travamento do motor 80 cc

Luís Ricardo

New member
Boa noite, eu tenho um motor 80cc, e um pininho do rolamento da biela quebrou e subiu pra cima do pistao, riscando a camisa e danificando o pistao com o cabeçote... Gostaria de saber o porque isso ocorreu?
isso resultou no travamento do motor!

Carlos Mayer

New member
Olá Luis...

Antes de responder sua mensagem queria agradecer pelo envio do e-mail comunicando a postagem indevida. Ela já foi devidamente apagada no outro tópico. Obrigado...

Você esqueceu de mencionar a quilometragem de seu motor e em que circunstâncias o que relatou se passou... Para que uma das agulhas do rolamento da biela se solte é necessário no mínimo uma de duas condições super aquecimento ou falta de lubrificação...

Informe a quilometragem de seu motor, quando ele foi comprado e se possível como isso aconteceu (andando, ligando etc) para que possamos ajudá-lo Ok. Forte abraço

Luís Ricardo

New member
Intao Carlos, o motor esta com 600 km, ele foi comprado a aprox. 3 meses atras. eu liguei o motor, e andei por uns 10 metros e começou um barulho no motor, como se tivesse escapado alguma peça la dentro, o barulho aumentou de uma hora pra outra, eu apertei a embreagem e ela ela morreu e nao pegou mais! levei ela no mecanico e foi nisso que resultou

Carlos Mayer

New member
Ok... Você seguiu as recomendações do período de amaciamento (primeiros 500Km)? Ou seja usar 63Ml de óleo 2 tempos mineral para motores refrigerados a ar e maneirou na aceleração? Após o amaciamento fez alguma alteração na mistura? Empobreceu ou enriqueceu a mistura? Trocou a vela?

Que óleo 2 tempos você estava usando? Já vi motores fundidos e até mesmo travados por falta de lubrificação devido ao uso de óleo sintético e semi-sintético... Até óleo vegetal de kart já vi usarem e deu zebra...

Estas perguntas Luís eu faço no intuito de descobrir uma pista que nos leve ao porque?

No mais amigo infelizmente só te restará trocar as peças danificadas e colocar a motorizada para andar novamente. Seu caso realmente é inédito... Uma motorizada com apenas 600 Km rodados ter o rolamento de agulhas estourado dentro do motor... Imagine você que tenho uma cinquentinha 2T a mais de 3 anos e meio e com quase 17 mil Km rodados agora sem qualquer problema...

Peça que o mecânico verifique a parte de baixo do motor em busca de resíduos de metal que poderão causar problemas no futuro... mantenha-nos informado sobre o andamento Ok...

Luís Ricardo

New member
sim, segui corretamente, 63 ml de oleo 2 tempos mineral para motores refrigerados a ar, e oscilava sempre na aceleracao, e nao exigindo o maximo do motor!
nao fiz alteracao na mistura nao, nem enriqueci e nem empobreci e nem troquei a vela.

sim sim, compreendo, para poder achar uma solucao, porque tambem fiquei na duvida

sim, suspeitei, motor eh novo pra acontecer algo desse tipo, e eu sempre usei ela normal, sem forcar! mais nao pode ter ocorrido alguma aceleracao alem do suportado, ou pelo motivo de alguma gasolina de baixa qualidade?