Probléma com o meu Velocimetro(barato) resolvido!

carlosak

New member
Boa tarde a todos,

Bom recentemente,comprei um velocímetro barato (R$ 19,90) chegou e instalei na minha motorizada testei,regulei tudo funcionando,ate eu ligar ela,pronto começo á ficar louco resetava o tempo todo.
Comecei então uma batalha para ver o que tava acontecendo realmente,pesquisei na net e vim a descobrir que o problema tava no campo de força gerado pelo motor,(campo magnético)...bom até aqui acredito que todo mundo já sabe...

Agora vem o melhor...

Como resolvi o meu problema!!

simples..apenas tirei o fio enrolado do velocímetro do cabo do acelerador(cabo do acelerador ta todo magnetizado,com isso passa essa energia para o velocímetro atravez do fio), deixei ele solto,fiz umas volta pois eh meio grandinho o fio passei fita e deixei assim do velocímetro direto para o sensor...pronto não me incomodo mais.

ah só para constar,eu coloquei borracha entre o velocímetro e o guidão e entre o sensor e o garfo...só para garanti que nao haverá contato com o aterramento do motor..

segui umas imagens do que fiz

visão do fio.jpg
visão do velocimetro.jpgvisão do sensor.jpg

bom espero que tenha ajudado alguém com o mesmo problema que o meu.

att,

Carlos

Última edição:

carlosak

New member
obrigado...so o fio solto ali na foto ficou horrivel mais como tava fazendo teste ainda não tinha arrumado agora ta todo tinindo.kkkk

como consegui resolver o problema axei melhor compartilhar com os amigos...

Carlos Mayer

New member
Realmente o campo magnético dos motores dois tempos atinge em cheio os velocímetros digitais mais baratos. Não sei se a blindagem ou mesmo a qualidade de marcas como Serfas, CatEye etc impede que isso ocorra... Mas de qualquer forma é sempre bom quando conseguimos resolver um problema em nossas motorizadas. Obrigado por compartilhar. Forte abraço

carlosak

New member
No meu casao so resolvel quando tirei o fio do velocimetro enrolado no cabo do acelerador,as borrachas so coloquei por garantia mesmo,acredito que o problema dos velocimetros baratos eh o isolamento do fio deve ser pessimo,ai vc enrola ele no cabo da motorizada que ta ligada diretamente no motor,com isso deve gerar um campo magnetico muito grande...estou compartilhando minha esperiencia com os amigos que estão meio sem tempo($$$$) de comprar um velocimetro caro..

abraços a todos

O meu velocímetro é analógico. e mesmo assim...eu olho pro meu velocímetro e estou andando a 40 km...mas parece q to a 20 ou 30.....eu olho para as casas ao lado andando em um carro a 40....e na bike a 40....muita diferença...parece que 40 da bicicleta é 30 do carro....

Carlos Mayer

New member
Não espere muita precisão de velocímetros analógicos... Os mais precisos são os ciclo computadores que marcam velocidade e quilometragem com muito mais precisão já que são programados para trabalhar exatamente com o diâmetro dos pneus utilizados na bike...

gilmar_2t

New member
Nao recomendo mais esse modelo de velocimetro.

O usuario comum tera' varios aborrecimentos.

O primeiro problema foi nos contatos que sao
feitos por duas molas frageis. Em principio, estiquei
um pouco essas molas e ele funcionava na maior
parte do percurso, mas a 30km/h bastava uma
pancada num lombinho da via pra ele resetar
e me deixar sem os numeros.

Com o tempo e a trepidacao instalei um garfo
com suspensao, ai a confiabilidade piorou.

Pra ele funcionar tive que:

1) instalar o imã na roda traseira

2) cortar o contato da base e adaptar um
conector RCA macho no fio que vem
do sensor

3) colocar um rabicho com um conector
RCA femea no velocimetro.

Tudo isso soldado.

O unico problema e' a afericao errada da
velocidade maxima do percurso que beira
os 90km/h que nunca rodei.

Os R$ 25 sao baratos, mas a mao de obra
e mais, o aborrecimento justificam pagar
um modelo melhor na casa dos R$ 100.

[]s

O meu marca a quilometragem correta , Mas o problema é que eu ando a 40....ja tive a oportunidade de olhar p/ um carro ao lado e ele tava a 30.
então eu posso colocar a 50 q na verdade vai estar a 40? Não está completamente amaciado.tem 200 km

gilmar_2t

New member
O meu marca a quilometragem correta, mas
o problema é que eu ando a 40...

ja tive a oportunidade de olhar p/ um carro
ao lado e ele tava a 30.

então eu posso colocar a 50 q na verdade
vai estar a 40?

