1° DIA. ( duvidas ) bicimoto 2 tempos 80cc

yscalybur

New member
Chegou sexta feira montei sábado e liguei domingo.

Observações gerais:
- O protetor de corrente chegou amassado. Cagada da transportadora ou de quem prendeu a roda em cima. Desmontei, desamassei e joguei um spray.
- A vela estava solta. Achei sacanagem, pois ja que veio o motor todo montado, devia estar apertada, ou se não, que não estivesse la logo para eu não ficar parecendo retardado tentando ligar a bicimoto. O manual não fala que a vela esta solta, e de tudo que tem na bicimoto, é o unico componente mais dificil de apertar porque precisa de chave especifica.
- Os freios e embreagem estavam só montados, precisei ajustar tudo. ok.
- O design é muito bom, e os componentes aparentam ser de qualidade, mas só o tempo dirá.

Duvidas:
- não achei no manual uma medida para a folga da corrente. Eu estou com a impressão que está bem solta, pois faz muito barulho e vejo ela se debatendo, porem não sei o que é normal ou anormal por nunca ter tido uma.
- Notei que a tampa do motor do lado do cdi tem uma junta, que achei que não teria. Será que está colada? Eu ia colocar o silicone de alta temperatura, mas acredito que deveria ser com metal em metal.
- a corrente de tração do motor está com pouquíssima lubrificação perante o que eu deixava na corrente d emoto. Posso lubrificar como fazia com a moto?
- É necessário eu abrir a tampa do motor para ver se as engrenagens estão lubrificadas ou da pra confiar na bicimoto?

Impressionante como o esticador de corrente é fragil.... na verdade, o projeto dele não é funcional, começando por ser fixo em um tubo redondo, inevitavelmente ele tendera rodar para os lados. A roldana de nilon em um oblongo tambem não aguenta o tranco. A bicimoto precisaria mudar logo esse sistema... eu vejo todo mundo com esse problema, e comigo ja vi que não será diferente. Agora, pode ser que com o tempo o motor ligue mais facilmente, isso forçara menos o esticador, ja que ele que sofre o tranco pra ligar.

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Yscalybur,

É....... a Bicimoto anda dando umas vaciladas. Mesmo assim, eles estão se esforçando em sempre melhorar. É uma pena que o controle de qualidade falhou.

Tinha a impressão que vc iria comprar uma 4T.....

A folga da corrente, pode usar o mesmo esquema da moto. No esticador da corrente, logo que possível, coloque um que tenha mola. Assim sempre manterá a corrente esticada.

Em relação a lubrificação, é bom que faça uma verificação sim. Vc já viu que o CQ anda falhando.
A tampa do motor, do lado da corrente, provavelmente veio sem o silicone. É bom verificar. O Cdi também, faça a vedação.

Agora, só tá faltando vc postar a foto da motorizada. :cool:

yscalybur

New member
Nesse primeiro momento vou colocar lixas entre as peças e apertar pra ver se ameniza. Depois eu gasto com esticador mais robusto. Se ainda sim não segurar, paciência, terei que gastar.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Yscalybur,

Por ser um tanque embutido/fabricado junto ao quadro, te aconselho a rever se foram colocado alguns atenuadores de vibração.

Vulgo lençóis de borracha. Se essa vibração propagar para o tanque, pode gerar micro fissuras e poderá se tornar trabalhoso consertar isso.
:cool:

yscalybur

New member
Entre o motor e o quadro? Se for, ja vi que não tem e ja me preocupei.

Com relação a lubrificação das engrenagens, realmente não tinha, tava super seco, e ja tem 1 dente quebrado. Eu lubrifiquei com graxa branca. As lixas deram conta, não sei até quando. vou esperar bater 100 kilometros pra verificar a queima da vela. Com 50 vou rever todos parafusos. Vou tomar nota de tudo. Pelo andamento, os 100 primeiros kilometros vai ser só pra ajustes. Analisando os parafusos e peças de forma geral, focando onde entra chaves, achei o pessoal da bicimoto muito agressivo.... os parafusos de fenda e philips estão esganiçados, como se já tivesse no fim da vida de tanto tirar e por..... triste.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
O modelo do motor é o padrão 2T ?
Tire foto de tudo. Pode ser importante se precisar acionar a garantia.
Parece que a primeira vista, tem problemas demais.

yscalybur

New member
Eu to apanhando pra ligar ela de manhã, não é como vejo nos videos do youtube.... eu preciso andar tracionando o motor por uns 100 metros, ai ela da uns 2 ou 3 trancos e pega....... nunca consegui faze-la pegar fácil. Agora, depois que ja estou andando, que o motor ta pelando, ai sim pega na hora. É uma característica dela mesmo? Eu deixo o afogador pra baixo, depois das primeiras tentativas levanto..... mas não faz diferença... eu ainda não senti o efeito do afogador. O neutro da bike, eu regulo em tempo real, depois que ela ta andando, que esta bem quente, fica bem acelerada, ai eu reduzo na hora.... é normal isso?

yscalybur

New member
Medição do perímetro para registro no hodômetro digital.
Muitos usam o analógico, mas analógico não tem precisão........ além de que com o tempo o perímetro muda devido desgaste do pneu, e o digital permite editar o valor sempre.
Nem mesmo a descrição no pneu 26 x 2.125 bate com o perímetro de tabela que deveria ser 2133mm.

http://mundolibinus.blogspot.com.br/2017/01/medicao-do-perimetro-para-registro-no.html

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Yscalybur,
Perguntas básicas:

1- Qual tipo de óleo tem usado ?
2- Avaliou a cor da vela ?
3- Avaliou a faisca da vela ?
4- Os filtros ok ?

