Substituiçao do Espaçador junta da tampa do cilindro 80cc

Ed1972

New member
Boa Tarde,

Talvez por falta do reaperto dos parafusos recomendado a cada 2000km, tive a junta da tampa do cilindro danificada, causando escapamento da compressão através região danificada.

Recebi a peça de reposição hoje e gostaria de saber se há alguma recomendação especial na montagem dessa junta. Aplica-se algum tipo de veda junta de alta temperatura?

Como saber o torque adequado nos parafusos?

Desde já agradeço e aproveito para manifestar minha satisfação com o meu kit 2t 80cc instalado numa Caloi ALUMINUM do início dos anos 90 :cool: (seguem algumas fotos)

Abraços

Eduardo
 

Anexos

  • 001.jpg
    001.jpg
    98.9 KB · Visualizações: 22
  • 002.jpg
    002.jpg
    113.4 KB · Visualizações: 21
  • 003.jpg
    003.jpg
    97 KB · Visualizações: 18

Ed1972

New member
Roland,

Obrigado e desculpa pela demora em responder. Como só tinha tempo pra montar a junta no dia que postei, resolvi o problema no dia, mas não tive oportunidade de voltar ao forum até recentemente, quando percebi a sua resposta. Aproveitando então a oportunidade, deixo aqui o procedimento que utilizei:

Fiz o aperto utilizando um procedimento interessante até para "sentir" o mecanismo da máquina. Pode ser útil também para aqueles que possam ter dificuldade de traduzir o valor de torque recomendado em efetiva força a ser aplicada na chave de soquete como desta foto SOQUETE.jpg. Segue abaixo:

1) Faça a montagem mas deixe as porcas folgadas
2) Segurando no volante, solte a embreagem e caminhe com a bicicleta alguns metros
3) Perceba como o motor gira deixando escapar ar pela junta
4) Em etapas sucessivas (no meu caso iterei umas 7 vezes):
a) dê um pequeno aperto incremental nas 4 porcas - lembrando que sequencia de aperto deve obedecer que a primeira e segunda porcas devem ser diagonais.
b) Solte a embreagem e caminhe ao alguns metros empurrando a bike.
c) Perceba um incremento na resistência ao giro da roda - causado pela compressão do ar na subida do pistão. A partir de um certo aperto dá pra ouvir a compressão escapando pela junta ao caminhar com a bicicleta com a embreagem solta

Repetindo sucessivamente os itens a) até c) do passo 4, chegará um ponto em que a roda vai travar por completo. Nesse ponto faça um certo peso sobre o celim e sinta a força que é necessária pra vencer a compressão. Note se ainda há som de ar escapando. Continue aplicando pequenos incrementos de torque nas porcas. Chegará um ponto em que o aperto incremental não causará aumento na força necessária sobre o celim pra vencer a compressão girando a roda sem deslizar e sem emitir som de escape de ar do cilindro. Neste ponto a junta está vedando.

5) Após finalizar o passo 4, aplique mais 10% a 20% (um pequeno incremento) da força - sobre o braço do soquete - que havia sido aplicada na última repetição do passo 4

Com isso tem-se a certeza, sem saber o torque recomendado e sem ferramenta pra medir torque, que se está aplicando torque adequado pois foi aplicado um pouco mais do que o suficiente para reter a compressão, portanto garantindo também que não se estava próximo do nível máximo de torque admissível para evitar o espanamento das roscas dos parafusos.

Olhando agora a informação do torque recomendado:

12 lb*ft = 165.9 kgf*cm

O que eu dispunha era de uma chave de soquete com comprimento de B= 13cm do centro do soquete até o ponto de apoio da mão (ponto médio da região recartilhada na foto).

Portanto:

Com o torque a aplicar: T=12 lb*ft = 165.9 kgf*cm, a força a se fazer no braço da ferramenta de soquete é de

F=T/B => F=165.9/13 = 12.8kgf.

Pelo que me lembro, foi bem próximo disso o que apliquei. Percebe-se que é uma boa força pra ser aplicada numa chave de soquete posicionada no plano horizontal.

Não tem meio de transporte mais versátil!

As elétricas ainda tem muito a evoluir na autonomia, praticidade ( motor a combustão "recarrega" em 1 min em qualquer posto de gasolina) e custo.

Obrigado!

Eduardo Lustosa
 
Top