Problema com velocidade final

MGALANTE

New member
Bem, tenho um motor 80cc 2 tempo já amaciado, e antes de eu realizar a troca do carburador, ele dava 155km de final sem problemas, agora mal chega a 143km/h. Já fiz mudanças na agulha, etc e nada de resultado. Uso o óleo recomendado. O que aconselham? Obrigado.
 

Carlos Mayer

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Mgalante...

Só tem duas possibilidades:

O seu velocímetro não está ajustado para o tamanho de sua roda (aro + pneu) ou (me desculpe) não vale nada...

Não existe a menor possibilidade, repito A MENOR POSSIBILIDADE de um motor 80cc alcançar 143 ou 155 Km/h... A velocidade máxima de um 80cc amaciado e em perfeitas condições de uso fica entre 60 e 65 Km/h e mesmo assim...
 

MGALANTE

New member
Olá amigos. Nossa, eu viajei na maionese, não sei de onde tirei esses 100 km a mais na velocidade final, acho que deve ser porque estava vendo dados automotivos antes de postar. Realmente, o que eu quis dizer é 55km/h de máxima, mas agora não passa de 40, 43 km/h. Voces tem idéia do que pode ser? Valeu.
 

Carlos Mayer

New member
Melhor assim heheheh... Com os 100 a mais sua motorizada ia acabar desmanchando...

A diminuição da velocidade máxima pode ser causada pelos seguintes fatores...

1º Vela suja ou com o eletrodo muito aberto

2º A qualidade da gasolina que você usou para abastecer

3º Parafusos e/ou porcas do motor frouxos deixando escapar compressão (em especial do cabeçote, escape e coletor do carburador)

4º Mistura rica ou pobre demais o que apenas poderá ser conferido testando a mistura um sulco para baixo ou para cima enriquecendo ou empobrecendo a mistura

5º Filtro de ar sujo

Só a título de informação você alterou a regulagem do carburador depois que terminou o amaciamento? (originalmente a agulha deve ficar no 3º sulco de cima para baixo ou como vem de fábrica até o término do amaciamento). Forte abraço

Verifique os itens que mencionei e se possível informe a posição da trava na agulha do carburador.
 

MGALANTE

New member
Então Carlos, verifiquei os itens litados por ti e todos estão ok. A vela é nova, aquela NGK que é recomendada nesse fórum, a gasolina é de boa qualidade (a mesma que usava antes), as porcas e parafusos estão todos apertados, o filtro é novo (veio com o carburador), também o filtro de gasolina é novo, o filtro da torneirinha do tanque está limpo, lavei o tanque e retirei resíduos (nem havia).

O motor foi amaciado como especificado, e até agora a agulha está no 3º sulco (coloquei nos outros pra testar agora se melhorava, mas não adiantou, então deixei no terceiro mesmo).

O curioso é que ficou assim depois que eu troquei o carburador (por outro igual), pois o anterior tinha dado problema no pistãozinho interno e travava acelerado. O motor tava bomzinho, ai deu problema no carburador, ficou duas semanas encostado, ai instalei e tal e ta assim... a gasolina foi trocada também.

Será que é escape entupido? Sinto que o motor quer ir mais em altas rotações, mas algo abafa ele....
 

Carlos Mayer

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Olá, Marcio

Já aconteceu um problema semelhante com a motorizada de um cliente que atendi em minha oficina... No caso da motorizada dele (80cc 2 tempos) o escape estava parcialmente entupido e uma limpeza bastou para que voltasse a andar como antes... Sugiro que faça o download gratuito do Manual de Descarbonização em nosso site ( www.bicimoto.com.br clique na aba superior em MANUAIS e selecione Manual de Descarbonização).

Neste manual você encontrará instruções detalhadas de como limpar/descarbonizar o escapamento de sua motorizada.

Forte abraço
 

MGALANTE

New member
Opa e ai Carlos. Então, eu abri o escapamento, e o tutorial dizia que o miolo sairia facilmente, mas o negócio não sai de jeito nenhum, puxei com alicate e tudo. A unica coisa que saiu foi a tampinha na ponta que é presa com uma porca. Mas creio que o caminho seja esse mesmo, pois dei uma volta sem a 'ponteira' e a bina ta puxando como antes, apesar do barulhão.
 

matheus19

New member
O miolo do escape da bicimoto nao sai ele e soldado eu acho, pode pereber que a foto do manual, o escape e bem diferente (de uma moto 2t eu acho). espera o carlos ele deve saber o que fazer.
 

Carlos Mayer

New member
Mgalante...

Os primeiros modelos da Bicimoto tinham o miolo removível e o manual precisa ser atualizado já que os atuais tem miolo fixo. Me desculpe por isso.

Limpe seu escape com um cabo usado de freio de bicicleta e uma furadeira. Prenda o cabo de aço no mandril coloque-o dentro do escapamento ligue a furadeira e coloque o cabo para girar. Funciona muito bem especialmente na curva que fica logo na saída do motor. Depois despeje gasolina dentro do escape, tampe as duas pontas e deixe de um dia para o outro. Uma boa solução e que não fica tão barulhenta é fazer 3 ou 4 pequenos furos na tampa do silencioso e colocá-la de volta no lugar. O barulho fica um pouco mais alto, mas os gases saem bem mais rápido.

Forte abraço
 

alan

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Boa Tarde Carlos, poderia explicar melhor onde que que se faz os furos? é no cano fino que fica dentro do escapamento ou na tampa mesmo para que o furo fique exposto?
 

MGALANTE

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Pessoal, acho que o problema nem é no escapamento. Hoje fiz o trajeto Butantã-Diadema, cerca de 35km com muitas retas, a bina puxava muito em altas rotações, botava 55, 60km/h de boa, subidas a quase 50km/h, mas em algumas vezes ela dava umas pipocadas e perdia potência, então eu tirei e coloquei no lugar o cachimbo da vela e ela não falhou mais, só algumas poucas vezes. Será que é só o cachimbo o problema?
 
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Carlos Mayer

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Olá, Alan

os furos devem ser feitos apenas na tampa (a que é removível) não precisam ser grandes, nem muitos... Uns 3 ou 4 bastam... Mas lembre-se que o barulho aumentará Ok...


Olá, Mgalante

Uma puxada destas a 55, 60 Km/h não é definitivamente o ideal para uma bicicleta motorizada. A velocidade de cruzeiro deve ficar entre 40 e 45 Km/h. A 55, 60 Km/h você está fazendo todo conjunto trabalhar no limite de potência e giro e com isso eleva a temperatura do motor e principalmente da vela o que faz o desempenho cair significativamente. Não acredito que retirar e recolocar o cachimbo (ou mesmo trocá-lo) seja a solução, mas sim respeitar os limites de sua bicicleta motorizada e andar numa velocidade mais baixa...

Forte abraço aos dois
 

Carlos Mayer

New member
Olá Alan

Desculpe pela falta de qualidade das fotos... Tirei-as agora a noite e convenhamos fotografar uma motorizada por baixo a noite não é fácil heheheh... Mas vamos a elas...

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Outra mais de perto (e fora de foco)...

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O diâmetro dos furos e a quantidade fica a seu critério. A minha com estes 4 ficou ótima e o barulho não aumentou significativamente. Lembre-se que quanto mais furos fizer, mais barulho ela fará... Vai testando... Faz 2 experimenta e por ai vai... Forte abraço
 
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