Problema com velocidade final

MGALANTE

New member
Bem, tenho um motor 80cc 2 tempo já amaciado, e antes de eu realizar a troca do carburador, ele dava 155km de final sem problemas, agora mal chega a 143km/h. Já fiz mudanças na agulha, etc e nada de resultado. Uso o óleo recomendado. O que aconselham? Obrigado.

Carlos Mayer

New member
Mgalante...

Só tem duas possibilidades:

O seu velocímetro não está ajustado para o tamanho de sua roda (aro + pneu) ou (me desculpe) não vale nada...

Não existe a menor possibilidade, repito A MENOR POSSIBILIDADE de um motor 80cc alcançar 143 ou 155 Km/h... A velocidade máxima de um 80cc amaciado e em perfeitas condições de uso fica entre 60 e 65 Km/h e mesmo assim...

MGALANTE

New member
Olá amigos. Nossa, eu viajei na maionese, não sei de onde tirei esses 100 km a mais na velocidade final, acho que deve ser porque estava vendo dados automotivos antes de postar. Realmente, o que eu quis dizer é 55km/h de máxima, mas agora não passa de 40, 43 km/h. Voces tem idéia do que pode ser? Valeu.

Carlos Mayer

New member
Melhor assim heheheh... Com os 100 a mais sua motorizada ia acabar desmanchando...

A diminuição da velocidade máxima pode ser causada pelos seguintes fatores...

1º Vela suja ou com o eletrodo muito aberto

2º A qualidade da gasolina que você usou para abastecer

3º Parafusos e/ou porcas do motor frouxos deixando escapar compressão (em especial do cabeçote, escape e coletor do carburador)

4º Mistura rica ou pobre demais o que apenas poderá ser conferido testando a mistura um sulco para baixo ou para cima enriquecendo ou empobrecendo a mistura

5º Filtro de ar sujo

Só a título de informação você alterou a regulagem do carburador depois que terminou o amaciamento? (originalmente a agulha deve ficar no 3º sulco de cima para baixo ou como vem de fábrica até o término do amaciamento). Forte abraço

Verifique os itens que mencionei e se possível informe a posição da trava na agulha do carburador.

MGALANTE

New member
Então Carlos, verifiquei os itens litados por ti e todos estão ok. A vela é nova, aquela NGK que é recomendada nesse fórum, a gasolina é de boa qualidade (a mesma que usava antes), as porcas e parafusos estão todos apertados, o filtro é novo (veio com o carburador), também o filtro de gasolina é novo, o filtro da torneirinha do tanque está limpo, lavei o tanque e retirei resíduos (nem havia).

O motor foi amaciado como especificado, e até agora a agulha está no 3º sulco (coloquei nos outros pra testar agora se melhorava, mas não adiantou, então deixei no terceiro mesmo).

O curioso é que ficou assim depois que eu troquei o carburador (por outro igual), pois o anterior tinha dado problema no pistãozinho interno e travava acelerado. O motor tava bomzinho, ai deu problema no carburador, ficou duas semanas encostado, ai instalei e tal e ta assim... a gasolina foi trocada também.

Será que é escape entupido? Sinto que o motor quer ir mais em altas rotações, mas algo abafa ele....

Carlos Mayer

New member
Olá, Marcio

Já aconteceu um problema semelhante com a motorizada de um cliente que atendi em minha oficina... No caso da motorizada dele (80cc 2 tempos) o escape estava parcialmente entupido e uma limpeza bastou para que voltasse a andar como antes... Sugiro que faça o download gratuito do Manual de Descarbonização em nosso site ( www.bicimoto.com.br clique na aba superior em MANUAIS e selecione Manual de Descarbonização).

Neste manual você encontrará instruções detalhadas de como limpar/descarbonizar o escapamento de sua motorizada.

