barulho do motor e chuva

Guto

New member
barulho do motor e chuva
Boa noite pessoal, espero q me ajudem, tenho uma 80cc com 1100km, peguei uma chuva muito forte e ela desligou no caminho e voltei pedalando. No outro dia apos secala fui sair e pra ajudar perdi uma porca do escape e voltei novamente pedalando com ela desligada e o escape pendurado. Coloquei a porca e agora ela faz MAIS barulho que antes e atingindo menor velocidade, antes ela batia ate 70km em reta longa, agora fica nos 50km. Sera que é a junta do escape q vaza ar e faz barulho e prejudica a velocidade?
Pessoal o forum é otimo, obg a todos.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Bem vindo ao fórum, Guto.
Se andou na chuva, pode ter danificado o CDI. Faca um teste e avalie se está 100%.
Outra coisa é a vedação do escape. Avalie se a junta ainda esta inteira. Às vezes, é só reapertar o parafuso do do escape (2 parafusos que prende o escape no motor). Avalie também a embreagem se está corretamente ajustada. Belezz ?:cool:

Guto

New member
Olá Nelson, como seria um bom metodo de testar o CDI? Quanto ao escape mesmo apertado vaza um pouco de oleo, por isso vou comprar uma junta do fusca e espero q deste modo pare o barulho q comecou a fazer. Viu.. acha q preciso mecher no magneto?? Vlw por responder.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Para o CDI e o Magneto, leia os links abaixo:
Magneto: http://bicicletamotorizada.net/thre...na-Magneto-estão-bons?highlight=teste+magneto
CDI, teste por eliminação: http://bicicletamotorizada.net/threads/1367-Como-saber-se-o-Cdi-esdtá-funcionando?highlight=teste
A mistura de oleo + gasolina estão corretos ? :cool:
Bem, no caso do CDI, acho que é o de menos possibilidade. Se o CDI estiver ruim, o motor fica muito ruim ou mesmo nem pega.
Se o escape tiver vazamento, realmente perde potência, pois parte do gás que deveria retornar ao motor, é eliminado.
Belezz ?

Última edição:

Guto

New member
pois é, ta dificil meu lado. ja troquei junta do escape, fiz a limpeza e troquei a junta do carburador, o sistema eletrico funciona, troquei vela. acho que o jeito mesmo é encostar meu benzinho amanha na oficina pro cara conferir pistão e aneis. to com um **** medo de precisar trocar o kit cilindro :S mas por mais que eu mexa na bichinha ela nao desenvolve mais. Dai eu paro e penso, se eu precisar trocar o kit do cilindro que sai uns 170 reais, é metade do preço de um kit 80cc 2t novo :S:S:S:S:S:S:S:S
valeu a atenção desde o inicio Nelson Hiroshi.

Ademberd

New member
Guto e Nelson, infelizmente estes motores são descartáveis, por mais cuidados que se tenha, principalmente os lotes mais atuais, usam material de péssima qualidade não por culpa da bicimoto é claro que só comercializa o mesmo; certo tempo atrás encontrei um relato de um user deste tipo de motor que fez um relato minucioso dos problemas por ele enfrentado, vou ver se consigo postar o mesmo aqui, abraços.
Confiram:
Em até dez meses os rolamentos da biela vão dar problemas, pois todas as bikes motorizadas (independente da marca) apresentaram este mesmo problema.

- O CDI é frágil (isto já sabia) e recomendou - "tenha sempre um reserva em casa".

- O magneto apresenta problemas constantes, pois quando vaza água dentro do compartimento, queima a mesma.

- A gasolina com água estraga os anéis e risca a camisa do motor, que recebe uma camada de 1mm de espessura de um composto para diminuir o atrito, e isto torna o motor por si só descartável.

- O virabrequim entorta com facilidade, pois o ferro usado no eixo é de péssima qualidade

Então quando recebi este diagnóstico, pensei bastante e tomei uma decisão - vou reaparelhar a bicicleta para pedalar de novo. Errar uma vez é humano, duas vezes é burrice. E fui burro em comprar um motor Extrauser 80cc, mas estou voltando a minha inteligência novamente, deixando de gastar dinheiro com gasolina, óleo dois tempos e manutenção - sem falar que o revendedor não tem mais peças.

Então deixo o meu recado. O post falava a respeito das "trek bikes" - e penso que é por aí. Não confiem. Estes motores foram feitos para uma realidade diferente da nossa, sem álcool na gasolina - e lá na China, onde são baratíssimos, porque são descartáveis - e vêm para cá como se fossem uma alternativa para o trânsito e tal. Não são. São péssimos e quando quebram, dói no bolso do cidadão.

Os motores são sempre os mesmos - Bicimoto, Extrauser, E-motorbike, de um tal Sekulla, o ***... são frágeis. O único que parece que presta (e isso porque pesquisei) é o Starfire, mas custa mais caro e padece com peças. Quanto a mim, retornarei ao meu velho câmbio Shimano, reinstalar meus passadores e jogar fora o lixo do motor que instalei em minha bike.

Não compensa somente a manutenção que despendemos para mantê-las rodando. Tem que ser mais que apaixonado ou doente por problemas - tem que ser um obstinado pelo destino a crer que isso dure mais que 1.000 km. O meu bateu as chinelas com 1.509 km.

Eles dizem que dura mais de 15.000 km. Mas o mecânico pegou na minha frente a camisa antiga e riscou, mostrando para mim que realmente procede - a camada que reveste o cilindro é finíssima. Ok, o motor é usado, mas um motor que se pretende ultrapassar a quilometragem mencionada acima, é uma pretensão dos diabos - se com 10% da vida útil foi para o estaleiro, não chegaria a esta quilometragem de jeito nenhum.

Então é isso. Hoje retorno para o fórum com uma convicção - Bicicletas foram feitas para pedalar - e não para gambiarras com motor. Neste caso é melhor uma moto - que está dimensionada em um projeto completo, visando economia, segurança e durabilidade.
Inicio - Só que meus caros, as minhas duas experiências com bicicletas motorizadas deram errado. Primeiro comprei um kit da Bicimoto, que ficou apelidado de motor "dois metros" - se autodestruiu. O segundo que comprei era da marca Extrauser, que durou um ano em minha mão. Este motor começou dando problemas nos retentores - frágeis para a gasolina com álcool brasileira. Depois no magneto. E ia dando problema, e arrumando. Pior foi quando precisei fazer um serviço mais extenso. Inaugurei dez meses a pé.

Guto

New member
pode ser, o Carlos Mayer afirma que possui um kit com 40.000km, porém com peças diferenciadas como o caso do rolamento da biela. diz também que o cdi é super resistente por ser blindado. também possuo minhas duvidas.

deixa eu aproveitar e perguntar.. a bike funcionaria com o magneto/bobina OU cdi com defeito??
eu acredito e tenho fé que meu caso é simples, algo de anéis.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Não, não funciona.
Ademberd,
É uma pena que desistiu. Espero que ainda continue a colaborar com sua ajuda aqui no fórum.
Em relação ao motor 4T, largou mão também ?
Imaginava que o 4T dava menos problemas que a 2t.
Não sou muito obstinado, talvez um pouco louco, mas acredito que aqueles com um conhecimento básico em mecânica e um bom grau de bom senso, terå condições de aumentar a vida do motor, saindo da média que estragam o motor antes do tempo.
Vi que vc fez muitas melhorias na sua bike motorizada e que mesmo assim se sentiu derrotado. Sendo assim, nao tem interesse em aplicar isso para uma venda personalizada ?
Quem sabe, pode iniciar motores de qualidade usando seu conhecimento!

Ademberd

New member
Nelson, o que postei acima é relativo ao 2T, eu ainda tenho a minha 4 tempos, e até hoje funciona perfeitamente sem nenhum problema, o motor anterior ao t-belt que por sinal possuo, está hoje parado aqui em casa, (este sim, dava problema de quebra de campanula, ao desacelerar e acelerar rapidamente, resolvi isto, fazendo uma campanula inteiriça, sem soldas) mas o T-belt não felizmente tem este problema, o que é complicado é achar um quadro que caiba o mesmo, o meu por sinal é um Goricke 26, comprei no ML na época, abraços.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ademberd,
Grato pela resposta.
Acredito que bikes do tipo mbk com quadro aberto, cabem o motor. Igual ao do site da Bicimoto. Sei que as bikes cruiser (caiçara) não são todas que cabem também. Fiz uma adaptação no software CAD que da para verificar se cabe o motor 4T no quadro. Pena que meu com****dor trava toda hora.

