Vazamento de óleo pelo Clutch Box

Boa Noite Carlos, minha 4 tempos está com vazamento no retentor de óleo do motor atras dos pads como já postei no Tópico anterior. Ficaria muito grato se vc postasse aqui algumas dicas ou um passo a passo a partir da retirada do parafuso central que fixa os pads, pois não consegui sacar os pads, retirei tbm os parafusos do flange (06) e o mesmo continuou colado ao motor. Este flange é com junta, colado ou veda no espelho da peça ao motor, se for colado, qual cola uso para remonta-lo ? como descolar ele do motor sem danificar a peça ? Ficarei muito agradecido se me quebrar este galho. Forte Abraço Amigo !!

Carlos Mayer

New member
Olá, Ricardo

Não há necessidade de soltar a tampa lateral do motor para trocar este retentor...

Coloco uma imagem para facilitar as dicas que vou te dar...

PQAAAPPSXFJz2GyTdn7-7M-2YnEAYVxKlUkyOWqMRIO1YaT0XQcKNQLRNVtFqqIjjLzngj1dVsyqJDz2dYvZZ2A3jE4Am1T1UDinsKW_CQmkTFi3HQw8X0UdlShc.jpg

1º Solte as três molas

2º Solte o parafuso central

3º Encaixe uma chave de fenda de cada lado dos pads colocando a ponta das chaves por baixo dos mesmos

4º Levante-as com pequenas "pancadas" e o conjunto de pads sai

É fácil retirá-los já que o eixo é cônico e basta uma leve pressão para soltar o conjunto.

Tão logo você retire os pads encontrará o retentor. Com uma ferramenta de ponta (uso um raio de bicicleta afiado no esmeril) fure o retentor e levante-o. Sairá com facilidade. Então basta colocar o retentor novo no lugar. Se tiver a mão veda juntas ou cola de silicone sugiro que o local seja limpo com gasolina e uma fina camada seja passada entre a carcaça e o retentor novo. Aguarde um tempinho tipo 1 ou 2 minutos para que a "cola" comece a secar e instale o retentor novo.

Não precisa mesmo abrir a tampa pois ele ficará apoiado sobre a engrenagem menor que aparece na foto abaixo...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t2olJBTJo9OMQysL6S282DOp5r79S_en6pCW4cyiQ_p8zbaWfd70tIv8lX9AG5eXx1djWye2GQl1gaXYiZKazCAJtU9VC_4yccPh0cMJSrzBIKXXT93bpgJQ.jpg

Se tiver alguma dúvida no procedimento é só falar Ok. Forte abraço amigo

matheus19

New member
Comprei meu motor a pouco tempo e ele está vazando óleo pelo retentor, acho que e mais facil eu comprar um retentor e eu mesmo trocar...

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

Tem certeza que está vazando óleo pelo retentor???

Para acessar os retentores é necessário desmontar parcialmente o motor.

O da esquerda só é acessado retirando-se a clutch box e o conjunto de pads. O da direita só é acessado retirando-se a carenagem do pull start e a ventoinha... Em ambos os casos você comprometerá a sua garantia (caso ainda esteja no praz de garantia).

Se o óleo que você menciona aparece na clutch box, exatamente onde as duas metades da clutch box se encostam o que está vazando é a graxa que está ficando liquefeita e não óleo... Neste caso basta seguir o Tutorial postado aqui no Fórum, abrir a clutch box, remover a graxa velha com pincel e gasolina e aplicar graxa nova... Forte abraço

matheus19

New member
Então Carlos dando a continuidade, faz umas duas semanas que eu troquei o retentor do motor do lado da embreagem que estava vazando, retirei o velho e coloquei o novo usando as dicas que você postou aqui... mas acontece que ele continua vazando, ele começa a vazar óleo quando eu ando a 40Km/h, ou seja quando o motor está em alta rotação, a duvida é por que está vazando quando atinge 40Km/h? percebi que a campânula está meio desalinhada será que pode ser a causa? motor está com 238km rodados...

tioruja

Member
Olá,
Aproveitando que o Matheus falou em campânula desalinhada, vou comentar que na primeira saída com a 4T senti uma pequena trepidação na hora que os pads tracionam na campânula , resolvi verificar a causa e constatei que era campânula decentralizada, então encomendei uma campânula nova, troquei a campânula, e para minha surpresa, a nova estava mais decentralizada que a original, dai conclui que talvez já fosse decentralizada de propósito, para os pads não patinarem depois do agarre.