Forte abraço

MGALANTE

New member
Opa e ai Carlos. Então, eu abri o escapamento, e o tutorial dizia que o miolo sairia facilmente, mas o negócio não sai de jeito nenhum, puxei com alicate e tudo. A unica coisa que saiu foi a tampinha na ponta que é presa com uma porca. Mas creio que o caminho seja esse mesmo, pois dei uma volta sem a 'ponteira' e a bina ta puxando como antes, apesar do barulhão.

matheus19

New member
O miolo do escape da bicimoto nao sai ele e soldado eu acho, pode pereber que a foto do manual, o escape e bem diferente (de uma moto 2t eu acho). espera o carlos ele deve saber o que fazer.

Carlos Mayer

New member
Mgalante...

Os primeiros modelos da Bicimoto tinham o miolo removível e o manual precisa ser atualizado já que os atuais tem miolo fixo. Me desculpe por isso.

Limpe seu escape com um cabo usado de freio de bicicleta e uma furadeira. Prenda o cabo de aço no mandril coloque-o dentro do escapamento ligue a furadeira e coloque o cabo para girar. Funciona muito bem especialmente na curva que fica logo na saída do motor. Depois despeje gasolina dentro do escape, tampe as duas pontas e deixe de um dia para o outro. Uma boa solução e que não fica tão barulhenta é fazer 3 ou 4 pequenos furos na tampa do silencioso e colocá-la de volta no lugar. O barulho fica um pouco mais alto, mas os gases saem bem mais rápido.

Forte abraço

alan

New member
Boa Tarde Carlos, poderia explicar melhor onde que que se faz os furos? é no cano fino que fica dentro do escapamento ou na tampa mesmo para que o furo fique exposto?

MGALANTE

New member
Pessoal, acho que o problema nem é no escapamento. Hoje fiz o trajeto Butantã-Diadema, cerca de 35km com muitas retas, a bina puxava muito em altas rotações, botava 55, 60km/h de boa, subidas a quase 50km/h, mas em algumas vezes ela dava umas pipocadas e perdia potência, então eu tirei e coloquei no lugar o cachimbo da vela e ela não falhou mais, só algumas poucas vezes. Será que é só o cachimbo o problema?

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Alan

os furos devem ser feitos apenas na tampa (a que é removível) não precisam ser grandes, nem muitos... Uns 3 ou 4 bastam... Mas lembre-se que o barulho aumentará Ok...

Olá, Mgalante

Uma puxada destas a 55, 60 Km/h não é definitivamente o ideal para uma bicicleta motorizada. A velocidade de cruzeiro deve ficar entre 40 e 45 Km/h. A 55, 60 Km/h você está fazendo todo conjunto trabalhar no limite de potência e giro e com isso eleva a temperatura do motor e principalmente da vela o que faz o desempenho cair significativamente. Não acredito que retirar e recolocar o cachimbo (ou mesmo trocá-lo) seja a solução, mas sim respeitar os limites de sua bicicleta motorizada e andar numa velocidade mais baixa...

Forte abraço aos dois

Carlos Mayer

New member
Olá Alan

Desculpe pela falta de qualidade das fotos... Tirei-as agora a noite e convenhamos fotografar uma motorizada por baixo a noite não é fácil heheheh... Mas vamos a elas...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vcnWPT9YdJ6_Xpeetmkn-To3oJ9utCL9gkJ4Za_MscgSG8fXlQOhoNiEaxQEgfg_FqdiVBOVKf5RE2uhg-ipsUAJtU9VDAqj2Os4Y82YoO_Cmy0dh5n7e1fw.jpg

Outra mais de perto (e fora de foco)...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tUxV4EmtWbyZe3J6UmSIcOhiJ3g2Hu-O2LgDaXN3ATNvK0fYs6_gxNQvbd09DqAl25ugg5NeTrxv2rlNELoA7vAJtU9VB64jIHETKnYcD21SJVpELRQilA3w.jpg

O diâmetro dos furos e a quantidade fica a seu critério. A minha com estes 4 ficou ótima e o barulho não aumentou significativamente. Lembre-se que quanto mais furos fizer, mais barulho ela fará... Vai testando... Faz 2 experimenta e por ai vai... Forte abraço