Rosca do escapamento no cabeçote espanando

Canthalion

New member
Bom dia amigos!

Tenho uma bicimoto a pouco mais de 2 meses, com media de 700km rodados, estou muito satisfeito com a compra, moro em Belo Horizonte e ando em media de 25 km por dia, passando por morros tranquilamente, mas pela segunda vez tive problemas com o escapamento, os parafusos do cabeçote "espanaram" (n sei bem como fala), perdeu aperto, na primeira vez levei ate uma loja de escapamentos e eles reabriram a rosca e refizeram o serviço, isso no primeiro mês de uso, mas agora depois de 3 semanas, um dos parafusos simplesmente se perdeu, saiu por inteiro do cabeçote, gostaria de ajuda com esse problema, comprei ela ja montada, tenho respeitado todas as dicas e andado de maneira segura e evitando qualquer tipo de "baque" para cnservar o motor.
Vale lembrar também que o suporte enviado pela bicimoto não entrou no quadro, inclusive veio desmontado, mas enfim, bolei um suporte p escapamento nao ficar tremendo, mas msmo assim não foi o suficiente..

gostaria se possível de como resolver esse problema e se alguem poderia me indicar algum mecânico de BH que dê manutenção nessas bikes..

Desde já agradeço!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Canthalion,
É uma pena que tenha ocorrido esse problema. Imagino que a fixação do motor no quadro esteja presa com borracha ou outro material....
Um jeito de recuperar a rosca da carcaça do motor é usando uma rosca postiça, como segue o link: http://www.bollhoff.com.br/pt/br/el...ia-em-roscas/reparo-de-rosca-com-helicoil.php
Isso só serve para ilustrar uma solução mas acredito que seja inviável para vc e para muitos usuários da motorizada. Como o problema é crônico, a saída deverá ser outra.
O problema de espanar a rosca (do local de fixação do escape), é causado pela vibração do motor. O escapamento não acompanha esta vibração por estar preso ao quadro. Então, quem acaba sofrendo o acúmulo de tensão são os pontos de fixação (2 furos roscados).
O que fazer então ? No seu caso, 2 possibilidades. A primeira, seria refazer a rosca novamente, com rosca de diametro maior e somar à junta, mais uma junta de silicone. Isto absorverá um pouco esta vibração.
A segunda, seria cortar parte do cano do escapamento e colocar um tipo de "luva" de silicone ou qualquer outro material resistente ao calor. Assim a vibração não será transferido ao escape e não forçará a área da rosca. Já cheguei a ver isso no fórum mas agora não sei onde está. Se eu achar, posto a foto dele depois.
Bem, esta é minha visão da solução... Espero que outros possam ajudar com mais ideias.
:cool:

Canthalion

New member
Pois é, foi exatamente o que fiz quando aconteceu da primeira vez, refiz a rosca com dia metro maior e vedei com silicone de alta temperatura, mas pouco tempo depois o problema se repetiu, meu medo é ir fazendo isso até chegar em um ponto que o furo fique muito grande e eu perca o motor por isso.

O motor esta fixado sobre borrachas, mas muito finas, sinto uma vibração muito grande tanto em baixa quanto em alta rotação, até tentei colocar borrachas maiores, mas pelo fato do quadro ser meio oval, os tirantes de fixação estão no seu limite, na verdade nem sobra ponta depois da porca, e o motor em qualquer pequeno baque que toma sai do centro, o que me faz acreditar que os tirantes eram para quadros redondos, inclusive o suporte do escapamento nem entrou no quadro, mas como já veio montada não tenho como confirmar essa informação, mas se confirmada seria o caso da Bicimoto rever isso ai para que não aconteça com novos usuários.

Mas enfim, vou leva-la novamente à oficina e pedir para fazer esse serviço e vou tentar trocar os parafusos de fixação do motor afim de reduzir a vibração também e vamos ver o que acontece daqui p frente..

Agradeço a ajuda amigo!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
imagejpeg

Observe que a tal luva seria aquela peça azul do escape.... O balanço do escape, não transfere para as roscas as tensões que acabam espanando-as. Só consegui esta foto de uma bike gringa com escape dimensionado, mas acho que serve de referência.

Bom dia amigos!

Tenho uma bicimoto a pouco mais de 2 meses, com media de 700km rodados, estou muito satisfeito com a compra, moro em Belo Horizonte e ando em media de 25 km por dia, passando por morros tranquilamente, mas pela segunda vez tive problemas com o escapamento, os parafusos do cabeçote "espanaram" (n sei bem como fala), perdeu aperto, na primeira vez levei ate uma loja de escapamentos e eles reabriram a rosca e refizeram o serviço, isso no primeiro mês de uso, mas agora depois de 3 semanas, um dos parafusos simplesmente se perdeu, saiu por inteiro do cabeçote, gostaria de ajuda com esse problema, comprei ela ja montada, tenho respeitado todas as dicas e andado de maneira segura e evitando qualquer tipo de "baque" para cnservar o motor.
Vale lembrar também que o suporte enviado pela bicimoto não entrou no quadro, inclusive veio desmontado, mas enfim, bolei um suporte p escapamento nao ficar tremendo, mas msmo assim não foi o suficiente..

gostaria se possível de como resolver esse problema e se alguem poderia me indicar algum mecânico de BH que dê manutenção nessas bikes..

