sera que meu motor vai funcionar depois de tanto tempo parado?

Rafa Jung

Banned
eu tenho um motor 80cc, ele estragor o rolamento do furo superior da biela, o rolamento deixou cair pedaços de metal, isso fez com que o pistão "rasgasse" deixando alguns riscos no cilindro(camisa)
a pouco tempo comprei as peças que estavam faltando (pistao e rolamento) porem não sei se o motor ira funcionar pois ficaram alguns riscos na camisa do cilindro.
há algum problema com esses riscos? o motor esta arado desde 23/12/12 sera que ele ira funcionar normalmente após tanto tempo?
também quero saber como alinhar o cilindro no bloco?

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Rafa

O rolamento superior da biela se chama rolamento de agulhas. Quando isso ocorre é inevitável que ocorram danos no pistão e no cilindro. Nestes casos sugerimos sempre a compra do kit de cilindro e não apenas a substituição do pistão, anéis e rolamento de agulhas.

É muito importante ressaltar que você deve retirar todos os resíduos do rolamento de agulha do bloco do motor ANTES de instalar qualquer coisa. Um pedaço por menor que seja pode subir para o cilindro e o estrago será enorme.

Quanto ao tempo em que o motor ficou parado não tem problema nenhum desde que você limpe o carburador, o tanque, abasteça com mistura óleo 2T e gasolina nova, lubrifique a corrente e depois de remover os pedaços do rolamento de agulhas do bloco aplique um pouco de óleo 2T puro sobre o virabrequim e movimente-o para se certificar de que não está travado.

Pode explicar o que você quer dizer com "alinhar o cilindro no bloco"? Esta não entendi. Forte abraço