"Chiado" na embreagem

Carlos Mayer

New member
Jacques tanto as engrenagens da embreagem quanto o pinhão emitem ruídos, por mais que a gente engraxe corretamente... Se fosse possível filmar o que está acontecendo facilitaria um diagnóstico pois normalmente o pinhão não sobe e abaixa quando a transmissão está em movimento... Abç

budget100

New member
Olá Jaques.

Eu tive uma experiência que ora relato esperando poder te ajudar. Quando montei a motorizada precisei usar a chave de velas para poder passar a corrente pelo pinhão girando-o. Como não tinha prática a corrente travava na carcaça. Eu retornava o pinhão e voltava a rodar no sentido desejado. Esta operação foi feita umas duas ou três vezes para a retirada do motor e diminuição da corrente. Em uma das últimas vezes que mexi, após uma barbeiragem de uma pessoa que deu uma volta, deixando a motorizada trepidar muito para ser ligada, percebi que a porca do pinhão havia se soltado. Como fiz esta semana uma revisão com a troca do quadro, constatei este problema. Travei o pinhão com a própria corrente, que ainda não estava fechada e apertei a porca. Montei tudo e percebi que muitos dos barulhos que eu ouvia sumiram. Antes de mais nada, retire os 3 parafusos da tampa do pinhão. Verifique a razão do pinhão estár solto. Veja se a porca está apertada. Caso contrário, dê-lhe um aperto que o problema poderá desaparecer. Se não solucionares, terás mesmo que filmar para que todos nós possamos tentar definir o que está havendo. Espero ter ajudado. Abraços.

carlos , estou com problema na embreagen da minha bina, ela esta regulada mais mesmo assim qdo a massaneta esta acionada, o motor fica qrendo acionar digo da a impressao que estou ligando o motor e trava a roda trazeira, meu kit e 80 cc e ja esta com 5000km rodado, sera que sao os pads pois olhei e ele estao um pouco gasto tambem notei que a engrenage grande , esta com folga, pois esta mostrando as esfera. me da uma dica do que tenho que fazer, para normalizar.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Com 500 Km de uso acontece a acomodação dos pads o que pode deixar a embreagem meio "baixa" como descrito.

Já que você está familiarizado com a abertura da tampa que dá acesso às engrenagens... A dica é: Solte o parafuso que serve de trava à porca em forma de flor (justamente ele não aparece na foto) e gire-a um "dente" no máximo dois no sentido horário. Recoloque o parafuso de trava no lugar e teste a embreagem...

PQAAABrQpWmWlEu0t3YcmnJQXF3rTl4zSSr6pz98EjS0SL080ya_XShfVOzHw9e1xZIEVhDRWSAa2GAQcn3UcvTc05sAm1T1UJsswPyLb1LSd9M-cqXGBGriJMPe.jpg

Esta regulagem dará mais pressão na mola da embreagem e creio resolverá seu problema... Quanto à durabilidade os pads de minha 2 tempos foram trocados com pouco mais de 19 mil Km ...

Abç

nao e 500km e sim 5000 km, fiz o que vc falou, no inicio do teste ate que ficou legal, mais depois voltou a fazer o mesmo como estiver-se engrenada e travando o pneu trazeiro com a compressao do motor

Carlos Mayer

New member
Desculpe Fernando fiz confusão entre 500 e 5.000... Acho improvável que os pads estejam desgastados com quilometragem tão baixa mas isso depende muito mais da forma como a embreagem é utilizada do que qualquer outro fator. Se após o ajuste e embreagem funcionou normalmente por um tempo e voltou a ficar "baixa" pode sim ser sinal de que chegou a hora de trocar os pads... Forte abraço

carlos estou pensando em troca a engrenagem completa, a grande e a pequena, me da uma dica de como eu retiro, esta fenda da engrenagen menor e um parafuso, se for qual o sentido dele? horario ou anti horario, pq o problema continua e acho que e a engrenagen maior pois estou vendo as esferas esposta, como ela estiver-se folgada

peritogouveia

New member
Estava andando com minha bike. Resolvi parar e e desligar o motor. Assim que resolvi sair novamente, aperto a embreagem e não dá contato, às vezes, o pedal gira sem dar um contato normal de embreagem, tipo desliza.

eurok

New member
quando e esse problema de deslizar a embreagem o que fiz foi tirar os pads e limpar com gasolina a gasolina ficou preta de tanta sujeira colo que de volta apertei sumiu esse problema tava em duvida antes que toda vez a embreagem deslizava e depois pegava ja tava chato ai conseguir resolver a sim