Problemas na partida da minha 80cc

Fmatheus

New member
Olá Pessoal. Comprei um kit há mais ou menos 2 meses, levei para uma loja de bike e um cara montou.
Saí de la funcionando, andei com ela 1 semana e dois dias ( acho que foi uns 80km, não sei exatamente porque o meu velocimetro estragou).
Nos últimos 2 dias, ela começou a dar um barulho semelhante aqueles que os fuscas fazem (estouro, explosão). Mas deu uns 4,5 estouros destes quando eu estava esquentando ela, e então funcionou corretamente. Isso aconteceu em algumas das ultimas vezes que liguei ela. Ela não chegou a ficar muito tempo parada, no máximo 1 dia e meio.

Fiz a mistura como manda o manual, comprei uma seringa para medir o óleo. Uso o Lubrax 2t.
A borra que sai do escapamento depois que desliga ela é normal, certo?

Quando estava na faculdade, tirei a vela ( o motor estava morno) e limpei utilizando um papel toalha.
Aí, um amigo meu precisou dela emprestada, e depois de voltar disse que também estava estourando. Quando ele me devolveu, simplesmente não consegui mais fazer pegar.
Levei para casa, fiz o teste da vela uma vez e não apareceu centelha. Fiz novamente e finalmente apareceu, então dei uma volta para ver se pegava. Ela pegou durante 1 ou 2 segundos e logo apagou. Voltei para casa novamente, e refiz o teste da centelha, não tendo mais sucesso.

Gostaria se sabem o que pode ser, pois não faço a menor ideia do que seja. Acredito que os fios que saem do motor e vão até o CDI estejam bons, não constatei nenhum corte.

Obrigado!

matheus19

New member
Acredito que seu motor deve estar com a primeira vela que veio certo? A primeira vela que vem no kit ela ja vem usada (Os motores sao testados com a vela que acompanha o motor) e geralmente com bastante deposito de carvão na vela o que causa falha na faisca. o meu motor apos eu montar começou a falhar depois de uns 80km andados ficava "ratiando", entao a primeira coisa que eu fiz foi trocar a vela pela outra vela nova e o problema sumiu.

Tente trocar sua vela pela vela reserva que acompanha no kit ou compre uma vela nova modelo B5HS NGK e veja se o motor para de falhar e nos conte aqui se deu certo ok. Se mesmo assim o motor continuar falhando ai pode ser problema de cdi, magneto ou mal contato na fiação. Um Abraço.

Fmatheus

New member
Eu troquei a vela, pela reserva, e também por uma NGK. O teste da centelha deu certo uma vez, e depois não deu mais.
Testando mais 2 velas diferentes acho não seja o problema na vela.

Tirando a hipótese da vela, qual seria uma segunda hipótese para o problema?

matheus19

New member
Uhm se nao e a vela pode ser magento, cdi ou simples mau contato. Você lavou sua bicicleta recentemente? o pegou chuva? tive meu magneto queimado por que eu lavei a bicicleta e entrou água no magneto e tive que mandar enrrolar.

budget100

New member
Olá Fmatheus.

Tudo leva a crer que seja um problema elétrico. Esta intermitência sugere mau contato na parte elétrica. Como você não a montou, terás que fazer um esforço para entendê-la. Mas imaginando que tenhas idéia, faça o seguinte: Saem 3 fios do motor, na frente, do lado esquerdo onde fica o magneto. Devem ser 3 fios (preto, azul e branco). Eles devem ser ligados aos fios da caixinha preta, que é o CDI, que possui apenas dois fios. Um azul e outro preto. O azul do magneto deve estar ligado ao azul do CDI. O preto, a mesma coisa. O branco deverá estar bem isolado bem como as ligações dos fios azul e preto. Por ora, esqueça os outros dos fios que vem da ligação do punho. Teste agora a centelha da vela. Esta deve ser feita apenas com a vela e não com o cabo de vela. Este deve ser ligado à vela e com ela fora do motor, gire a roda no sentido de rotação com a parte metálica da vela encostada no cabeçote. Evite segurar na vela. Deixe-a em cima do motor que dará certo.

Se a centelha estiver aparecendo, dê uma volta e teste. Lembre-se que o botão de "panico" não estará funcionando. Para desligar a motorizada você poderá levantar a alavanca do afogador. Trancos na embreagem não são indicados para esta situação. Estando tudo OK, onde você ligou ou conferiu as ligações do fio azul com azul, junte agora um dos fios que vem do punho. Isole-o. O outro fio que vem do punho deverá ser ligado na conexão dos dois fios pretos. Isole-o também. Depois disso tudo feito, a centelha deve continuar aparecendo sem apertar o botão de pânico. Se o defeito persistir podemos pensar em um defeito do botão. Mas como disse o Matheus19, se ela não foi muito molhada na região do botão e do magneto creio que não passe de um problema de conexão elétrica defeituosa ou fios encosttando no quadro ou no motor. Boa sorte.

Abraços