RPM's motores 2 Tempos

Antonio Pavani

New member
Bom dia, sei que as motos de hoje em dia possuem um dispositivo chamado limitador que tem como função cortar o giro a fim de proteger o motor mesmo que o usuário "cole o punho" e acelere ao máximo. O mesmo acontece com os motores 2 tempos bicimoto ?

Quando acelero ao maximo com a embreagem desconectada do motor eu não ouço barulho caracteristico de corte como os de moto (giro falhando) , me parece que ela não corta os giros. Isso é verdade ? Sendo assim terei que eu mesmo controlar de ouvido os giros ou posso acelerar ao máximo que ela etá "protegida" ?

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Olá, Antonio

Nossos kits não possuem limitador de giros. Nem os de 2 e nem os de 4 tempos...

As palavras acelerar ao máximo e bicicleta motorizada não combinam meu amigo...

Depois do amaciamento (500 Km rodados) acelerar ao máximo uma vez ou outra como por exemplo em uma ultrapassagem ou situação de emergência é absolutamente normal, agora fazer disso um hábito é mais de meio caminho para ficar a pé... A velocidade de cruzeiro destes motores fica em torno de 50 a 60 % do curso do acelerador e é por ai que devem andar. Forte abraço

Julio Caezar

New member
Ola carlos , aproveitando este topico , tenho algumas perguntas:

1º: qual o giro maximo dos motores 2T da bicimoto por padrão?

2º: Seriam 8000 giros? ou é menos que isso!

3º: Tem como medir estes giros do motor? existe algum velocimetro que consegue medir isso?

Carlos Mayer

New member
Olá, Julio

A rotação máxima dos kits de 2 tempos é de 7.500 a 8.000 RPM com pequena variação entre um kit e outro (principalmente no que toca o amaciamento).

Velocímetro mede a velocidade, conta giros mede o número de rotações por minuto do motor. O indicado pelo Bruno é uma boa opção. Forte abraço

Julio Caezar

New member
Então Carlos , com base nisso que vc postou, posso assumir que no periodo de amaciamento, seria prudente manter o giro do motor em torno de 3500 a 4500 rpm, é uma margem segura pra amaciamento , pergunto isso pois como vou instalar um shift kit a minha velocidade vai variar de acordo com a marcha que estou usando, indo facil acima dos 35km/h que é o recomendado no periodo de amaciamento, então penso em me basear pelo giro do motor, a 3500 rpm em terceira marcha chegaria facil a 48 km/h(baseando-me na planilha do peterson) teoricamente é claro!!!

aguardo seu comentario ...

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Julio

Particularmente eu amaciaria o motor completamente antes de instalar um shift kit. Da mesma forma que o shift kit pode alongar a relação e diminuir as RPM's do motor ele também pode encurtar a relação elevando perigosamente (para um motor ainda não amaciado) as RPM's do motor vindo a comprometer o processo de amaciamento... É a minha opinião Ok. Forte abraço

Julio Caezar

New member
Pois é carlos , dai justamente o meu interresse no conta giros e a minha pergunta sobre uma margem aceitavel de rpms, pois somente com o velocimetro eu não terei um valor confiavel de velocidade x rpm o que poderia desencadiar a relação curta demais que vc mencionou pondo em risco a saude do motor durante o amaciamento...