Carlos, com o relato do Matheus, será que minha conclusão esta correta ?

matheus19

New member
Eu suspeito justamente que é essa descentralização que faz o motor vibrar quando chego aos 40km/h ai faz com que o óleo vaze... ate tentei alinhar a campânula mais não consegui tirar a porca que segura ela.

tioruja

Member
Matheus, não tem como ajustar , porque a campânula também é rosqueada no eixo, realmente não é fácil e tirar, para tirar a porca eu travei a campânula com dois pedaços de madeira e dois grampos, depois para tirar a campânula que também e rosqueada , prendi a outra ponta do eixo num torno (cuidar para não danificar a parte que encaixa no rolamento) , dai é só prender a campânula com um alicate de pressão e girar, é rosca direita.

Vamos esperar o parecer do Carlos.

Abç.

Carlos Mayer

New member
Olá Matheus e Tioruja

De fato as campânulas não são perfeita ou absolutamente alinhadas já que não são balanceadas... Pequenas variações existem e realmente causam oscilações quando em funcionamento mas não o suficiente a ponto de causar danos ao retentor do virabrequim. Devemos levar em consideração que após poucos quilômetros de uso os próprios pads acabam desgastando a superfície da campânula e acabam acomodando-se a ela...

Estou hoje no meu terceiro kit de 4 tempos e nunca precisei substituir a campânula por quebra, problemas relacionados a vibração ou mesmo danos ao retentor do virabrequim. Uma solução seria retirar a campânula e levá-la a um torneiro mecânico de forma que fosse avaliada e se fosse o caso devidamente balanceada.

Com relação a troca do retentor Matheus é preciso saber se você usou o retentor original ou similar de boa qualidade e a forma como inseriu o retentor no eixo. Acredite que uma batida de mal jeito e o funcionamento acaba comprometido. Trancos na clutch box também podem "empenar" a campânula e até romper as molas de retorno dos pads (já vi os dois casos em motores que consertei em minha oficina).

Por curiosidade abrirei um dos meus kits amanhã (Domingo) e verificarei a situação da campânula dele. Volto com os resultados Ok. Forte abraço aos amigos

matheus19

New member
Então Carlos eu usei retentor original da bicimoto, eu usei a mão inicialmente para por o retentor, mas depois usei a chave de vela do kit 2t usando o bocal maior fui empurrando de pouco em pouco ate ele ficar alinhado, e com uns 4mm de profundidade. abraço.

Carlos Mayer

New member
Olá Matheus

A posição correta do retentor e encostado... Eu sempre aplico veda juntas em volta antes da aplicação... Será que ele não entrou torto ou de mal jeito?

claytoncbp

New member
Olá Carlos Mayer como vai, Carlos me ajuda numa suspeita, hoje quando fui trabalhar com minha motorizada 4tempos notei que está fazendo uns ruídos diferente uns estalos,tipo ferro encostando com ferro, dentro do clutch box, e minha motorizada está em amaciamento ainda com 345KM rodados, será sinal por falta de graxa ou pode ser outro problema, ainda não abri pra ver, pois gostaria de saber primeiro sua opinião desde já agradeço.

Carlos Mayer

New member
Olá, Clayton

A quilometragem está baixa para pensarmos em desgaste dos pads por exemplo. Por menos graxa que a clutch box tenha ela não chega a fazer barulhos como menciona. Minha suspeita recai sobre as molas de retorno dos pads. Uma pode estar solta e raspando na campânula ou mesmo partida ou a própria campânula...

Eu abriria para verificar e aproveitaria a ocasião para uma bela limpeza e engraxada... Dois sachês de graxa grafitada ou azul são suficientes para engraxar a clutch box no capricho. Forte abraço