Olá Jaques.
Eu tive uma experiência que ora relato esperando poder te ajudar. Quando montei a motorizada precisei usar a chave de velas para poder passar a corrente pelo pinhão girando-o. Como não tinha prática a corrente travava na carcaça. Eu retornava o pinhão e voltava a rodar no sentido desejado. Esta operação foi feita umas duas ou três vezes para a retirada do motor e diminuição da corrente. Em uma das últimas vezes que mexi, após uma barbeiragem de uma pessoa que deu uma volta, deixando a motorizada trepidar muito para ser ligada, percebi que a porca do pinhão havia se soltado. Como fiz esta semana uma revisão com a troca do quadro, constatei este problema. Travei o pinhão com a própria corrente, que ainda não estava fechada e apertei a porca. Montei tudo e percebi que muitos dos barulhos que eu ouvia sumiram. Antes de mais nada, retire os 3 parafusos da tampa do pinhão. Verifique a razão do pinhão estár solto. Veja se a porca está apertada. Caso contrário, dê-lhe um aperto que o problema poderá desaparecer. Se não solucionares, terás mesmo que filmar para que todos nós possamos tentar definir o que está havendo. Espero ter ajudado. Abraços.