Desde já agradeço!

A minha aconteceu a mesma coisa,espanou e depois se soltou por inteiro, se não me engano e 7mm a rosca padrão aí tive que fazer 8mm, em locais de motos eles fazem isso é bem rapidinho.

JOAO CARLOS

New member
Estou com o mesmo problemas relatado aqui. O escapamento é fixo somente pelo cabeçote do motor, e com pouquíssimos km's rodados (pouco mais de 7km) o escapamento se soltou do cabeçote do motor. Quando notei que estava frouxo, reapertei a porca e instalei mais uma porca travando a primeira e sai novamente, rodando cerca de 3,5 km. Dessa vez os parafusos prisioneiros do escape se soltaram do cabeçote do motor. Em nenhum momento ultrapassei 30km/h.
O que pode ser feito para que isto não ocorra?
Bicicleta:
Bicicleta Motorizada 80cc 2 Tempos - Quadro de Aço Hi-Ten - Montada pela Bicimoto - Total de Km 11

bico

New member
Se não esta espanado, limpe bem a rosca do cilindro e aplique TRAVA QUIMICA, é um liquido vermelho, espere o tempo de reação e dai monte o escapamento, mas é bom adaptar um segundo ponto de fixação.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
João,
Boa tarde.
Imagino que a rosca do cabeçote agora esteja espanado. Neste caso, terá que fazer uma nova rosca. Uma maior. Se a rosca original era M6, agora terá que ser M8 ou 5/16NC (polegada). A rosca de polegada é melhor, pois é mais grossa. Vá num torneiro que ele fará o serviço para vc. Outra coisa, terá que trocar o prisioneiro, pois a rosca será diferente.
Belezz ? :cool:

JOAO CARLOS

New member
João,
Boa tarde.
Imagino que a rosca do cabeçote agora esteja espanado. Neste caso, terá que fazer uma nova rosca. Uma maior. Se a rosca original era M6, agora terá que ser M8 ou 5/16NC (polegada). A rosca de polegada é melhor, pois é mais grossa. Vá num torneiro que ele fará o serviço para vc. Outra coisa, terá que trocar o prisioneiro, pois a rosca será diferente.
Belezz ? :cool:

Olá Nelson, muito obrigado pela dica cara. Mas ainda fica a duvida: o que fazer para que não volte a ocorrer, pois eu não poderei ficar aumentando o diâmetro da rosca indefinidamente. Confesso que estou preocupado e bem desapontado com o projeto pois não me parece nem um pouco confiável o escapamento estar preso somente pela junta com o motor, tá na cara que vai fadigar.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
João,
Boa tarde.
Na parte do silencioso do escapamento também tem uma braçadeira de aço que prende ele no quadro. Se sua bike veio sem essa braçadeira, coloque e verá que o escapamento não ficará tão solta. Outra coisa mais radical a fazer é cortar parte do escapamento e usar uma luva de borracha (que suporte alta temperatura) com a flange do motor, como já explicado nos posts acima.

JOAO CARLOS

New member
Oi Nelson,
De fato, não veio nenhuma braçadeira para esta finalidade, nem instalada e nem para instalar. Como eu comprei a bicicleta já montada esperava que a mesma tivesse as mínimas condições de rodar após a montagem e a revisão. Eu verifiquei na loja da bicimoto, e a braçadeira vendida lá não serve para o quadro da minha bicicleta, pois o quadro é muito mais grosso (cônico). Estou avaliando a possibilidade de fazer essa adaptação, adaptando um flexível e prendendo o escape no quadro. Mas me incomoda o fato de eu ter que fazer estas adaptações radicais em um produto ainda na garantia.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
João, boa noite.
As abraçadeiras sao vendidas em lojas de material de construção e casa de ferragens. Tem vários tamanhos. Colocando isso, acredito que vai melhorar bastante a vibração.

