Então, eu vou responder também:
Comparar motores 2 e 4 tempos não é tão difícil. O 4T é menos poluente, tem mais torque e consome menos. Em contrapartida, é mais pesado, sua mecânica é mais especializada, com a aquisição mais dispendiosa e o custo de reparos, quando acontecem, também. No caso dos motores oferecidos para as nossas bicicletas, para tentarmos comparar, teríamos que partir de um 2 Tempos com embreagem centrífuga e Pull Start. Estas são razões importantes para que muitos optem pelo 4t. Gostaria de comparar todos eles em condições iguais. Creio que o 2T perderia no quesito consumo e fumaça.
Eu, particularmente, ainda estou na fase dos dois tempos. É mais fácil de mexer, mais "magrinho", mais leve e é lógico, muito mais divertido. O confiável porém "burocrático" 4T só nos deixa esticar a corrente, trocar o óleo (que o 2T não precisa) e abastecer sem precisar misturar o óleo (que o 2T necessita). Para quem gosta de mexer o 4T não é um bom prato.
Venho a tempos analisando os motores disponíveis para motorizadas. Optei por um novo de 50cc 2 Tempos para montar uma nova motorizada muito especial (mostrarei as fotos conforme seguir o projeto). Vibra menos, bebe menos, pega mais fácil e por não ser "envenenado" de fábrica não temos muitas manhas a conviver. O de 50cc será equipado com Pull Start, embreagem centrífuga e palhetas de torque. Creio que conseguirei muito mais conforto, potência e economia sem precisar mexer em ítens que diminuem sua vida útil. Terei uma motorizada mais leve e magrinha. Depois, quem sabe, experimentarei o 4T em um novo projeto, igualmente diferente que começa, lentamente, sair dos desenhos feitos no computador. Vejo que as opiniões se dividem. mas o que seria do verde se não existisse o azul... ou o amarelo? Abraços