vela x potencia

ola amigos meu motor 80 cc, 800km rod. troquei a vela z8c por ngk b5hs e o motor piorou, perdeu força os 4 estagios da agulha fica na mesma. gostaria de saber o porque disto visto que a maioria usa essa vela ngk. a bike fica sem força para subidas e sem velocidade final. atingindo na reta 47 48 km ja com a z8 na mesma reta ja atingi 59 60 km:h facil. coloquei a vela z8c antiga de volta e a bike melhorou 100% minha bike funciona melhor no 2 traço sendo que a agulha do meu carburador veio com 4 traços. gostaria de saber porque ela não esta aceitando a vela ngk, se teria outras e li num post que se eu rodar direto por mais de uma hora é possivel fundir o motor, gostaria de saber se isto é verdade? obrigado

OswalTech

New member
Salve bits, Bruno Meirelles.

- Também tenho um kit de 80cc, ainda esta amaciando, 77,3KM; porém, na questão de ficar mais de uma hora com o motor ligado se funde, desconheço. no meu caso ainda pouco fiquei 1h e 40 min, rodando encarando aclives baixos e médios, e não fundio. porém fico na velocidade entre 17 a 35 km, já cheguei á 39.1 a 41.1, mais foi numa situação extrema: dois carros fecharam um outro e mandaram bala nos ocupantes.

Agora tire uma duvida, agalera fala muito de agulha, sulco, enfim. O quê que é isso? seria o tal parafuso com mola que tem no carburador, esse parafuso com mola serve para quê?

- eu sei que o meu motor estava morrendo quando eu parava; e para evitar isso tinha que aumentar o giro do motor quando parava, resultado bebia que nem bebum de bar, ao dar uns aperdos nesse para fuso agora quando paro ele fica muito mais tempo com o motor ligado, as vezes morre porém agora, muito poucas vezes.
abraços.

Última edição por um moderador:

Passaro de fogo

New member
Salve bits, Bruno Meirelles.

- Também tenho um kit de 80cc, ainda esta amaciando, 77.300KM; porém, na questão de ficar mais de uma hora com o motor ligado se funde, desconheço. no meu caso ainda pouco fiquei 1h e 40 min, rodando encarando aclives baixos e médios, e não fundio. porém fico na velocidade entre 17 a 35 km, já cheguei á 39.1 a 41.1, mais foi numa situação extrema: dois carros fecharam um outro e mandaram bala nos ocupantes.

abraços.

Amigo,
quer dizer que você desconhece né!
Então tente andar 1 hora em alta rotação sem diminuir aceleração e depois me fale!
Claro, que você andou 1h e 40 minutos mais veja a sua velocidade(entre 17 e 35 km) Claro que neste velocidade nenhum motor irá fundir.
O Carlos está com toda a razão, se o nosso colega andou 1 hora em alta rotação sem aliviar, é óbvio que o motor funde sim.
Eu já andei mais de 2 horas e sempre em velocidade entre 25 e 30 e o meu motor continua beleza.
Era só isso.

flavio.x

New member
Já acompanhei um passeio ciclistico certa vez (sim, eu sou mau hahahaha), e foram cerca de 2 horas de passeio, mas sempre sossegado.
Entre 30 e 45 km/h com uma parada na metade do caminho (cerca de 30 km de passeio)

OswalTech

New member
Amigo,
quer dizer que você desconhece né!
Então tente andar 1 hora em alta rotação sem diminuir aceleração e depois me fale!
Claro, que você andou 1h e 40 minutos mais veja a sua velocidade(entre 17 e 35 km) Claro que neste velocidade nenhum motor irá fundir.
O Carlos está com toda a razão, se o nosso colega andou 1 hora em alta rotação sem aliviar, é óbvio que o motor funde sim.
Eu já andei mais de 2 horas e sempre em velocidade entre 25 e 30 e o meu motor continua beleza.
Era só isso.

Salve bit´s Passaro de fogo.

- Realmente não tinha visto por esse angulo, eu tinha analizado apenas na questão Tempo percorrido pela Velocidade variável e não pela (X) Velocidade constante por 1 hora.

- Pois bém, e sobre a tal agulha e sulco que os senhores falam tanto. O quê seria isso? e qual a sua finalidade (utilidade)?

Bom, eu sei que ao apertar um parafuso com mola no carburador , fez com que o motor melhora-se, pelo menos quando eu paro o motor não mais morre de forma instatanea, já até parou mais agora demora.

Abraços.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
A postagem sobre a possibilidade do motor fundir é um caso específico e a parte...

Contava o amigo que tinha vendido a motorizada de 50cc e saiu para a "última" volta... Andou "empolgado" por mais de uma hora em altas rotações e depois o motor não ligava... Porque será hein?

Muito foi postado aqui sobre BICICLETAS MOTORIZADAS e é disso que estamos falando... Trabalhar, lazer, pequenas viagens e por ai vai... Já andei com a minha entre Niterói onde moro e Saquarema distante uns 70Km... Viajei tranquilo pela litorânea em velocidades nunca superiores a 40 Km/h... Duas pausas para apreciar a paisagem e esticar as pernas... Meu motor cinquentinha já está com 20.600 Km rodados e é TOTALMENTE original...