Joel

New member
Bom dia, desculpe desenterrar o tópico, mas é dificil não tocar nesse assunto que na minha opinião é um dos maiores causadores de dor de cabeça em donos de bike motorizada.
Cheguei a perder um motor 2T 80cc por ficar abrindo a rosca do escape,até que danifiquei o cilindro.
E dessa vez está acontecendo com meu 4T que gosto tanto.. já abri a rosca de um dos lados que chegou a não ter mais soluçao, e quando procuro ajuda, só encontro dicas dizendo.. leve a um torneiro mecânico que ele resolve.. pessoal não sei na cidade de vcs, mas aqui em Santo André SP, parece que não existe mais essa profissão.. não conheço UM torneiro, até no google procurei e não encontro o cara que irá me ajudar. Nisso coloquei um belo de um arame e está la, segurando até encontrar alguém para fazer o serviço descente.
Mas enfim, quero tentar fazer o esquema de cortar o escape e adaptar uma borracha para que a vibração não seja aplicada em cima dos parafusos, alguém sabe que tipo de borracha é aquela da foto que o Nelson postou?, olhei no ML e encontrei isso http://produto.mercadolivre.com.br/...escapamento-2t-cr-rm-yz-ktm-kx-125-85-250-_JM Será que serviria para nosso caso?. A borracha tem que serv flexivel, porém firme, e aguentar pelo menos 1000º

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Oi Joel,
A temperatura no escape não chega a 200 graus celsius.
As mangueiras de um motor de carro são resistentes a altas temperaturas, principalmente aquelas conectadas diretamente nele.
Caso queira algo mais rápido, procure num ferro velho e acredito que poderá fazer uma adaptação boa. As mangueiras de borracha EPDM não suportam uma temperatura constante a 150 graus celsius. Se quiser, faça o teste e avalie se serve.
Os melhores, são as mangueiras de silicone.

Leonardo Nunes

New member
Estou com o problema parecido, só que no meu caso quem espanou foi um dos prisioneiros.
Minha bike está com um pouco mais de 400 km e tive esse problema. Meu escapamento
não é preso no quadro apenas no cabeçote, pois acho que prender no quadro agravaria o
problema, pois meu motor é preso com borrachas, e o movimento na aceleração com o
escapamento preso faria dano maior na junção com o cabeçote, e solto observo que o
escapamento não balança praticamente nada, ou se balança é no mesmo movimento do motor.

Joel

New member
Oi Joel,
A temperatura no escape não chega a 200 graus celsius.
As mangueiras de um motor de carro são resistentes a altas temperaturas, principalmente aquelas conectadas diretamente nele.
Caso queira algo mais rápido, procure num ferro velho e acredito que poderá fazer uma adaptação boa. As mangueiras de borracha EPDM não suportam uma temperatura constante a 150 graus celsius. Se quiser, faça o teste e avalie se serve.
Os melhores, são as mangueiras de silicone.

Obrigado pela resposta rápida Nelson, tem uma auto peças aqui perto de casa, vou ver se encontro alguma mangueira de seja compativel, o problema sempre está em explicar para o vendedor oque queremos e pra que queremos rsrs.
Essas mangueiras de silicone que disse, no caso seria a mangueira de motor de carro?. dificil é encontrar uma com o diâmetro correto.
Vou dar uma pesquisada, porque não aguento mais passar por este problema, como trabalho de madrugada, ficar na rua não é boa idéia.
Depois de adaptar a borracha de silicone no escape, aconselha mante-lo preso ao quadro para a vibração ir somente para a borracha, ou deixo ele solto? a questão é, a borracha suportaria o peso dele?. a avenida que passo todo dia para ir ao trabalho é cheia de imperfeições, e varios momentos a bike pula e trepida, por isso tenho muito problema com o escape.

Joel

New member
Estou com o problema parecido, só que no meu caso quem espanou foi um dos prisioneiros.
Minha bike está com um pouco mais de 400 km e tive esse problema. Meu escapamento
não é preso no quadro apenas no cabeçote, pois acho que prender no quadro agravaria o
problema, pois meu motor é preso com borrachas, e o movimento na aceleração com o
escapamento preso faria dano maior na junção com o cabeçote, e solto observo que o
escapamento não balança praticamente nada, ou se balança é no mesmo movimento do motor.

Leonardo, o problema em deixa-lo solto, são as imperfeições do asfalto, a avenida que passo todo dia, é praticamente 90% do caminho percorrido, e ela é muito ruim.. cheira de imperfeições onde a bike, trepida, pula.. e nisso a gravidade sozinha faz o serviço de fazer o escape pular e balançar para os lados, sem apoio no quadro ele soltava direto.. quando prendi, melhorou, porem danificou os parafusos que o fixava no motor, isso pq uso borrachas nas braçadeiras de fixação do motor, sem elas a vibração da bike é terrivel, a ponto de desencorajar a acelerar.
Meu plano é.. serrar o escape, adaptar a borracha de silicone de alta temperatura (ainda nao sei onde encontrarei), fixar o escape ao quadro de forma que ele apenas fique apoiado e não preso de verdade, e voltar a borracha do motor para eliminar a vibração.
Depois disso, cruzar os dedos e torcer para a vibração e deslocamento do motor devido as borrachas, sejam jogadas apenas para a borracha de silicone do escape e não mais para os parafusos de fixação.. a questão é, será que a borracha suportará?. rsrs

Joel

New member
Última edição: