Velho Novato

Ronilton

New member
Há três meses mais ou menos, ganhei uma 80cc e como não manjo nada de bike nem motor, sempre visitava este fórum pra tirar algumas dúvidas e criar novas.
Acredito que passo diariamente por experiências iguais a todos neste fórum como as perguntas diárias nas ruas sobre a bike: Quanto custa? Quanto KM/L? Qual velocidade atinge? Quanto cabe no tanque? Precisa pedalar na ladeira? Este botão laranja é da partida elétrica? Onde compro uma dessas? Precisa de CNH, capacete? Isso é uma embreagem? Se eu fosse vc faria isso e isso....e tantas outras...
Pro meu desespero eu não sabia 90% dos nomes de cada item da bicicleta, imagine ter que dar especificações do motor...
Minha bike é uma aro 24 o que descobri ser um desafio encontrar peças pra este tamanho no mercado, até na web é osso.
A maioria dos acessórios que eu penso em colocar tem que sofrer alguma adaptação.
E o desafio que encontro hoje é adaptar suspensões pra encarar a péssima condição de nossas pistas e sistema de iluminação que ao meu ver,
já deveria fazer parte de uma bicicleta desde sua fabricação.
Os item que encontrei no mercado e na web pra adaptar a suspensão e sistema elétrico como imaginei, me custaria o preço de uma outra bike com as mesmas configurações da minha.
Estou com uma bateria de moto 12v 4ah e pretendo instalar faróis, buzina,brakelight com ela.
Minha dúvida é de que materiais preciso?

felipecs

New member
e ae ronilton! bem vindo

eu posso te ajudar com essa parte elétrica! é da minha área de formação haha só não sei da suspensão

abre um tópico na parte do sistema elétrico ou de instalação e customização explicando o máximo das coisas que vc pretende fazer (o que vc quer instalar, como, onde na bike, quanto vc pretende gastar, o que vc sabe da área, se vc saberia fabricar um painel pra botar os botões pra acionar as coisas e tal) enfim, com todas as suas ideias, que lá a gente te ajuda!

de quebra abre outro tópico sobre a suspensão tbm na área de instalação e customização, que alguém deve aparecer pra te ajudar

abraço

Ronilton

New member
Pô; bacana Felipe!
Sou totalmente leigo com respeito a elétrica.
Essa semana passei numa loja de motos para comprar uma capa de chuva e o
mecânico de lá descolou uma bateria de 12v 4ah pra mim.
No momento,na minha bike tem dois vistalights que servem para alertar a noite e um no capacete.
Passando pelo Youtube eu vi uma demonstração do sistema postado pelo Tioruja que
tinha um link direcionado a este fórum. No sistema utilizado por ele é usado um dínamo no pneu pra recarregar a
bateria, mas se eu optar pelo dínamo, gostaria de um modelo de cubo, como aquele da Shimano, desde que carregue a bateria...
Falando em bateria, pesquisei muito nos sites chineses por uma de lítio recarregável mas os preços são exorbitantes sem falar no frete
e taxas alfandegárias. Conhece uma solução para obter uma bateria de confiança por um preço acessível?
Valeu 0/

felipecs

New member
tem aquele deal extreme, procura lá. tipo isso: http://www.dx.com/p/super-fire-rech...-ion-18650-battery-orange-283155#.U9qvjxFkjwE

uma dessa recarregável deve aguentar as luzes... o problema é só a buzina. se precisar de mais energia, é só fazer um banco com mais baterias dessas.

e não sei como é o dínamo, talvez dê ruim pra carregar essas baterias de lítio (pq a tensão do dínamo é 12V e a da bateria é 3,7V), mas nada que uma gambiarra com um carregador usb de carro não resolva.