Quer pilotar "empolgado" faça, mas sempre ciente dos riscos que correrá...

Sobre a vela partimos da máxima de que não existem dois motores iguais... Duas bicicletas motorizadas iguais... Em umas a vela original Z8C responde melhor que a NGK B5HS e vice versa... Pássaro de Fogo me conhece a um tempo e disse exatamente o que eu diria... Em time que está ganhando não se mexe... Não mesmo... Abç

Oi Carlos, eu estou com a mesma experiencia do Bruno Meireles e por coincidencia minha bike tambem com 80km. Eu troquei a vela para a ngkb5hs e piorou ficou lenta fraca igual ele disse. Aí voltei para a antiga que tava ""Master"", nao mexí nos sulcos tambem não, só diminuí a quantidade de oleo para 40ml. olha cara virou um foguete, . Só ando na alta, colo o ponteiro do velocímetro de 60km hora, nem sei quanto tá andando mas, só sei qu tá acima de 60 km hora. Trabalho todo dia com ela. Tá andando com força. E ela é de 50 cilindradas em !!! Só nos morros fortes que eu pedalo , morros fracos ela sobe na boa. Tõ querendo comprar outro motor, mas de 80 cilindradas para colocar em uma outra. eheeeheheheheheheh !!!!!!!

Carlos Mayer

New member
Na 50cc talvez (pelo seu jeito de pilotar fosse melhor uma vela tão quente quanto a original... Tipo uma B6HS ou B7HS... Agora um conselho ficar andando só em alta reduz muito a vida útil do seu motor... Falo por experiência própria pois também tenho uma 50cc 2 tempos... E a minha andando no "sapatinho" já passou dos 21.000 Km rodados... Forte abraço

mallagoli

New member
ficou a duvida, vc sabe Mayer que sou motocicloboy, no periodo das 10:30 as 14:00 parou poucas vezes chego a andar na mesma entrega 1:30 não tenho a menor ideia da velocidade que ando, pois nao tenho velocimetro ainda,, mas claro que nao voou, dou uma acelerada firme, atinjo uma certa velocidade e deixo ela ir sozinha e vou nessa ate chegar no destino, mas voltando, faço entregas no 1º trabalho das 10:30 as 14:00, no 2º das 17:00 as 18:30 e no 3º das 19:00 as 01:00. Eventualmente ando com ela de manha e atarde, seja para resolver problemas pessoais, seja para passear. Ha algum problema no que faço? estou sacreficando a "Magrona"?
Tem como ver em alguma marcaçao nela quantos km ja rodei? existe isso? pq como não tenho velociemetro fica meio complicado saber dos 500km...
Por enquanto não posso comprar o velocimetro, é um sonho meu, outro sonho é um pezinho central, mas como pai de familia vcs sabem que raramente sobra dinheiro.
Ps, Mayer, vc é O cara, li seus posts sobre customização,
Quem sabe um dia eu monte uma para passear, ou pelo menos deixo Magrona bonita, aí coloco fotos, pq ela é uma bike velha, descascando, sem uma pintura exata, ela é meu meio de trabalho, de ganhar dinheiro, mas gosto muito dela, faz parte da familia agora.
Abraço a todos, desculpem minhas perguntas, mas nao entendo bu7lhufas de motor.

Carlos Mayer

New member
Amigo se você anda em velocidade compatível para o tamanho de seu motor, faz paradas para ela "descansar" a máquina e utiliza a quantidade correta de óleo não tem com o que se preocupar... A minha 50cc 2 tempos passou dos 21.000 Km mas isso em 4 anos de uso...

O velocímetro é importante para que você saiba quando terminará o período de amaciamento e possa diminuir a quantidade de óleo 2 tempos misturada à gasolina como indicado no manual... Que só te traga alegrias... Forte abraço

ahh Carlos, eu sei mas, acho que irei comprar uma de 80cc, pq a de 50 muito fraca. quero que ela me ajude a subir morros mais que ajuda, muito fraquinha. Aqui em BH tem uito morro, sofro aqui viu. Vem pra cá pra vc ver. Nas retas é uma maravilha . . .

OswalTech

New member
Salve bit´s Carlos

80cc com 205km.

Carlos, em relação ao termo alta e baixa, seria baixa até velocidade de 35km/h.
Outra percebo que quando necessário e ultrapasso a velocidade de 35km/h, do lado direito ouço um barulho como se fosse batendo lata, isso é normal no período de amaciamento?

abraços.

Carlos Mayer

New member
Normalmente considero velocidade baixa 50% do que o motor pode andar... Então seria mais ou menos 30 ou 35 Km/h... Não Oswaldo não é normal um barulho semelhante a batida de lata durante o amaciamento... Pode ser o atrito entre as engrenagens da embreagem indicando que é chegada a hora de engraxá-los... Abç

Olá amigo tenho um motor 80cc com 3500km ******** mas derrepente a vela original z8 parou de funcionar limpei funcionou mas nao deu certo dai comprei uma ngkb5ks mão ficou lenta perdeu forca na subida será que e melhor comprar uma horiginal