vela x potencia

ola amigos meu motor 80 cc, 800km rod. troquei a vela z8c por ngk b5hs e o motor piorou, perdeu força os 4 estagios da agulha fica na mesma. gostaria de saber o porque disto visto que a maioria usa essa vela ngk. a bike fica sem força para subidas e sem velocidade final. atingindo na reta 47 48 km ja com a z8 na mesma reta ja atingi 59 60 km:h facil. coloquei a vela z8c antiga de volta e a bike melhorou 100% minha bike funciona melhor no 2 traço sendo que a agulha do meu carburador veio com 4 traços. gostaria de saber porque ela não esta aceitando a vela ngk, se teria outras e li num post que se eu rodar direto por mais de uma hora é possivel fundir o motor, gostaria de saber se isto é verdade? obrigado
 

OswalTech

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Salve bits, Bruno Meirelles.

- Também tenho um kit de 80cc, ainda esta amaciando, 77,3KM; porém, na questão de ficar mais de uma hora com o motor ligado se funde, desconheço. no meu caso ainda pouco fiquei 1h e 40 min, rodando encarando aclives baixos e médios, e não fundio. porém fico na velocidade entre 17 a 35 km, já cheguei á 39.1 a 41.1, mais foi numa situação extrema: dois carros fecharam um outro e mandaram bala nos ocupantes.

Agora tire uma duvida, agalera fala muito de agulha, sulco, enfim. O quê que é isso? seria o tal parafuso com mola que tem no carburador, esse parafuso com mola serve para quê?

- eu sei que o meu motor estava morrendo quando eu parava; e para evitar isso tinha que aumentar o giro do motor quando parava, resultado bebia que nem bebum de bar, ao dar uns aperdos nesse para fuso agora quando paro ele fica muito mais tempo com o motor ligado, as vezes morre porém agora, muito poucas vezes.
abraços.
 
Última edição por um moderador:

Passaro de fogo

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Salve bits, Bruno Meirelles.

- Também tenho um kit de 80cc, ainda esta amaciando, 77.300KM; porém, na questão de ficar mais de uma hora com o motor ligado se funde, desconheço. no meu caso ainda pouco fiquei 1h e 40 min, rodando encarando aclives baixos e médios, e não fundio. porém fico na velocidade entre 17 a 35 km, já cheguei á 39.1 a 41.1, mais foi numa situação extrema: dois carros fecharam um outro e mandaram bala nos ocupantes.

abraços.

Amigo,
quer dizer que você desconhece né!
Então tente andar 1 hora em alta rotação sem diminuir aceleração e depois me fale!
Claro, que você andou 1h e 40 minutos mais veja a sua velocidade(entre 17 e 35 km) Claro que neste velocidade nenhum motor irá fundir.
O Carlos está com toda a razão, se o nosso colega andou 1 hora em alta rotação sem aliviar, é óbvio que o motor funde sim.
Eu já andei mais de 2 horas e sempre em velocidade entre 25 e 30 e o meu motor continua beleza.
Era só isso.
 

flavio.x

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Já acompanhei um passeio ciclistico certa vez (sim, eu sou mau hahahaha), e foram cerca de 2 horas de passeio, mas sempre sossegado.
Entre 30 e 45 km/h com uma parada na metade do caminho (cerca de 30 km de passeio)
 

OswalTech

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Amigo,
quer dizer que você desconhece né!
Então tente andar 1 hora em alta rotação sem diminuir aceleração e depois me fale!
Claro, que você andou 1h e 40 minutos mais veja a sua velocidade(entre 17 e 35 km) Claro que neste velocidade nenhum motor irá fundir.
O Carlos está com toda a razão, se o nosso colega andou 1 hora em alta rotação sem aliviar, é óbvio que o motor funde sim.
Eu já andei mais de 2 horas e sempre em velocidade entre 25 e 30 e o meu motor continua beleza.
Era só isso.

Salve bit´s Passaro de fogo.

- Realmente não tinha visto por esse angulo, eu tinha analizado apenas na questão Tempo percorrido pela Velocidade variável e não pela (X) Velocidade constante por 1 hora.

- Pois bém, e sobre a tal agulha e sulco que os senhores falam tanto. O quê seria isso? e qual a sua finalidade (utilidade)?

Bom, eu sei que ao apertar um parafuso com mola no carburador , fez com que o motor melhora-se, pelo menos quando eu paro o motor não mais morre de forma instatanea, já até parou mais agora demora.

Abraços.
 
Última edição:

Carlos Mayer

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A postagem sobre a possibilidade do motor fundir é um caso específico e a parte...

Contava o amigo que tinha vendido a motorizada de 50cc e saiu para a "última" volta... Andou "empolgado" por mais de uma hora em altas rotações e depois o motor não ligava... Porque será hein?

Muito foi postado aqui sobre BICICLETAS MOTORIZADAS e é disso que estamos falando... Trabalhar, lazer, pequenas viagens e por ai vai... Já andei com a minha entre Niterói onde moro e Saquarema distante uns 70Km... Viajei tranquilo pela litorânea em velocidades nunca superiores a 40 Km/h... Duas pausas para apreciar a paisagem e esticar as pernas... Meu motor cinquentinha já está com 20.600 Km rodados e é TOTALMENTE original...

Quer pilotar "empolgado" faça, mas sempre ciente dos riscos que correrá...

Sobre a vela partimos da máxima de que não existem dois motores iguais... Duas bicicletas motorizadas iguais... Em umas a vela original Z8C responde melhor que a NGK B5HS e vice versa... Pássaro de Fogo me conhece a um tempo e disse exatamente o que eu diria... Em time que está ganhando não se mexe... Não mesmo... Abç
 
Oi Carlos, eu estou com a mesma experiencia do Bruno Meireles e por coincidencia minha bike tambem com 80km. Eu troquei a vela para a ngkb5hs e piorou ficou lenta fraca igual ele disse. Aí voltei para a antiga que tava ""Master"", nao mexí nos sulcos tambem não, só diminuí a quantidade de oleo para 40ml. olha cara virou um foguete, . Só ando na alta, colo o ponteiro do velocímetro de 60km hora, nem sei quanto tá andando mas, só sei qu tá acima de 60 km hora. Trabalho todo dia com ela. Tá andando com força. E ela é de 50 cilindradas em !!! Só nos morros fortes que eu pedalo , morros fracos ela sobe na boa. Tõ querendo comprar outro motor, mas de 80 cilindradas para colocar em uma outra. eheeeheheheheheheh !!!!!!!
 

Carlos Mayer

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Na 50cc talvez (pelo seu jeito de pilotar fosse melhor uma vela tão quente quanto a original... Tipo uma B6HS ou B7HS... Agora um conselho ficar andando só em alta reduz muito a vida útil do seu motor... Falo por experiência própria pois também tenho uma 50cc 2 tempos... E a minha andando no "sapatinho" já passou dos 21.000 Km rodados... Forte abraço
 

mallagoli

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ficou a duvida, vc sabe Mayer que sou motocicloboy, no periodo das 10:30 as 14:00 parou poucas vezes chego a andar na mesma entrega 1:30 não tenho a menor ideia da velocidade que ando, pois nao tenho velocimetro ainda,, mas claro que nao voou, dou uma acelerada firme, atinjo uma certa velocidade e deixo ela ir sozinha e vou nessa ate chegar no destino, mas voltando, faço entregas no 1º trabalho das 10:30 as 14:00, no 2º das 17:00 as 18:30 e no 3º das 19:00 as 01:00. Eventualmente ando com ela de manha e atarde, seja para resolver problemas pessoais, seja para passear. Ha algum problema no que faço? estou sacreficando a "Magrona"?
Tem como ver em alguma marcaçao nela quantos km ja rodei? existe isso? pq como não tenho velociemetro fica meio complicado saber dos 500km...
Por enquanto não posso comprar o velocimetro, é um sonho meu, outro sonho é um pezinho central, mas como pai de familia vcs sabem que raramente sobra dinheiro.
Ps, Mayer, vc é O cara, li seus posts sobre customização,
Quem sabe um dia eu monte uma para passear, ou pelo menos deixo Magrona bonita, aí coloco fotos, pq ela é uma bike velha, descascando, sem uma pintura exata, ela é meu meio de trabalho, de ganhar dinheiro, mas gosto muito dela, faz parte da familia agora.
Abraço a todos, desculpem minhas perguntas, mas nao entendo bu7lhufas de motor.
 

Carlos Mayer

New member
Amigo se você anda em velocidade compatível para o tamanho de seu motor, faz paradas para ela "descansar" a máquina e utiliza a quantidade correta de óleo não tem com o que se preocupar... A minha 50cc 2 tempos passou dos 21.000 Km mas isso em 4 anos de uso...

O velocímetro é importante para que você saiba quando terminará o período de amaciamento e possa diminuir a quantidade de óleo 2 tempos misturada à gasolina como indicado no manual... Que só te traga alegrias... Forte abraço
 
ahh Carlos, eu sei mas, acho que irei comprar uma de 80cc, pq a de 50 muito fraca. quero que ela me ajude a subir morros mais que ajuda, muito fraquinha. Aqui em BH tem uito morro, sofro aqui viu. Vem pra cá pra vc ver. Nas retas é uma maravilha . . .
 

OswalTech

New member
Salve bit´s Carlos

80cc com 205km.

Carlos, em relação ao termo alta e baixa, seria baixa até velocidade de 35km/h.
Outra percebo que quando necessário e ultrapasso a velocidade de 35km/h, do lado direito ouço um barulho como se fosse batendo lata, isso é normal no período de amaciamento?

abraços.
 

Carlos Mayer

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Normalmente considero velocidade baixa 50% do que o motor pode andar... Então seria mais ou menos 30 ou 35 Km/h... Não Oswaldo não é normal um barulho semelhante a batida de lata durante o amaciamento... Pode ser o atrito entre as engrenagens da embreagem indicando que é chegada a hora de engraxá-los... Abç
 
Olá amigo tenho um motor 80cc com 3500km ******** mas derrepente a vela original z8 parou de funcionar limpei funcionou mas nao deu certo dai comprei uma ngkb5ks mão ficou lenta perdeu forca na subida será que e melhor comprar uma horiginal
 
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