4t 50cc x 2t 80cc

Rodrigo D

New member
Olá nobres! Gostaria de tirar umas duvidas para um novo projeto, nao sei se o motor 4t consegue superar o 2t 80cc! Tenho conhecimento que motores 2t de uma mesma cilindrado que um 4t desenvolve mais giro e mais potência! Perguntas:
Qual a real diferença de peso entre os 2 motores (O 4t parece bem maior)?
Em desempenho, o 2t é bem mais potente ou nao há tanta diferença?
E o 2t 50cc, desenvolve mais potência que o 4t?
Obrigado

flavio.x

New member
Eu já tive ambos e posso te afirmar:
O 4t é uns 6kg mais pesado que o 2t.
O 2t desenvolve mais rapidamente nas retas e chega a uns 60 km/h no velocímetro.
O 4t tem mais torque e sobe melhor os morros, anda bem nas retas e pega no máximo uns 45, 50 km/h.

Eu sou simpatizante dos 2t, prefiro o cheiro de óleo na roupa!! kkkk

Carlos Mayer

New member
Flavio...

Lendo esta sua resposta fiquei curioso para te perguntar...

"O 4t é uns 6kg mais pesado que o 2t."

Você tem certeza?

Pergunto porque o peso total do motor de 4 tempos é de uns 5,5 Kg no máximo... Para ser 6 Kg mais pesado do que um 2T só se comparado a foto de um 2T e não ao motor heheheh...

No mais amigos não existe comparação entre 2 e 4 tempos são conceitos diferentes, propostas diferentes, desempenhos diferentes... Quer saber minha opinião? Nem 80cc 2 Tempos nem 50cc 4 tempos eu ficaria com o 50cc 2 tempos... Facilidade para ligar, ótimo desempenho, economia de combustível e pouca (pouca mesmo) diferença de desempenho entre ele e o 80cc que na verdade é um 66cc metido a besta...

Para um "pauzinho" aqui e outro ali... Fico também com os 2 tempos para uso no dia a dia nada supera o conforto de um 4 tempos...

Mas gosto não se discute não é? Abç

flavio.x

New member
Ahhh, por isso disse uns!! kkkk

Obrigado por me corrigir, é que o 4t parece ser bem mais pesado, inclusive, minha bina 4t pesava 30 kg e a 2t pesava em torno de 25 kg.

RD 350 é o bixo!! Viuva negra hehehehe!

Flavio...

Lendo esta sua resposta fiquei curioso para te perguntar...

"O 4t é uns 6kg mais pesado que o 2t."

Você tem certeza?

Pergunto porque o peso total do motor de 4 tempos é de uns 5,5 Kg no máximo... Para ser 6 Kg mais pesado do que um 2T só se comparado a foto de um 2T e não ao motor heheheh...

No mais amigos não existe comparação entre 2 e 4 tempos são conceitos diferentes, propostas diferentes, desempenhos diferentes... Quer saber minha opinião? Nem 80cc 2 Tempos nem 50cc 4 tempos eu ficaria com o 50cc 2 tempos... Facilidade para ligar, ótimo desempenho, economia de combustível e pouca (pouca mesmo) diferença de desempenho entre ele e o 80cc que na verdade é um 66cc metido a besta...

Para um "pauzinho" aqui e outro ali... Fico também com os 2 tempos para uso no dia a dia nada supera o conforto de um 4 tempos...

Mas gosto não se discute não é? Abç

na minha opniao o motor 50cc 2t nao tem força nenhuma perde muito facil velocidade com qualquer subida, o cheiro no me caso me encomoda e gruda na roupa, o motor 4t mantem velocidade de 35 a 40km/h nao importa onde estou se é plano ou subida, tem que ser parede para perder velocidade, somente subidas com mais de 45 graus para o motor perder velocidade.prefiro o 4t, ele desenvolve mais rapido que o 2t de 80 cc, tirei um rachinha com um cara que mora perto da minha casa a minha arrancou na frente, a velocidade maximna das duas é igual 55 km/h é muito dificil pegar mais que isso com um motor 2t.prefiro 4t!