Não está completamente amaciado.tem 200 km

A eficiencia do velocimetro nao tem nada
relacionado com o estado do motor, amaciado
ou nao.

O velocimetro mede a velocidade adicionando
X metros toda vez que o sensor passa sobre
o imã preso no raio. Se a medida (perimetro)
do pneu for ajustada certa o velocimetro
medirá a velocidade e a distancia corretas,
independente da velocidade da bicicleta.

Se pode medir a eficiencia do velocimetro
usando uma trena ou ainda numa escala maior
usando o Google Earth, que foi o que fiz e num
percurso de 20km. Houve precisao na medida
aferida.

[]s

flavio.x

New member
Alguns velocimetros calculam a partir do intervalo entre a passagem do imã, para determinar a frequencia de rotação.
Feito isso, a partir do raio da roda fica fácil calcular a velocidade.
V = 2 pi f . r
Onde:
V=velocidade
f=frequencia
r=raio

Eu tava com o mesmo problema, comprei um analógico. E mais bonito , mas a marcação de velocidade horária nao é que realmente marca, percebí isso mesmo igual o vitelbO15 falou. Agora eu animei em tentar voltar meu velocímetro digital novamente fazendo o que o Carlosak fez.

carlosak

New member
Eu tava com o mesmo problema, comprei um analógico. E mais bonito , mas a marcação de velocidade horária nao é que realmente marca, percebí isso mesmo igual o vitelbO15 falou. Agora eu animei em tentar voltar meu velocímetro digital novamente fazendo o que o Carlosak fez.

Olá Jacques

Na real o meu problema como ja mencionado so foi resolvido quando desenrolei o fio do sensor do cabo do acelerador,deixando ele solto,as borrachas apenas por precaução mesmo...
Ja andei 520km e 150km com o velocimetro assim e ate agora não me deu problema...
vo ve se consigo medir o meu velocimetro pra ve se ele marca certo,fiquei com duvida tbm,apesar que a 35km/h ela anda bem legal,acompanho bastante carro em ruas movimentadas que gira em torno de 40 km/h....

abraços

Última edição:

gilmar_2t

New member
Minha ultima descoberta das falhas dos digitais baratos foi que um solavanco de algum buraco reseta ele. Por sorte estava pedalando a bicicleta com o motor desligado e obtive um reset, fiquei encucado e descobri mais uma: fixe a pilha no seu encaixe com silicone comum. Assim os solavancos nao terao qualquer efeito sobre o marcador. So' descobri isso porque estava pedalando com o motor desligado... De quebra ainda voce aumenta a impermeabilidade do velocimetro ;)

sgr70

New member
olha meu amigo carlos estou com o mesmo problema e realmente ñ é tao simples como vc postou no blog.fiz exatamente o que vc disse e o velocimetro digital ñ resetou mais ficou maluco marcando td errado.resolvi tirar o mesmo da bike para testar fora e para minha surpresa o campo magnético gerado na minha bike quando ligada faz com que o velocimetro mesmo longe dela fique funcionando indevidamente,só parou quando me afastei uns 2 metros da mesma.olha realmente ñ sei o que fazer mais ja procurei analógico e falaram que ñ tem como botar pois a bike tem suspensão e o cubo é de rolimã.se vc souber outra coisa para ajudar por favor post aki no blog,um abraço e espero resposta ......

carlosak

New member
olha meu amigo carlos estou com o mesmo problema e realmente ñ é tao simples como vc postou no blog.fiz exatamente o que vc disse e o velocimetro digital ñ resetou mais ficou maluco marcando td errado.resolvi tirar o mesmo da bike para testar fora e para minha surpresa o campo magnético gerado na minha bike quando ligada faz com que o velocimetro mesmo longe dela fique funcionando indevidamente,só parou quando me afastei uns 2 metros da mesma.olha realmente ñ sei o que fazer mais ja procurei analógico e falaram que ñ tem como botar pois a bike tem suspensão e o cubo é de rolimã.se vc souber outra coisa para ajudar por favor post aki no blog,um abraço e espero resposta ......

Pena que com vc não deu certo talvez seja a marca tbm.. não sei.. pq pra mim funcionou, acabei vendendo ela em 2013 por motivos particulares e hoje estou negociando outra. abraço