Só funciona com afogador ligado (80cc 2 tempos)

Marcão Valenzi

New member
Minha bicicleta motor 80cc 2 tempos com 20km rodados no max, montei hoje, ela só funciona com o afogador ligado. eu desligo e ela morre mesmo se tiver ligada e desligar o afogador ela morre, ela ficou com o carburador meio inclinado, não sei se pode ser isso. e nao sei se pode ser agulha, e ficou uma peça preta de rosca por dentro e por fora . sobrando... não sei se e de reposição. obrigado. se puder me ajudar.

Anexos

• 2013-09-16 18.04.25.jpg
    2013-09-16 18.04.25.jpg
    88.1 KB · Visualizações: 57
  • 2013-09-17 21.27.32.jpg
    2013-09-17 21.27.32.jpg
    88.5 KB · Visualizações: 57
  • 2013-09-18 22.32.40.jpg
    2013-09-18 22.32.40.jpg
    85.5 KB · Visualizações: 62
  • 2013-09-18 22.32.46.jpg
    2013-09-18 22.32.46.jpg
    80.6 KB · Visualizações: 75

Carlos Mayer

New member
Olá,

O carburador deve ficar na vertical e não inclinado, a cuba deve ficar o mais na horizontal possível de forma que a boia trabalhe corretamente bem como o estilete evitando excesso de gasolina.

Conforme recomendado no manual a agulha do carburador deve ser especificamente instalada com a trava no 3º (terceiro) sulco de cima para baixo que é a mistura indicada para um motor novo.

Comece colocando o carburador para funcionar na posição correta, em seguida verifique se a agulha está com a trava em forma de C no 3º (terceiro) sulco de cima para baixo e tente colocar o motor para funcionar. Para ligá-lo é normal o acionamento do afogador, mas tão logo entre em funcionamento e adquira temperatura de funcionamento o afogador deve ser desligado.

O seu motor é muito novo e o funcionamento nos primeiros dias/quilômetros é um pouco irregular em função da maior quantidade de óleo misturada a gasolina, a própria mistura rica e ainda devido a falta de amaciamento.

A peça a que se refere é um sacador e serve para sacar o pinhão e as engrenagens da bicicleta, não é uma peça de reposição mas uma ferramenta.

A última geração de kits não tem mais o fio branco no magneto.

Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Olá, Marcão

Não é normal a vela de ignição fazer barulho quando o motor entra em funcionamento. Pode estar escapando compressão por falta de aperto, use a chave de velas fornecida com o kit e com o motor frio aperte a vela, se não solucionar o problema o anel de vedação pode estar com problemas ai a solução é trocar a vela por uma nova.

Só posso opinar baseado na primeira foto, sim acho que o carburador está um pouco inclinado para a frente e isso pode explicar o fato do motor estar engasopando (trabalhando com mais gasolina do que o necessário).

Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Olá, Marcão

Infelizmente o carburador não pode ficar inclinado para o lado, ele necessariamente precisa trabalhar na horizontal. Com certeza ai está o problema de excesso de gasolina e motor afogando... Forte abraço

OswalTech

New member
Carlos, será que se encurtar o cano de admissão, que fica entre o carburador e o cilindro, para solucionar a questão do encaixe no quadro comum, teria algum problema para o motor?

2013-03-30 08.32.59.jpg 2013-03-30 08.34.01.jpg em relação ao ângulo do motor com o quadro esta bom?

Abraços

Carlos Mayer

New member
Olá.

Não tenho notícias de alguém que tenha encurtado a admissão. Assim sendo não posso sinceramente imaginar quais seriam os resultados de tal adaptação. Vale ressaltar que existe equilíbrio entre o comprimento da admissão e as medidas do escape de forma que o vácuo seja perfeito e a entrada de combustível na câmara ocorra de forma correta e na quantidade correta. Em relação ao posicionamento de seu motor está tudo Ok... Forte abraço

lobato

New member
Boa tarde o carlos mayer disse que a ultima geração de kits não tem mais o fio branco do magneto , gostaria de saber se tenho que comprar uma nova bobina do magneto com fio branco pra poder ligar o farol 6v/3w

Carlos Mayer

New member
Sim , Lobato

A última geração de kits e de magnetos não tem mais o fio branco. Pelo menos na Bicimoto você não encontrará mais o magneto com o fio branco pois como disse anteriormente o fabricante descontinuou este magneto e fornece para a empresa apenas o de dois fios AZUL (+) e PRETO (-) estes para conexão com o CDI. Forte abraço

lucastrmendes

New member
Boa noite a todos.
Vejam se podem me ajudar. Faz uns 20 km tb que montei minha motorizada, porem e ligo ela espero uns 2 min pra esquentar e tento fechar o afogador (com a alavnquinha para cima ou seja com menor fluxo de ar para o car urador). Ai ela morre mesmo em movimento. Ele so fica ligado se eu pedalar. E pelo som do escapamento acredito que nem ocore a explosão.

