Quebra rolamento de agulhas

Antes de ontem quando finalmente ia trocar os anéis do meu pistão, quando tirei o pino do pistão, percebi que o rolamento de agulhas da biela estava quebrado, tinha cerca de 3 agulhas que se soltaram do rolamento...
Já providenciei um novo rolamento e está para chegar, mas quero saber o que causou isso para nao acontecer de novo...
Grato

Jomar2

New member
Sr Carlos Mayer..boa tarde...igual ao Sr Vitor ai em cima tambem quebrou meu rolamento de agulhas superior...vou trocar mas ja quero aproveitar e abrir o bloco do motor e dar uma revisada tirei todos os parafusos que prendem as duas partes mas eu nao consigo separar o bloco em duas metades...por favor me ajude se eu conseguir separar o bloco em dois; muito em breve meu 80cc estara rodando pelas ruas de Porto alegre.... sem mais um abraço e fico no aguardo de sua resposta. Jomar Santos

Carlos Mayer

New member
Olá, Jomar

É o que sempre digo a todos aqui no Fórum... Não existe um tutorial ou um manual do tipo "como abrir o motor de minha motorizada" entende?

Este serviço requer ferramentas como sacadores e conhecimento. Com os kits de 2T a Bicimoto fornece uma ferramenta de nome sacador que tem a finalidade de sacar o pinhão do lado esquerdo e a engrenagem grande e a pequena da embreagem do lado direito. Sem a retirada destas 3 peças o bloco não abre... Já que o eixo da embreagem e o virabrequim estarão presos a estas peças.

De fato com a quebra do rolamento de agulhas é necessária a abertura do bloco pois um pequeno pedaço do rolamento (agulhas) esquecido dentro do bloco comprometerá totalmente o motor após a troca do rolamento... Tipo, se ficou um pedaço do rolamento ou agulhas no bloco e o motor for ligado adeus pistão e cilindro pois o pequeno pedaço sobe para a camisa e com o sobe e desce do pistão adeus motor... Com um bico de ar de alta pressão e um borrifador é possível fazer uma boa lavagem do bloco, isso sempre girando o virabrequim... É impressionante a sujeira que sai dali... Forte abraço