Vibração intensa em alta rotação e trepidação em aceleração lenta.

DanielRocha

New member
Olá! Me chamo Daniel e recentemente adquiri um Kit motor 100cc (da própria bicimoto) e como é minha primeira experiência com bicicletas motorizadas tenho duas dúvidas as quais gostaria que fossem esclarecidas por alguém que tenha mais expertise e experiência.

A primeira dúvida é: O motor está em fase inicial de amaciamento, ainda não gastou 1 litro completo de combustível e estou notando, desde a primeira volta, que o motor tende a trepidar bastante em acelerações mais lentas, como se o motor estivesse freando e acelerando (ao mesmo tempo) a roda traseira. Isso é normal?

A segunda dúvida é: Já em acelerações mais intensas (alta rotação), sinto uma forte vibração na bicicleta toda, principalmente no guidão e nos pedais. Isso também é normal?

Grato desde já, a quem puder responder.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Normalmente, esses kits vibram sim, mas nada exagerado assim.
Acho que vc não colocou lençol de borracha nos pontos de fixação do motor.
A vibração na traseira pode ser um desalinhamento entre pinhão e coroa, ou mesmo uma descentralização entre coroa e cubo.
 

DanielRocha

New member
Normalmente, esses kits vibram sim, mas nada exagerado assim.
Acho que vc não colocou lençol de borracha nos pontos de fixação do motor.
A vibração na traseira pode ser um desalinhamento entre pinhão e coroa, ou mesmo uma descentralização entre coroa e cubo.
Olá Nelson! Agradeço a resposta, ao decorrer de alguns KM rodados pude observar que essa trepidação foi desaparecendo, creio que era pelo fato de estar em fase inicial de amaciamento.
 

DanielRocha

New member
Mas tenho outra dúvida sobre uma questão que me aconteceu alguns dias atrás.

Ocorre que eu precisei trocar a corrente do kit por uma mais resistente, e com isso precisei reposicionar a roda mais para trás no quadro para que a nova corrente (que ao que indica tem o tamanho dos gomos diferente da corrente anterior) ficasse esticada. No entanto, notei a roda ficou decentralizada no quadro (algo que eu não havia percebido antes). Pesquisando sobre essa questão, vi algumas indicações a respeito da necessidade de enguardachuvar a roda em relação a coroa. Ao seu ver, seria isso mesmo necessário?
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Na hora da montagem dos raios, é dado uma compensação devido a catraca single ou marchas.
O pneu deve sempre ficar alinhado ao centro do quadro. Se ficar deslocado, vai trepidar a transmissão toda vez que acelerar.
Na minha bike, fazia isso. Tirei a coroa da roda traseira e coloquei no cubo do pedal. Dá para pedalar e usar as marchas da bike, ou seja, o motor tem marchas. No meu caso, 18 marchas. Ajuda bastante nas subidas.
 
Top