Rodrigo D

New member
Interessante! Na real nunca fui mt fã do 4t, pelo preço, pelo peso, pelo tamanho (nao cabe em mta bike) e pela potência! Achei que a diferença de desempenho seria mt grande pois é 2,5hp do 4t contra até 6,2hp do 66cc 2t (mais que o dobro!). Mas conforme vc falou parece que nao ha tanta diferença na pratica! Obvio que o 4t é um motor mais evoluído, superior, mas tem essas desvantagens que citei! Nem fabricam mais motos 2t eu acho (saudade da viuva negra! Hehe) Na verdade estou pensando num novo projeto com um jackshaft caseiro e precisaria de partida manual, por isso pensei no 4t! Enfim, agradeço mt os comentários, mt úteis! Abç

budget100

New member
Então, eu vou responder também:

Comparar motores 2 e 4 tempos não é tão difícil. O 4T é menos poluente, tem mais torque e consome menos. Em contrapartida, é mais pesado, sua mecânica é mais especializada, com a aquisição mais dispendiosa e o custo de reparos, quando acontecem, também. No caso dos motores oferecidos para as nossas bicicletas, para tentarmos comparar, teríamos que partir de um 2 Tempos com embreagem centrífuga e Pull Start. Estas são razões importantes para que muitos optem pelo 4t. Gostaria de comparar todos eles em condições iguais. Creio que o 2T perderia no quesito consumo e fumaça.

Eu, particularmente, ainda estou na fase dos dois tempos. É mais fácil de mexer, mais "magrinho", mais leve e é lógico, muito mais divertido. O confiável porém "burocrático" 4T só nos deixa esticar a corrente, trocar o óleo (que o 2T não precisa) e abastecer sem precisar misturar o óleo (que o 2T necessita). Para quem gosta de mexer o 4T não é um bom prato.

Venho a tempos analisando os motores disponíveis para motorizadas. Optei por um novo de 50cc 2 Tempos para montar uma nova motorizada muito especial (mostrarei as fotos conforme seguir o projeto). Vibra menos, bebe menos, pega mais fácil e por não ser "envenenado" de fábrica não temos muitas manhas a conviver. O de 50cc será equipado com Pull Start, embreagem centrífuga e palhetas de torque. Creio que conseguirei muito mais conforto, potência e economia sem precisar mexer em ítens que diminuem sua vida útil. Terei uma motorizada mais leve e magrinha. Depois, quem sabe, experimentarei o 4T em um novo projeto, igualmente diferente que começa, lentamente, sair dos desenhos feitos no computador. Vejo que as opiniões se dividem. mas o que seria do verde se não existisse o azul... ou o amarelo? Abraços

Última edição:

Rodrigo D

New member
Valeu Budget! Pensei também em encomendar um pull starter do ebay ou kingsbike mas fiquei meio desanimado pq nos fóruns americanos vi varias reclamações sobre a durabilidade! Alguns membros dizem q tem vida útil de poucos meses, acho que a cordinha nao agüenta, sei lá! Alguem já ouviu isso??
tenho um amigo da internet que adaptou um pull start e ta vendendo? Pediu R$ 220,00. Até postei uma foto no tópico pull start! Abç

Rodrigo D

New member
50cc 2t nem cogito pois peso mais de 100kg! Nao entendo como o 50cc tem mais facilidade p ligar, estou usando 65ml/l de óleo e pega sempre de primeira! Só se for mais leve, sei lá!

Última edição:

flavio.x

New member
Tenho minhas duvidas sobre a durabilidade, se for só a cordinha, é muito fácil e barato trocá-la.
Se for a mola ou outra coisa, compra junto do pull start o kit de reparo, custa 5 dolares e vai evitar dor de cabeça!
Assim que chegar meu pull start vou encomendar o motor 2t.

Tutorial de troca da cordinha:
[video=youtube;DjDGaSWO2Zw]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DjDGaSWO2Zw[/video]

Última edição:

Rodrigo D

New member
Ótimo video mestre! E de Luvinha p nao sujar as unhas! Hehe! Complicadinho nao? Vc comprou o kit reparo? Qto custou c o frete? Foi na kingsbike?
achei também que a vedação do magneto ficou comprometida (o cara nao botou uma junta, nem apertou direito os parafusos)
Na primeira garoa o magneto já era!
acho q talvez seja necessário trocar o eixo do pedivela por um mais longo (na minha c certeza o pedal vai bater no pull starter)
Mestre preciso de uma informação sua sobre o shift kit, mas vou postar no local apropriado p manter a organização! Forte abraço!

Carlos Mayer

New member
Rodrigo eu pesava até o mês passado 96Kg, emagreci para 90Kg e o objetivo é chegar aos 85Kg que são mais condizentes com meu 1.83... Mesmo com 96Kg andava diariamente em minha 50cc 2 T e ela nunca "abriu o bico" pelo meu peso.

O 50cc 2T liga mais fácil porque tem menor deslocamento e menor taxa de compressão do que o 80cc... Simples assim. Minha 50cc por exemplo liga com 1/4 de volta de pedal e estou com o mesmo pneus traseiro a mais de 10.000 Km feito praticamente impossível em uma 80cc...

Mas como diz o Budget "Mas o que seria do verde se não existisse o azul... ou o amarelo?".

