Sobre filtro gasolina

lyndell

New member
Fala galera, tenho uma dúvidazinha besta comigo.
Seguinte, recentemente comprei um filtro de gasolina de moto conforme consta até no manual do usuário do motor 80cc

Agora, reparando na coloração da gasolina nos dois terminais do filtro achei que podiam estar um pouco diferente, ou seja, posso estar errado mas queria saber se o filtro acaba filtrando um pouco do oleo da gasolina, ou eu estou querendo ver demais mesmo.

E aí, oque acham??

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Olá Lyndell

O óleo 2T ao ser misturado à gasolina se dissolve completamente. Passa pelo filtro normalmente e "volta" à condição de óleo quando queimado com a gasolina dentro da câmara de combustão quando os resíduos desta queima lubrificarão as partes móveis do motor.

De modo geral os fabricantes de motores de 2T para as mais diversas finalidades sugerem que sistemas de filtragem sejam instalados na linha de combustível isso vale para geradores, roçadeiras, motores de ultra leves e trikes, scooters e motocicletas e inclusive os estacionários multi uso.

Não se preocupe Ok. Forte abraço

Berthy

New member
Bom meu caro lyndell, eu experimentei utilizar um filtro parecido com este da foto, funciona porém percebi que minha bicicleta perdeu muita potencia, o motor apresentou ruido de falta de lubrificação após o motor ficar quente. Parece que filtro como este o elemento filtrante retém um pouco o oléo sim. o que resolveu no meu caso foi utilizar filtro de tela. O elemento filtrante é uma tela metálica. Filtra bem e nãoretém óleo algum. O mais importante é muito barato o difícil é encontrar.

Carlos Mayer

New member
Originalmente todos os kits da Bicimoto possuem torneira de combustível com filtro de tela metálica. Esta inclusive deve ser limpa periodicamente já que seu entupimento pode comprometer o fornecimento de combustível ao carburador.

Esta dúvida sobre o filtro reter óleo 2 tempos eu tirei com o SAC da Fram que fabrica filtros de todos os tipos e tamanhos e está a mais de 30 anos no mercado. A resposta que eu recebi foi a seguinte.

" A nossa linha de filtros de combustível retém apenas as partículas sólidas presentes no combustível. Em resposta à sua pergunta sobre motores que utilizam óleo 2 tempos: Quando diluído à gasolina o óleo 2 tempos praticamente desaparece já que possui aditivos que aceleram o processo de diluição. O mesmo voltará a apresentar suas características originais de lubrificação e viscosidade apenas no momento da explosão já dentro do cilindro. Nossos filtros são indicados para motores 2 tempos de qualquer aplicação. Jet Skis, Moto-serras, Karts, motocicletas e scooters, motores estacionários, grupos geradores etc. Quanto à sua pergunta sobre a alteração na coloração do elemento filtrante, ela se dá pois tanto a gasolina quanto o óleo 2 tempos possuem corantes e os mesmos tingem o elemento filtrante não alterando no entanto sua capacidade de filtragem."

Como pode ver Berthy resposta dada por quem fabrica filtros a mais de 30 anos. Eu mesmo uso filtro na linha de combustível de minha 50cc 2T a mais de 3 anos e meio. Neste período passei dos 11.000Km rodados sem qualquer problema com carbonização ou falta de lubrificação. Em tempo meu motor é standard. Abç