Alguma dica. Eu ate fecho um pouco mas se fecha tudo nao vai. E ja verifiquei se nao era o orificio entupido.

Carlos Mayer

New member
Ao levantar a alavanca você está acionando o afogador... Sugiro a leitura do manual de seu kit.

PQAAAPD0oVej5rdpAfUVky8ABM5YbXYTJybZXfKpk2rSiWbKc-hM6EoRZcCSyDBLXcaX4-d8DXml1ZpC96S1b26hbo8Am1T1UJUeAT7steosHsh09AhOVESgeHLJ.jpg

Forte abraço

lucastrmendes

New member
A entendi agora, eu ja havia lido o manual, mas ele não foi muito claro quanto a posição que é considerado ligado e desligado.
E eu pensei que o afogador ligado seria com ele permitindo a maior vazão de ar para a camara da mistura. e não o inverso, então minha motorizada funciona normalmente. Grato.
So mais uma duvida, ja vi algumas motorizadas montadas com a entrada de ar para cima e outras para baixo, a minha esta para cima, mas não tenho certeza que ele veio assim pq um amigo quis abrir e não sei se ele montou certo,

Mas qual seria a melhor posição

Carlos Mayer

New member
Olá, Lucas

O que faz um afogador? Diminui (quando acionado) a entrada de ar permitindo que o excesso de combustível seja queimado e o motor possa voltar a trabalhar com a mistura correta (quando desligado).

No manual CARBURADOR BICIMOTO - MOTORES 2 TEMPOS página 4 5º Item:

5. Alavanca do afogador Levante-a para acionar o afogador recomendável
quando estiver com dificuldades de colocar sua Bicimoto em funcionamento ou
em dias frios. Abaixe-a para uso normal.

Quanto ao filtro de ar, é recomendado que a abertura fique voltada para baixo. Se ela ficar voltada para cima permitirá a entrada de água dentro do carburador e consequentemente dentro do motor podendo causar danos.

Esta é a posição recomendada...

PQAAAJR5L8bo0oC-m1yqzkSJXjhJ1o07mzBwO2HtbeRx8F-aw2FGAuT-WPnEgCweFeGzI-jkkoIF9E_A_y3CSf9nSx4Am1T1UFEQttCUnD5AhIqNu3R1Off8wCCq.jpg

Forte abraço

Davitech

New member
Prezados, o que acontece com a minha é o contrario, não funciona com o afogador ligado, é uma Bicimoto ultima geraçao 80cc 2t com 1020km rodados, vou relatar o que aconteceu.

Ela vinha funcionando normalmente, mas eu nunca havia realizado a limpeza do carburador (que é recomendada pelo manual) então retirei o filtro de ar, lavei com água e sabão neutro liquido, retirei bem o sabão, apliquei óleo 2t mineral sobre ele e retirei o excesso espremendo ele e depois com um papel toalha, coloquei de volta no lugar observando a posição do "buraco" da grade p/ ficar no local certo.

Também, ja que ela ja ta bem amaciada, resolvi mexer na mistura ar/combustivel, entao retirei a agulha de 5 sulcos, que estava no do meio, coloquei um acima e fui andar, achei o motor mais fraco, então coloquei um abaixo do do meio, achei a mesma coisa, motor mais fraco, então resolvi deixar no do meio mesmo, só que quando fui andar continuei achando o motor mais fraco que o de costume, antes ele dava facilmente 55km/h na reta, agora ele chora pra chegar em 45km/h reta. O que sinto é como se o motor não conseguisse alcançar a rpm que alcançava antes, tanto que quando é pra subir ladeira ele sobe do mesmo jeito de antes.

Outro sintoma que apresentou é que ficou muito mais fácil de liga-la, mesmo na primeira ligada do dia, porém eu não posso ligar o afogador que ela morre, ou seja, eu ligo ela com o afogador desligado e ela já fica la esquentando sem precisar acelerar, se eu subir a alavanca do afogador ela "enguia" e morre. Antes nao era assim, eu tinha que ligar o afogador toda vez que ela tava fria, pra ela poder esquentar, se não ligasse o afog ela morria.

Ja me adiantei e comprei uma vela nova p/ testar a mistura, estou aguardando a chegada.

Grato

Davitech
Parece que seu motor está trabalhando afogado,verifique se agulha está no 2° sulco de cima para baixo,e como o motor já esta com 1020 km rodados,ele já deve estar bem amaciado,a mistura de óleo 2 tempos tem de ser de 50 ml de óleo 2 tempos por litro de gasolina.