pinhao

eurok

New member
aquela pecinha do pinhao que faz da o tranco no motor quebrou em loja de moto sera que e facil achar qual e o nome dela se eu precisar pedi na bicimoto tenho que saber o nome pra nao pedir errado, meu motor e 48cc 2 tempos

eurok

New member
entao e essa a peça que vai no pinhao da corrente pra dar tranco no motor correto, eu procurei hoje em loja de moto achei uma ficou apertado mais dei umas batidinhas ate entrar mais valeu pela ajuda cara nao sabia qual era o nome dessa peça

Kleber

New member
Oi. Hoje fui sair com minha 2t, e após alguns metros observei que a porca do pinhão afroxou. Vou desmontar de noite mas se precisar de alguma peça ja quero levar.

Será que quebrou alguma coisa? Tem que apertar bem mesmo aquela porca? Vai alguma arruela? Porque será que afrouxou?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Kleber,
Bom dia.
A vibração do motor é o causador deste problema. É bom que a cada 100 km faça uma revisão dos apertos dos parafusos de toda a bike, não só do motor. Se observar reincidencias, use a cola química. Não se preocupe, pois o parafuso pode ser solto depois com um pouco mais de força se precisar soltar, mesmo com a cola química.
Em alguns casos, se tiver espaço, uma arruela de pressão resolve. :cool:

Kleber

New member
Desmontei e estava sem a chaveta. Acho que foi a porca que soltou e ela saiu. Mas o eixo está um pouco comido conforme foto.

Será preciso trocar? Observem as fotos aí por favor. E essa chaveta consigo comprar onde em loja fisica?

20150620_080020.jpg20150620_080110.jpg20150620_080055.jpg

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Kleber,
Bom dia.
As fotos estão bem embassadas. Não deu para avaliar muito bem a rosca do eixo. A grosso modo, parece boa.
No site da Bicimoto, eu sei que vende mas é encontrado no ML também. Dinheiro de pinga. Bem baratinho. Sai mais caro o envio que a chaveta em si. Se precisar ajustar ou recuperar a rosca, pode levar em um torneiro ou ajustador mecânico.
Se vc conseguir um bom aperto na porca, não precisará trocar o eixo.
Outra coisa, coloque uma porca nova.
:cool:

Kleber

New member
Amigo não me referi a rosca, mas sim no eixo em si, em volta onde vai a chaveta, parece que rodou sem a chaveta e comeu, percebe isso?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Amigo não me referi a rosca, mas sim no eixo em si, em volta onde vai a chaveta, parece que rodou sem a chaveta e comeu, percebe isso?

Ah, sim. Entendi errado.
Avalie se o pinhão fica com folga no eixo. Se estiver, provavelmente terá que trocar o eixo ou puncionar ele para aumentar o diametro.
So vendo a foto é difícil dizer se interferirá no encaixe.
Em loja física, dificilmente achará a chaveta. Talvez em oficinas de motos.
Faça o teste e nos informe o resultado.

Kleber

New member
Beleza. Eu sou eletricista de autos e a chaveta é muito parecida com a de rotor de alternador, só que é um pouco maior, usei o esmeril para afinar e vou fazer o teste mais tarde.

Quanto ao folga no pinhão, ele encaixa facil, mas não tem uma folga muito grande, acho que após apertar certinho fica bom.

Se essa chaveta não dar certo, vou comprar no ML e esperar chegar.