Julio Caezar

New member
É realmente isso tudo que o ademberd falou é tudo verídico, eu mesmo fiquei desestimulado , primeiro quando o Mayer deixou o fórum e depois coa as constantes quebras dos 2 T ate chegue a me questionar se terminaria ou não o projeto, atualmente , me falta pouca coisa, preciso por molas em um banco banana e montar uma suspenção de mais de 80cm de altura com bengalas de moto cg 125 e comprar o motor, porem acho que vou pegar um 4 t , apesar de ter comprado uma base para motor 2T e o meu shift kit também ser para 2T, porem este ultimo acho que posso adaptar... na atualidade , ao comprar estes motores vc tem que fazer uma retifica completa, trocar os parafusos que vem neles... trocar os rolamento de agulha por um de qualidade... jamais usar óleo 2 t mineral apesar de ser indicado pelo fabricante!!!trocar todas as juntas e as borrachas de vedação a base do motor, impermeabilizar o cdi e o magneto com um tinta a prova d agua e usar silicone internamente em ambos pra aumentar a durabilidade, trocar a vela original entre outras coisa... ou seja é um motor novo praticamente..

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
É realmente isso tudo que o ademberd falou é tudo verídico, eu mesmo fiquei desestimulado , primeiro quando o Mayer deixou o fórum e depois coa as constantes quebras dos 2 T ate chegue a me questionar se terminaria ou não o projeto, atualmente , me falta pouca coisa, preciso por molas em um banco banana e montar uma suspenção de mais de 80cm de altura com bengalas de moto cg 125 e comprar o motor, porem acho que vou pegar um 4 t , apesar de ter comprado uma base para motor 2T e o meu shift kit também ser para 2T, porem este ultimo acho que posso adaptar... na atualidade , ao comprar estes motores vc tem que fazer uma retifica completa, trocar os parafusos que vem neles... trocar os rolamento de agulha por um de qualidade... jamais usar óleo 2 t mineral apesar de ser indicado pelo fabricante!!!trocar todas as juntas e as borrachas de vedação a base do motor, impermeabilizar o cdi e o magneto com um tinta a prova d agua e usar silicone internamente em ambos pra aumentar a durabilidade, trocar a vela original entre outras coisa... ou seja é um motor novo praticamente..
Julio Caesar/Ademberd,
É aconselhável para os usuários com pouca habilidade ou conhecimento mecanico a não direcionar a compra de motores 2t. Se nao for um cara safo e obstinado, não aconselho se aventurar com esses motores. Segundo os comentarios dos mestres, não vale a pena. Se tiverem condições, tentem comprar um 4t.
Tá aí a dica. :cool:

Julio Caezar

New member
Julio Caesar/Ademberd,
É aconselhável para os usuários com pouca habilidade ou conhecimento mecanico a não direcionar a compra de motores 2t. Se nao for um cara safo e obstinado, não aconselho se aventurar com esses motores. Segundo os comentarios dos mestres, não vale a pena. Se tiverem condições, tentem comprar um 4t.
Tá aí a dica. :cool:

Na verdade mesmo sendo safo vai ter dor de cabeça , o problema não é o usuário e sim o motor que nesta 4 e 5 geração os 2 t veio totalmente cagado ... uma dica se o seu motor tiver a vela inclinada , pode ter certeza vc terá problema em breve... e isso é fato, porem a lojas na net vendendo motores de gerações passadas, são mais antigos é verdade mas a mecânica e mais confiável e vão durar mais , eu mesmo quando comprar vou procurar algum da 3º geração pra traz se acha da primeira compre ... os da 5º e 4º tem como características apenas dois fios saindo do magneto e a vela e 45º (graus) inclinada , já os a 1º ate 3º tem a vela em pé e saem três fios do magneto, fica ai a dica...
A culpa não é da bicimoto e nem de quem vendeu estes motores(apesar de que eles deveriam se pronunciar a respeito em algum lugar do fórum ou do site sobre este assunto , se estão ou não ainda vendendo motores desta geração, ou pelo menos dizer nos anúncios de que geração é o motor e dar a opção do cliente escolher... Se quer um da 5º ou um da 3º ) e sim do fabricante chinês que tentou inovar e vez ***** além é claro da péssima qualidade dos componentes internos , os da 5º geração são validos , mas tenha em mente que se quiser um motor confiável terá de fazer uma retifica completa no mesmo no mesmo... E isso não é pra qualquer um não e mecânico de moto não gosta de por a mão nestes motores ,isso é fato...