Carlos Mayer
New member
Alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado da vela de ignição.
As velas de ignição são vitais mas poucas pessoas as verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.
Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.
RESÍDUOS DE IMPUREZAS
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas - 1) Ignição atrasada - 2)Mistura ar/gasolina demasiadamente rica - 3) Filtro de ar obstruído - 4) Deficiência de energia para ignição - 5) Uso excessivo do afogador - 6) Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo - 7) Vela de ignição muito fria.
Soluções - Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias. Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto.
CARBONIZAÇÃO ÚMIDA
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.
Causas - Anéis do pistão ou cilindro desgastados. Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados. Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções - Substituir os anéis ou retificar os cilindros. Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro. Corrigir a proporção óleo/combustível.
VELA ENCHARCADA
Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
As velas de ignição são vitais mas poucas pessoas as verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.
Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.
RESÍDUOS DE IMPUREZAS

Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO

Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas - 1) Ignição atrasada - 2)Mistura ar/gasolina demasiadamente rica - 3) Filtro de ar obstruído - 4) Deficiência de energia para ignição - 5) Uso excessivo do afogador - 6) Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo - 7) Vela de ignição muito fria.
Soluções - Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias. Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto.
CARBONIZAÇÃO ÚMIDA

Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.
Causas - Anéis do pistão ou cilindro desgastados. Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados. Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções - Substituir os anéis ou retificar os cilindros. Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro. Corrigir a proporção óleo/combustível.
VELA ENCHARCADA

Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
Última edição: