Trinca no ressalto do cilindro

gl0007

New member
Um salve a todos!

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que compartilham conhecimento aqui no fórum. Acesso aqui desde o final de 2019 e sempre encontrei informações úteis, no entanto, nunca vi isso acontecer antes então decidi criar uma conta e postar este tópico.

Há alguns dias, estava subindo uma ladeira bem íngrime (já faz parte do meu trajeto) e no final dela, escutei barulho de compressão vazando. Desliguei o motor e fui até em casa com o motor desligado.
Analisando depois, percebi que a junta do cabeçote havia queimado. Não estava a usar a junta de metal original pois o frete ficou muito caro pra minha regiao, entao usei 2 juntas velumoide, as quais queimaram depois de uns 4 meses de uso.

Fiz a troca da junta, reapertei o cabeçote como sempre fiz ao descarbonizar o motor e fiz um teste de 1km. Voltei pra casa para refazer o aperto depois que o motor havia esfriado, e então me deparei com a seguinte situação:

Reparei uma trinca na horizontal, embaixo do ressalto do cilindro. Alguém já viu isso acontecer? Dei uma volta com a motorizada hoje e não percebi vazão de compressão, mas confesso estar preocupado... Vou tentar postar foto

co

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Não consegui ver direito onde é. Mas imaginando onde seja, deve ser por falha na fundição do motor. Talvez com o tempo, venha a aumentar a trinca. Vale continuar acompanhando. Evite superaquecer o motor.

gl0007

New member
Não consegui ver direito onde é. Mas imaginando onde seja, deve ser por falha na fundição do motor. Talvez com o tempo, venha a aumentar a trinca. Vale continuar acompanhando. Evite superaquecer o motor.
Fala Nelson!! Blz? Então, a trinca está na horizontal, entre a primeira aleta do cilindro e o ressalto, onde fica a junta. Ainda que seja pouca coisa, é um espaço que cabe uma navalha daquelas de barbear hehe

Com o tempo certamente a trinca aumentará... seria arriscado demais lixar o ressalto e compensar esse espaço com algumas juntas?
Pelo menos até ter uma gordurinha financeira para comprar um kit cilindro novo, já que a utilizo para fazer entregas e os app não pagam muito bem...

Por hora passei silicone de alta temperatura, sem desmontar nem nada, só por fora mesmo.

Aproveitando sua experiência, saberia me dizer se:
A quantidade de óleo pode vir a alterar o ponto de explosão do motor?
Excesso de óleo também causa superaquecimento? (Utilizo 35ml/L Lubrax Semi-sintético)

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Também uso o lubrax semi sintético, mas coloco 25 ml. Acho que o mais seguro seja acima de 30 ml mesmo, entre 30 e 35 ml. Sou eu que gosto de vela sequinha mesmo. Estou com 5000 km só nessa quantidade e a camisa do pistão está lisinha.
Bem, quanto ao excesso de óleo, pode dar aquecimento sim, mas 35 ml tá bom.

gl0007

New member
Chegou a ver a parte de dentro do motor ? Se a trinca aparece por dentro ?
No momento que abri para trocar a junta, ela não estava aparente por dentro não... Porém, é exatamente essa questão que me preocupa, a trinca abrir pra dentro. Só percebi essa fissura depois de ter fechado o motor, e como toda vez que o abro faço a troca das juntas, não queria reabrir tão cedo. (Na parte do cabeçote acabei por usar 2 juntas já que não conseguiria trocar a junta inferior do cilindro dessa vez).

Supondo que essa fissura se tornasse visível pelo interior do cilindro, tu consegue imaginar quais sinais o motor apresentaria?

Sobre o óleo, valeu pela clareza de informações!! Não à toa que meu motor já tem 2 anos trabalhando, fico feliz em saber que fiz certo nesse quesíto hehe

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Use a junta de alumínio original. Evite de ficar mexendo no motor. Todos esses reapertos do motor podem aumentar a velocidade em que a trinca se aprofunde.
O primeiro sintoma da trinca afetar motor é a perda de potência e a falha no motor, como estivesse fora do ponto. Algumas borras pretas podem ser visíveis na raiz da trinca.