Troca de óleo

imneon

New member
Ola Pessoal,

Falta pouco para eu chegar aos 200km com a minha motorizada. =)
Porém tenho uma dúvida. Sempre consulto os manuais disponibilizados nos links do fórum e aparecem esses dois dados:

Screen shot 2013-06-02 at 7.42.20 PM.jpg e esse aqui Screen shot 2013-06-02 at 7.42.46 PM.jpg

Eu estava sempre me baseando pelo segundo com as informações relacionadas a kilometragem. Mas tem essa outra opção que é em horas. Como meço por GPS para saber velocidade média, distância e tempo de uso sei que das 10 horas eu já passei faz tempo. Mas estou cehgando aos 200km em breve.

Gostaria de saber qual desses dois manuais a gente deve tomar como base e também se o procedimento desses 200km deve ser aquele de retirar o motor, tirar todo o óleo, ou se é algum outro tipo de manutenção.

Abs.

Última edição:

Ademberd

New member
Olá Imneon, na minha eu fiz a troca de óleo com 200Km rodados, segui as dicas do Carlos, dei uma ligada no motor para um pequeno aquecimento e circulação do óleo, depois coloquei a roda dianteira em uma pequena rampa para que a mesma ficasse inclinada para trás facilitando assim a saída do óleo; para colocar os 250Ml do óleo usei um pedaço de mangueira conectada num funil, agora com a roda traseira na rampa, invertendo assim a inclinação do motor.

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

O fabricante de nossos motores comercializam as unidades de 50cc 4T para motorização de bicicletas e também como motores estacionários... Se o motor for utilizado em uma bicicleta valem os 200 Km, se for usado como estacionário (gerador, moto-bomba etc.) vale a troca do óleo a cada 10 horas de uso...

Faço exatamente o mesmo procedimento que o Ademberd... O funil na ponta da mangueira é uma mão na roda e evita um monte de sujeira. Aqui em Niterói não encontro mais o óleo mineral 10W30 da Honda que usava, passei a comprar o Havoline 10W30 (1/5 do preço) que é semi sintético e fiquei surpreso na última troca (já aos 500 Km de uso) em como o óleo estava limpo. Bem mais limpo que o Honda que eu usava...

Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Era o mesmo que eu usava Ademberd...

Primeiro o posto aqui perto de casa aumentou o preço para quase R$ 50,00 o litro do Honda, e depois simplesmente deixou de vendê-lo... Na falta deste parti para o Havoline semi-sintético 10W30 e estou bastante satisfeito com ele... Forte abraço

imneon

New member
Ola pessoal,

Para remover o oleo voces retiram ele pelo mesmo lugar que colocamos ou voces tiram aquele parafuso que fica debaixo da tampa de oleo?

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

Funcione o motor por alguns minutos para que o óleo esquente um pouco (sairá mais facilmente). Afrouxe o parafuso metálico que fica abaixo do que tem a vareta com uma chave de 10mm. Incline a bicicleta levantando a roda dianteira coloque um pote para recolher o óleo usado e retire então os dois (parafuso de metal e o bujão preto). deixe que o óleo escorra até não mais sair nada... Recoloque o parafuso metálico dê o aperto necessário e abasteça o cárter com 250 Ml de óleo 10W30... Forte abraço

PS. Eu uso um pedaço de mangueira preso a um funil... Faz menos sujeira...

Fabio Jacob

New member
Bom dia amigos, gostaria de saber se tem algum problema em misturar duas marcas diferentes de óleo 2T mineral. Pois como eu compro de 2 em 2 litros a mistura do óleo que tinha estava quase no fim, então misturei 63 ml da marca Ipiranga e 63 ml da marca Castrol na gasolina. Esta funcionando normal, porém fiquei na dúvida se pode causar algum dano tipo de carbonização...? Grato