Vela de Ignição

Carlos Mayer

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Alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado da vela de ignição.

As velas de ignição são vitais mas poucas pessoas as verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.

Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.

RESÍDUOS DE IMPUREZAS

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Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.

Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.

Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.

Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.

RESÍDUOS DE CARVÃO

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Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.

Causas - 1) Ignição atrasada - 2)Mistura ar/gasolina demasiadamente rica - 3) Filtro de ar obstruído - 4) Deficiência de energia para ignição - 5) Uso excessivo do afogador - 6) Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo - 7) Vela de ignição muito fria.

Soluções - Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias. Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto.

CARBONIZAÇÃO ÚMIDA

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Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.

Causas - Anéis do pistão ou cilindro desgastados. Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados. Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.

Soluções - Substituir os anéis ou retificar os cilindros. Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro. Corrigir a proporção óleo/combustível.

VELA ENCHARCADA

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Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.

Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.

Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.

Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
 
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Carlos Mayer

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SUPERAQUECIMENTO

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Problema - O motor "rateia" e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.

Causas - 1) Ponto de ignição adiantado. 2) Mistura ar/combustível muito pobre. 3) Deficiência no resfriamento do motor. 4) Aperto insuficiente de vela. 5) Combustível de baixa octanagem/qualidade. 6) Vela de ignição muito quente.

Soluções - Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias. Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor. Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.

ISOLADOR QUEBRADO

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Problema - Falha e baixo desempenho do motor.

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.

Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.

Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.

PRÉ IGNIÇÃO

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Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.

Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.

Causas - 1) Ignição excessivamente adiantada. 2) Deficiência no resfriamento do motor. 3) Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão. 4) Vela de ignição muito quente.

Soluções - Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor. Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão. Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.

VELA EM ÓTIMAS CONDIÇÕES

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Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.

Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.

Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe a vela e regule a folga do eletrodo a cada 1.000 km e troque-a conforme a especificação no manual do proprietário.
 
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