Já estou com o Pull Start instalado como pode ver na foto abaixo...Mas isso é assunto para o tópico sobre o assunto certo?

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vU9gQ2hCE8HA3v94DSFvTrL03eL6B-v_c4H8nry2_u2jsOTmBKCYDPcD27mDyLfEXolLdDQScMOS9-NYUMHYSvAJtU9VCbtddJICccqbmO9JGqhdrCrMxZlw.jpg

Forte abraço

Última edição:

Rodrigo D

New member
Mestre, vc tem q levantar o roda p ligar? Ou da p ligar c a embreagem acionada? Vi no video do Flávio o cara levantou a roda traseira p dar partida! Aí é um saco! Hehe! A 80 cc gasta mais pneu?? Ou gasta na partida? Pq c shift kit a roda nao participa da partida! Gde abç

flavio.x

New member
Olá, vou encomendar o kit em novembro, que provavelmente chegará em dezembro.
Estou sem muito tempo pra mexer com isso agora, e até lá estarei de férias, logo poderei me dedicar mais a bina.
Se você for comprar o pull start, faz uma compra de 60 dólares que o frete é gratis.
Acho que não precisa levantar a roda, é que no video a embreagem é centrifuga.

Carlos, depois faz um review pra gente em? :)

Carlos Mayer

New member
Não é necessário levantar a roda, aciona-se a embreagem, trava puxa o pull start e pronto.

Flavio em uma motorizada com embreagem centrífuga não faria o menor sentido levantar a roda traseira concorda? Com o motor desligado a embreagem não está acionada o que só ocorrerá com o motor ligado e em rotação acima da marcha lenta... Pode ser que a trava da embreagem esteja quebrada heheheh... Abç

Nutin

New member
Agora fiquei na dúvida, pois em outra parte do fórum, o Carlos falou que o peso do kit 4T era de 10kg, enquanto o 2T era de 5kg.

Afinal, quanto pesa mesmo cada um deles?

Abraços a todos.

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Leia o que você mesmo escreveu Nutin...

"pois em outra parte do fórum, o Carlos falou que o peso do kit 4T era de 10kg"

Estamos falando do motor ou do kit?

O kit tem tanque, torneira, corrente, punhos, cabos, kit de fixação da coroa, coroa, parafusos, porcas, arruelas, bandeja de fixação do motor e chave de vela e ainda toda a embalagem e proteções... Na própria caixa original do KIT vem escrito 10Kg...

No manual dos kits de motores de 2 e 4 tempos (www.bicimoto.com.br na barra superior clique em MANUAIS) você encontrará as informações que busca...

Francamente...

P.S. Pessoal estamos saindo completamente do assunto do Tópico que é 4T Motor 49cc... Colaborem com a organização do Fórum Ok.

Última edição:

flavio.x

New member
As W bina,como a do vídeo tem embreagem centrifuga sim.
O que eu entendi, é que ele levantou pra poder acelerá-la, daí sim faz sentido.
Abraço

Tenho um motor 2t 80cc, mas a pesar de ter tido uma experiência desagradável com ele (muita manutenção), quando em bom funcionamento tinha bastante força.
Estou pensando em adquirir um 4 tempos.
Quero montar uma bike chopper custon, desde o zero, mas gostaria da opinião dos donos de dois motores 2t e 4t segundo os seguintes critérios:
1) Quanto de peso esse motor aguenta tracionar em uma subida? Vale lembrar que por exemplo, planejo usar um pneu de carro na roda traseira da bike que estou montando, o que a deixaria mais pesada e também sou pesado... Em comparação ao 80cc vale mais a pena?
2) Não ter de misturar gasolina e óleo em casa e poder simplesmente parar no posto para abastecer já é uma vantagem, até porque pretendo usar ela por volta de uns 46km diariamente, Para este fim o 4t poderia ser uma opção melhor que o 2t, ou vale mais levar em conta o consumo? 2t realmente consomem menos?
3) Vou andar nas avenidas de São Paulo, preciso de um pouco de velocidade (não muita) para não atrapalhar o transito, após o amaciamento consigo andar com uma frequência de 45 a 50km/h, sem depreciar o motor? Essa velocidade para mim já é muito boa, se não for possível, usar shift para atingir essa velocidade constante, deprecia o motor?
4) Como vou usar ela todo dia e saio de madrugada e volto a noite, não tenho muito como contornar chuvas, ouvi dizer que o magneto é blindado nas 4t, minha 2t tinha teve vários problemas com isso, mesmo selando o motor com silicone.
5) tem como utilizar o pedal para dar partida na 4t, ou só com a cordinha?

Além dessas perguntas quaisquer outras considerações são interessantes

Última edição: