Quebra de Motor 80cc - peças- material fraco - imagem - e agora?

Fabiano Gaspar

New member
Olá queridos futuros novos amigos do fórum.

Velho pedir auxílio e orientação como a maioria dos que aparecem por aqui.

O meu caso é o seguinte.

Montei uma bike customizada a uns 2 anos e meio, motor kit 80cc - vou colocar uma foto aqui dela.

Eu uso pra ir pro trabalho, me atendeu muito bem até ontem. manutenção- lubrificação tudo conforme orientado no manual e nos vídeos. 950 km rodados, tem velocímetro e hodômetro.

Ontem quebrou, estava rodando voltando do trabalho ela simplesmente deu um estalo, travou soltou a corrente e desligou. Fui verificar havia quebrado a tampa do pinhão da embreagem e parte de carcaça do motor onde a tampa é afixada pelo parafuso.

A tampa do pinhão de embreagem já verifiquei no site tem reposição. Mas e a parte que quebrou do bloco do motor? Como faço? (FOTO).

O material dessas partes é muito frágil, fraco mesmo , uma liga porosa que nunca tinha visto, não sei se é metal, ou plástico, parece uma mistura dos dois, não acredito que possa ser soldado, ou colado... ou pode? como?

Envio as fotos , se alguém puder me orientar como fazer, quais peças de reposição comprar... ou se é possível reparar...

Agradeço enquanto vou a pé para o trabalho!:(

Abraços. Fabiano

Fotos...

partes quebradas, detalhe da parte do bloco..tem como trocar?
IMG-20150414-WA0000.jpg

A corveta- nome de batismo! :)
Imagem1.jpg

saindo do trabalho.:rolleyes:
IMG-20150225-WA0010.jpg

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Fabiano,
Antes de tudo, é preciso saber a causa do travamento.
Já sabe o motivo ?
Imagino que seja a folga da corrente que tenha causado isso.
Não consegui ver o estrago na carcaça do motor...... Somente na tampa.
Mesmo assim, acho difícil uma manutenção num local onde recebe tanto calor e pressão. Vale tentar fazer um teste com o motor e avaliar se perde compressão. Se estiver ok, tente soldar o local para que a fissura não aumente.
No site da Bicimoto vende a carcaça do motor. Avalie bem se vai precisar comprar mesmo.
:cool:;)

Fabiano Gaspar

New member
Nelson, obrigado!

Foi causado por folga na corrente, pois segundos antes de travar notei ela balançando mais que o normal.
O estrago na carcaça do motor foi exatamente onde entram os parafusos de fixação da tampa da engrenagem do pinhão, não chegou a trincar ou abrir fissura, não perde compressão, quebrou somente a parte onde prende a tampa mesmo, ou seja, só da pra afixar a tampa em um dos 3 pontos de parafuso, sem prender a tampa não da pra acionar a embreagem totalmente.

Solda, ouvi dizer que esse material(antimônio) é isso mesmo? É difícil de pegar solda, da pra soldar mesmo? No oxigênio?

Reposição: se eu pedir as peças:[h=1]- Tampa da engrenagem do pinhão ->http://www.bicimoto.com.br/pecas-de-reposicao/tampa-da-engrenagem-do-pinhao
- Carcaça 80cc / Gabinete do motor para bicicleta _> http://www.bicimoto.com.br/pecas-de...carcaca-80cc-gabinete-do-motor-para-bicicleta
[/h]
Será que da pra reparar? Tenho receio de não conseguir desmontar/montar.

O site vende motor novo montado(sem o restante do kit)?

Fabiano.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Fabiano,
O motor é de aluminio.
Segue o link para saber um pouco mais sobre a solda adequada: http://pt.m.wikihow.com/Soldar-Alumínio . Não é aconselhável o uso de maçarico nesta soldagem. A solda TIG é o mais apropriado.
Em relação ao motor, dá uma ligada na Bicimoto e questione se vendem motores unitários. No site do ML, sei que tem.
:cool:

Última edição:

eurok

New member
o meu aconteceu a mesma coisa so que a tapa na estragou verifiquei que o motor na parte da frente tava solto e vibrava demais ai quebrou levei no torneiro ficou bom so que no seu caso estragou muito eu tenho um motor pra vender amigo seque o link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635892968-motor-da-bicicleta-motorizada-80cc-sem-o-kit-_JM esse motor e 80cc ta em otimo estado so tirei ele porque gosto do 48cc clica no link e veja la sai mais barato do que comprar o motor novo se eles vender motor vai sai o preço do kit inteiro ai nao vai compensar ate mais.flw

Gian

New member
a uma maneira de reparar sim
primeiro compre outra tampa e estique a corrente ai vc vai faze uma nova rosca onde sobrou os suportes no bloco onde espanou certo?ai vc vai ter dois lugares para prender a tampa e o terceiro vc vai por a tampa no lugar e vai notar que a um espaço entre a corrente logo atras do pinho ai vc vai furar a tampa e aquela berada que sobrou do bloco atras do pinhao e vai colocar um parafuzo com porca ali e ficara normal novamente mas para ficar bem bom vc coloca um caninho deferro entre a tampa e o bloco para que ao apertar o parafuzo nao arranque os outros dois e e só ser feliz novamente.

bertinelli

New member
O meu ocorreu essa quebra também,e o cabo da embreagem estava relativamente duro.Será que quebrou por causa disso?A minha não deu nenhum estralo,só fui perceber quando puxei o cabo e o motor não desengatava...
*A corrente estava ligeiramente frouxa,não sei se foi a corrente.