Camisa do Cilindro 80cc quebrada!

FernandoBSB

New member
E ae galera! Tenho um motor 80cc e está com 227 km rodados. Estava com vazamento grande de óleo entre as juntas e resolvi abrir o motor com o meu primo que é mecânico. Pior besteira que fiz, pois o motor estava na garantia, porém, eu por curiosidade, resolvi entrar nessa aventura. Beleza, logo de cara para retirar o pinhão quebrei uma parte da carcaça (postarei fotos de onde quebrou). Chegando ao ponto do tópico que foi aberto, na hora de montar a camisa do cilindro no pistão, forçamos o encaixe e quebramos a camisa (foto em anexo). Gostaria de saber se tem jeito de arrumar, tipo uma solda, torneiro, retífica, algo do tipo.
Sei que a melhor forma era pedir a peça nova, mais às vezes arruma compensa. Vou levar num torneiro amanha e posto aqui a resposta. Resolvi postar aqui pra compartilhar com a galera as experiências. Aproveitando.... Alguém tem vídeo, fotos de montagem do motor?? Abraço.

''GALERA, NÃO FAÇAM QUE NEM EU, SE TIVER COM PROBLEMA E NA GARANTIA, ENVIE PARA O PESSOAL DA BICIMOTO!! EXPERIÊNCIA
PRÓPRIA!!"
DSC04281.jpgDSC04285.jpgDSC04299.jpgDSC04300.jpg

Última edição:

CINQUENTINHA

New member
Amigo, lamento muito seu prejuizo.

agradeço a postagem das fotos assim podemos conhecer a peça e evitar danos na desmontagem, quanto a "mexer", no meu caso é necessário mexer pois na minha cidade não encontrei nenhum profissional que se interessasse. nem oficina de moto, nem de bike.

a medida que eu form "mexendo" farei fotos e postarei, seria bom ter um tópico para isso.

abçs

budget100

New member
Olá Fernando. Que lenha!!!!
Tenho curiosidade para saber como vocês fizeram isso. As vezes, por inexperiência, um arranhão no cilindro, esparanar uma rosca ou quebrar um anel é até possível.
Mas vamos lá aos detalhes:

1 - Ao que me parece a carcaça poderá sofre uma tentativa de soldagem. Mas, de forma carinhosa. Soldando devagar se preocupando em não aquecer o conjunto. Creio que se o PROFISSIONAL de solda for cuidadoso poderá recuperar aquella lateral. Ela irá segurar o terceiro parafuso do pinhão. Em último caso, podes tentar andar sem ele sabendo que o pinhão poderá respingar óleo novo e sofrer mais com a sujeita.

2 - A camisa, ficará mais cara a sua PERFEITA recuperação (se é que é possível) do que substituir o cilindro. Caso o amigo precise, conheço quem tem um Kit completo de 80cc sobrando. Veja as peças que precisas e converso com ele para fazer um preço mais accessível.

3 - Na hora de montar lembre-se que as peças se encaixam. Uma rara batidinha só poderá ser, de leve, com a mão. Fazendo força ainda poderás quebrar e empenar aletas, quebrar anéis, cair peças pequenas dentro do motor...

Agora. EM qual junta vazava tanto óleo para justificar a abertura do motor? No cabeçote um aperto correto sanaria o problema. Na base do cilindro não há porque trocar uma junta de motor tão novo. E some-se ao fato de que ao apertar o cabeçote, aperta-se também o cilindro ao bloco.

Mas assim vamos aprendendo mecânica. Agora é colocar para funcionar, certo? Abração.

FernandoBSB

New member
Olá Fernando. Que lenha!!!!
Tenho curiosidade para saber como vocês fizeram isso. As vezes, por inexperiência, um arranhão no cilindro, esparanar uma rosca ou quebrar um anel é até possível.
Mas vamos lá aos detalhes:

1 - Ao que me parece a carcaça poderá sofre uma tentativa de soldagem. Mas, de forma carinhosa. Soldando devagar se preocupando em não aquecer o conjunto. Creio que se o PROFISSIONAL de solda for cuidadoso poderá recuperar aquella lateral. Ela irá segurar o terceiro parafuso do pinhão. Em último caso, podes tentar andar sem ele sabendo que o pinhão poderá respingar óleo novo e sofrer mais com a sujeita.

2 - A camisa, ficará mais cara a sua PERFEITA recuperação (se é que é possível) do que substituir o cilindro. Caso o amigo precise, conheço quem tem um Kit completo de 80cc sobrando. Veja as peças que precisas e converso com ele para fazer um preço mais accessível.

3 - Na hora de montar lembre-se que as peças se encaixam. Uma rara batidinha só poderá ser, de leve, com a mão. Fazendo força ainda poderás quebrar e empenar aletas, quebrar anéis, cair peças pequenas dentro do motor...

Agora. EM qual junta vazava tanto óleo para justificar a abertura do motor? No cabeçote um aperto correto sanaria o problema. Na base do cilindro não há porque trocar uma junta de motor tão novo. E some-se ao fato de que ao apertar o cabeçote, aperta-se também o cilindro ao bloco.

Mas assim vamos aprendendo mecânica. Agora é colocar para funcionar, certo? Abração.

Responderei os seus itens e do demais logo logo, estou agora saindo, mas... "budget100" enviei uma mensagem particular para eu fazer um contato contigo e verificar se voce consegue o cilindro(camisa) 80cc mais acessível! Um abraço!

FernandoBSB

New member
O vazamento estava ocorrendo em baixo do motor, na junta entre as duas partes da carcaça.
Esse é o meu segundo motor, o primeiro roubaram minha bike montadinha, tinha rodado com ela uns 330km, tava muitoo boa!!

-Esse agora veio ruim mesmo, na hora da montagem depois da troca das juntas, verifiquei o porquê do vazamento embaixo do motor. As duas partes da carcaça não estão 100% alinhadas, mesmo trocando as juntas ainda deve vazar oleo, pois apertei o parafuso no maximo (aproveitando a ocasião, troquei os parafusos originais para allen) e verifiquei q não fechou completamente a vedação.
-Outra é porque a bike não estava passando de 40km/h, fica tipo puxando pra traz quando ia evoluir a velocidade. Quando abrir o motor, verifiquei q o rolamento do pinhão estava danificado.
-Quando fui montar a parte da embreagem, ao rodar o pinhão antes de fechar a tampa da embreagem, verifiquei que aquele disco da embreagem chegava a certo ponto estava travando, girava uma hora livre outra hora dava pra perceber q estava travando em alguma coisa. Bom, levei num torneiro, e dei um "passe" na peça q eu vi onde estava pegando e ocasionando essa travadinha.
-Resumindo.... carcaça ruim, disco torto e em consequência estragou o rolamento.
=x !! Mais vou superar =D ! Abrçss!

budget100

New member
Olá Fernando.

Rapaz... isso parece uma guerra. Mas, muita calma nesta hora. Ele voltará a funcionar.

O carter do 2T deve ser bem vedado. Se isso não acontecer perde-se compressão e a entrada de combustível que entra primeiro para carter, não entra na quantidade ideal por causa do vazamento. Isso justifica a perda de potência.

Quando ao alinhamento da carcaça, mesmo existindo, não deve ter um orifício muito grande. Você poderá fechá-lo com a junta e uma camada de silicone para motores de cada lado. Aguarde o tempo informado na embalagem. Feche o motor mas não aperte-o nos "finalmentes". Aguarde, pelo menos uma hora, para dar o aperto final com muita atenção.

Problema na embreagem resolvido agora é só montar o motor. O bom é que em breve teremos um "expert" em motores 2T! Abração

Gian

New member
o cilindro da pra usar assim mesmo mas tem que por cola na junta e apertar e deixar bem firme pq os aneis nao descen ate embaixo so ate a parte d baixo da janelas entao seu problema e o bloco mas ja falei emoutro topico como arruma o bloco quebrado deste jeito