Problemas partida 80cc

Fmatheus

New member
Olá Pessoal. Minha bina está com 80 km, tive um problema quando ela estava com 70 km, ela não pegava mais. Enviei a bobina e o CDI para a Bicimoto e acredito que eles trocaram a bobina, instalei e ela pegou de novo. Até ai tudo bem. Acontece que antes de ela estragar, a vela estava falhando. Não quis mexer na agulha pelo fato do manual informar que deve ser utilizado no 3º sulco.

Dei umas voltas pra testar e tudo bem, salvo por ficar falhando a vela (acho que o termo é ratear), logo após que ela ligou. Queria saber o que pode ser isso,...

e ela não quis pegar mais. Ela da umas explosões querendo pegar mas não funciona. A vela estava molhada, e sai óleo preto do escapamento. Acredito que o óleo sair seja normal né...

Pois então, Carlos ou alguém mais experiente. Eu devo mudar para um suco acima empobrecendo a mistura, em vista que eu moro em uma cidade a 950m de altitude? Pensei em deixar no 4º sulco e testar.

Outra coisa, acho que sem sucesso de dar a partida no motor, ele deve ter afogado.. Ai eu tenho duas perguntas.

Como eu posso limpar a vela?
E outra, tem como limpar o motor por dentro? Pois eu acredito que ele esteja sujo de depósito de óleo, ou pelo menos retirar o excesso de gasolina que deve estar lá que dificulta a partida

Carlos Mayer

New member
Olá Fmatheus

Como sabe até os 500Km ela usa 63Ml de óleo 2T por litro de gasolina... A maior quantidade de óleo tem por função proteger as peças do motor no período de amaciamento com melhor lubrificação já que o atrito interno é muito maior no motor novo. Com isso é normal a vela ficar babada e óleo escorrer pelo escape (melhora depois dos 500Km).

Para limpar a vela basta retirá-la com a chave fornecida com o kit, lavar com gasolina e um pincel ou escova e depois secar antes de instalar.

Não você não deve mexer na agulha até completar o amaciamento.

O excesso de gasolina que entrou no motor ou evaporará ou escorrerá pelo escapamento. Não abra o motor em hipótese nenhuma pois perderá a garantia Ok... Abç

Fmatheus

New member
Não pretendo abrir o motor não...

A parte elétrica está ok.
Ela da o tranco normal...
O que eu notei, é que com as duas velas z8c que vieram no kit, ela não dá nenhum sinal... uma é a que usei os 70 primeiros quilometros e a outra é a que eu consegui fazer os ultimos 10...
E eu comprei uma vela NGKB6HS faz um tempo, mas não tinha usado, e é a unica que dá algumas explosões... Eu até sinto que ela puxa, algo em torno de 2 ou 3 ciclos, e ela apaga...
Se o afogador estiver acionado ela não dá nenhum sinal... Se o afogador estiver abaixado aí ela fica tentando pegar...

Detalhe é que saiu faisca com as 3 velas no teste da centelha.

Alguma idéia?

Eu estou achando que esteja faltando ar.....

Carlos Mayer

New member
Olá Fmatheus

O problema descrito pode ser causado por engazopamento do motor ou seja excesso de combustível... Para verificar este problema seria necessário abrir o carburador e verificar inicialmente se a boia está em perfeitas condições (se estiver furada ou cheia de gasolina ai está o problema). Para acessar a boia você pode soltar a abraçadeira que prende o carburador ao coletor de admissão e os dois parafusos Phillips que ficam na base do mesmo... Nem é necessário soltar a linha de combustível ou cabo do acelerador... Lembre-se apenas de fechar a torneira de gasolina antes...

Outra solução interessante é testar a agulha no 2º sulco de cima para baixo empobrecendo a mistura e depois no 4º sulco enriquecendo a mistura para ver como o motor reage.

Sugiro que faça o download do nosso manual de Carburadores no www.bicimoto.com.br clique na aba superior em MANUAIS e faça o download... A regulagem da boia bem como da mistura ar combustível são detalhadamente explicadas... Fico no aguardo de novidades... Abç

Fmatheus

New member
Obrigado pela idéia... Mas quando eu for abrir a cuba para verificar a bóia, o que eu devo fazer pra não correr o risco de vazar gasolina do carburador? Valeu.

Carlos Mayer

New member
Fmatheus você deve antes de abrir a cuba simplesmente fechar a torneira do tanque... Isso evitará que vaze gasolina pelo carburador...

O ideal é... Abra o parafuso de dreno da cuba já com a torneira to tanque fechada (é o pequeno parafuso Phillips na lateral esquerda do carburador) e deixe que vaze toda a gasolina da cuba...

Solte então a braçadeira que prende o carburador ao coletor. Vire o carburador de lado preso ainda ao coletor e finalmente solte os dois parafusos que prendem a cuba

PQAAANiCitQoJKTun-j7VNqsx1YXTP_W1tqDIbSvUWfQPZ4vghGl3Ht8XWuxMrAldZHaKaGazWBLAiAeJeUY0DHmEUYAm1T1UA6Rs1gIO2umbI_NzsgdpZKlQ2sn.jpg

A boia é a peça plástica branca na imagem acima... Verifique se está com furo ou enxarcada de gasolina (dentro)...

Fmatheus

New member
Sim, eu entendi para fechar a torneira. Eu estava dizendo sobre o vazamento depois que monta o carburador, o meu antigo estava vazando. É só montar normal que ele não vai vazar?