Posso fazer isso sem danos a meu motor??

leandro bellini

New member
Possuo uma bina 80cc 2t e esta com 100km rodados, ja aumentei o giglê com 0.7 ou 0.8mm, com isso congui aceleracoes mas rapidas e partidas mais rapidas tambem, quando coloco a agulha no 1 sulco decima pra baixo a bina fica com torque absurdo e nao fica engasgando, mas minha duvida é se eu posso deixa a agulha no 1 sulco de cima para baixo ja que a giglê foi aberta, e a lubrificao das pecas seria suficiente com agulha no 1 sulco sem causar danos ao motor

Última edição:

gabriel marin

New member
olha o certo e vc deixar ela original n os primeiros 500km ,o certo é deixar ela mais gorda , com um poco de excesso de gasolina, para o motor amaciar bem , bom era deixar a agulha com a regulagem no terceiro sulco .

Você tem que entender que seu motor está em fase de amaciamento ainda,é normal dar umas engasgadas pois tá trabalhando com excesso de combustível e mais óleo dois tempos,justamente pro motor amaciar bem,pode não ter um dano agora mais futuramente vai dar problema sim

GLOBOLINQUE

New member
Já adquiri 12 kits de motor a gasolina 2 T. Para o motor amaciar depressa, aprendi que devemos lixar bem o cilindro girando (nunca de cima para baixo). O cromo polido original é conservante e para boa apresentação, porém cria deslizamento que atrasa em muito o amaciamento (e fazer o anel se encaixar certinho no cilindro), mantendo o motor com potência baixa por mais tempo. Lixando a camisa, o amaciamento é bem mais rápido (mas tem que usar óleo na base de 60 ml por litro) na primeira semana. Acho que os cilindros já deveriam vir lixados (brunidos) de fábrica, para amaciamento rápido e eficaz ganho de potência. Mas não é isso que ocorre. Cromam a camisa para evitar ferrugem e dar acabamento. Camisas brunidas (lixadas), se não usadas, devem ser conservadas com graxa.

É feito em retífica,mas tem que tomar cuidado ao fazer isso nos nossos motores,pois onde o pistão trabalha não é de alumínio,se não me engano é nikasil,parecido com o processo de cromagem

Jomar2

New member
hola Amigo quer andar rapido, se preocupa em deichar teu 2T sempre bem lubrificado 63ml pra cada litro ( tem um monte de gente por ai falando que depois dos 500 kms diminuir o oleo) NEGATIVO a unica lubrificaçao que estes valentes motorzinhos tem eh o oleo misturado a gasolina,deicha a agulha na marcaçao do meio e ai vai o segredo coloca uma coroa de 36 ou 32 dentes.com a de 36 tu anda a 60 kmh tranquilinho sem forçar o pequeno grande motorzinho, tenho um aqui que esta com 36437 kms, isto mesmo 36 mil mas este com 3 mil kms eu abri e troquei os rolamentos ching ling da enbreagem e do virabrequim por rolamentos skf rolamentos superior de agullhas os aneis e ja fiz a descarbonizaçao do pistao e da admiçao e escape..ha compra papel pra junta(nao vou colocar o nome pra nao falarem que eh propaganda) mas tu compra em lojas que trabalham com juntas automotivas e um de cor verde que esta escrito que eh sem amianto els vendem por peso(kilogramos),na parte de baixo quando trocar os rolamentos e retentores coloca veda junta que fica super vedado com 6 mil kms levei medo e troquei o rolamento inferior da biela e tambem trquei a biela e o virabrequim foi balanceado (este seviço de troca de rolamento inferior e balanceamento do virabrequim tem que ser feito em um torneiro,no mais soh alegria, tenho outra de tambem 80cc que mesmo antes de usar eu troquei os rolamentops por skf este motor ja tem 5 mil kms e acho que vou abrir pois tenho muito medo do rolamento superior de agulhas...nao esqueçam os 63ml de oleo ja vai ter que fazer uma descarbonizaçao periodica mas o motorzinho vai lhes trazer muitas alegrias o fundamento da coroa menor ela faz tu alcançar maiores velocidades com muito menos giro do motor...ateh a proxima um abraço

Jomar2 aonde você viu essas recomendações?O próprio fabricante diz que depois de amaciado tem que diminuir a quantidade de óleo e colocar a agulha no 2° sulco,pois andando sim o motor gasta mais e não tem o rendimento esperado,meu motor que anda com 50ml de óleo na gasolina vira pra caramba,eu chuto uns 9 000 rpm