanando a rosca, na parte de baixo.... A não ser que seu torneiro encha o local com solda alumínio, para engrossar a parede. Já na parte de cima, onde vai a vareta, sem problemas, ao meu ver... Cuidado para não deixar "roçar" a corrente nas adaptações, por dentro. Olha; R$ 50,00 é uma "pechincha"; tendo em vista os problemas que serão solucionados com isso... Vá em frente! Depois, vou copiar tudo de vc! Me apaixono cada dia mais por essa "geringonça" (principalmente com essas adaptações...) Rsssss... Grande abraço!
 

Carlos Mayer

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Engraçado você ter comentado sobre a espessura da parede pois hoje conversamos a respeito e ele disse a mesma coisa... Ele sugeriu colocar uma porca soldada por dentro para que ao atarraxar a parede não receba todo o esforço... Valeu pelo toque dos dois... Boas idéias sempre podem ser melhoradas heheheh... Vou fotografar o passo a passo e também medidas, espessuras etc... Com certeza o resultado final ficará muito interessante. Forte abraço
 

caco

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Na furaçao da parte de cima (onde se coloca o oleo ) sugiro adptar uma mangueira com uns 30 cm de comprimento pra saida dos gases tambem, se esquenta muito esse local. porque tem isso nas motos.
Daí é só desconectar a mangueira e colocar o oleo, vai ser legal se conseguir colocar um visor de acrilico( translucido) pra ver o sistema
 

mpfpr

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Tá aí... O caco teve uma idéia interessante, e que tem lógica... Nas motos, realmente há uma mangueira de respiro do sistema, mesmo. Daqui a pouco, os "chineses" vão copiar nossas idéias, e esse motor 4t vai dobrar de preço para venda... Rssss.... Valeu a sugestão, caco! Abraço!
 

paulinho

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Olá, adquiri meu kit 80cc 2t a cerca de 1 mes, rodei so 160km e notei um barulho do lado da embreagem, li aqui nos tópicos sobre este barulho que podia ser das engrenagens, resolvi abrir a tampa e realmente constatei que estavam sem lubrificação nenhuma, e pra surpresa minha minha deparei com o parafuso que prende a engrenagem menor todo solto caido na tampa, ainda bem que não causou dano maior, coloquei no lugar apertei e lubrifiquei as engrenagens, mas o barulho não teve alteração, acho eu que este barulho deve ser caracterisco dela, pois estou rodando sem problema algum, se souberem de alguma coisa que posso fazer me digam, abrçs
 

Carlos Mayer

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Olá Paulinho...

Dê uma lubrificada no pino de acionamento da embreagem que fica do lado esquerdo do motor como pode ver na imagem abaixo. Uma boa engraxada nele e nas engrenagens de 3 em 3 meses e a embreagem ficará macia e silenciosa... Cuidado para não exagerar na graxa nas engrenagens porque se ela escorrer para os Pads a embreagem patinará Ok. Abç

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Carlos Mayer

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Olá Guilherme

Pretendo sim... Já vi esta alteração em algumas motorizadas americanas e os resultados postados são bastante animadores. Uma com fluido de transmissão e outras com óleo e os "inventores" igualmente satisfeitos. Só não fiz a alteração porque o torneiro que presta serviços para mim está viajando... Assim que tiver novidades e a Clutch Box devidamente preparada compartilharei aqui fotos com o resultado Ok. Abç
 
Carlos e estou ainda com um problema de barulho bem alto. A principio achei que era empbreagem mal lubrificada. Engrachei tudo que deveria, dimunuiu bastante. Mas o barulho maior ficou. Um barulho tipo de engrenagens, mas assim tipo indo e voltando. Em baixas rotações dá pra se notar que vem debaixo do pinhão de 10 dentes. Mas nunca via nada. Até que um dia resolví rodar a roda trazeira devagar e olhando debaixo do pinhão rodando junto com a corrente que descobri, que o barulho vem do pinhão mesmo. Ele fica levantando e abaixando levemente e junto o barulho que tambem estica levemente a corrente e afrouxa. Que será isto. ???
 
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