Devido a quantidade de óleo na gasolina (63 ml), realmente há uma dificuldade inicial na partida mas nada tão grave que possa desanimar o usuário.

Outra coisa, observe que o diametro real que vc deve usar no seu hodômetro é com o usuário sentado nela. Desse modo, a distância entre o centro do raio da roda e o chão é menor que o jeito que vc está medindo.
Considere o comprimento de uma circunferência = 3,14 x diametro.

Qualquer dúvida, é só postar.

yscalybur

New member
óleo shell advance S 2t mineral.

https://www.google.com.br/url?sa=i&...UW95f7QnEbP19nCiJ72ujJ5Q&ust=1484308749912887

Não fiz o teste da vela porque to esperando chegar. O manual fala pra fazer com uma vela nova.

A partida não me desanima não, até porque é só depois que ela fica parada de um dia pro outro, depois que estou usando ela liga super rápido.

Esse hodômetro independe do raio, só o perímetro importa, porque ele faz o calculo em cima do tanto que percorre uma volta de 360° no perímetro do pneu. O calculo de raio é importante quando se usa hodômetro analógico, ai sim eu concordo. Eu não informo o raio no hodômetro, só informo o perímetro.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Yscalybur,
Acho que me expressei mal em relação ao raio. O cálculo do perímetro tem que ser feito com o seu peso na bike. Os valores de raio (distância entre o cubo e o chão) varia com o peso na bike, modificando assim o perimetro que realmente o pneu percorre. Por exemplo, o pneu sem peso tem raio de 400 mm. Com peso, ele dá uma deformada (como estivesse murcha) e o raio passa a 380 mm. Então, o cálculo de perímetro tem que ser com ele deformado. Assim, verá que o perímetro irá diminuir se comparado com a sua medição atual. É o mesmo conceito do pneu novo e velho do carro que dão velocidades diferentes no hodômetro.

yscalybur

New member
É impressionante como a vibração afrouxa os parafusos. Até os parafusos que segura o motor no quadro estavam moles pra soltar, não fiz a mínima força na chave pra solta-los. Ontem eu passei cola veda rosca 35Nm em vários parafusos, do escapamento, motor e protetor da corrente, reapertei em seguida. Vamos ver se melhora.
http://mundolibinus.blogspot.com.br/2017/01/cola-veda-rosca-35n.html

Coloquei um pedaço de borracha de 1,5mm de espessura entre o motor e quadro.
http://mundolibinus.blogspot.com.br/2017/01/borracha-de-calco-para-o-motor.html

passei a cola de silicote de alta temperatura ( 204° )
http://mundolibinus.blogspot.com.br/2017/01/blog-post.html

E as lixas 50 no esticador, tanto entre o quadro e eas peças quanto na porca da roldana. Esse está bem eficiente superando minha espectativa.
http://mundolibinus.blogspot.com.br/2017/01/lixas-no-esticador-bicimoto.html

yscalybur

New member
Vou remedir o perímetro sentado em cima....... realmente vai dar outro valor. Acredito que minimo porque eu deixo bem cheio, e o peso do corpo é bem agressivo na roda de traz.
Se for levar ao pé da letra, o mais ideal seria medir com ela em movimento, que acredito que diminui muito o peso em cima do pneu da frente, ja que em movimento, o peso do corpo vai para trás, o que acaba por acreditar que medir sem peso pode ser até mais próximo do perímetro real.

yscalybur

New member
A cola trava rosca realmente travou os parafusos por enquanto. O barulho do motor ja está diferente do barulho de quando novo....... parece mais constante.
Pra ligar de manhã ainda preciso percorrer com ela tracionada uns 100 a 150 metros, .... ai quando liga eu espero um minuto ±.... até que o neutro estabilize, depois saio.
Depois que saio, no trajeto para o serviço, que são 9 kilomtros, tem 2 decidas, de 1 kilometro cada ±, eu desso ambas desligada, a bike pega 50kl/h na banguela, e quando atinge 30kl/h eu religo a bike com um mini tranco e pega muito facil.

Última edição:

yscalybur

New member
A vela ta bem preta, igualzinha a foto do manual do exemplo do meio. Aumentei a dose de óleo por litro. Coloquei 63ml para 500nl de gasolina, pra diluir na gasolina que ja estava no tanque. Engraçado que de fato, mal caia óleo do escapamento como via em fotos das bikes do pessoal aqui. Acho que esse óleo não ta legal, estranho.