pergutinha sobre ole sintetico !!

Bruno Rodrigues

New member
Tipo meu motor chega essa semana, quarta ou quinta, ja andei comprando o óleo para mistura, mas com pouca pesquisa ja comprei logo de cara o sintetico, mais e um frasco pequeno de 200ml. ai eu pergunto se eu usar esse oleo ate acabar, tem problema.. pois tenhu que fazer uma vizita a casa de oleo da minha cidade... enquanto isso tem problema eu usar essas 200 ml de principio ? e depois trocar para o oleo Mineral ?:rolleyes:wee.gif

Carlos Mayer

New member
Olá, Bruno

Se você tivesse lido manual do seu kit não postaria esta pergunta...

Está escrito de forma bem clara que não é para usar óleo sintético antes do término do período de amaciamento que é de 500 Km. Ou seja de 0 a 500 Km você deve usar exclusivamente ÓLEO 2 TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR.

Faça o download do manual de seu kit em http://www.bicimoto.com.br/ecommerc...847&sid=q840i3afm566ki0cfv1vl4do12-1360735820

E o mais importante... LEIA!!!

matheus19

New member
Eu acho essa questao de usar oléo sintetico ou mineral bem estranha, estava lendo outros forum de bicileta motorizadas (forum americano) e la eles recomendam o uso do oleo sintetico, aqui eles recomendam o mineral. eu uso mineral ate porque nao tenho coragem de pagar 74 reais em 1L de oléo sintetico rs.

Carlos Mayer

New member
Olá, Mateus

Nenhuma de nossas postagens neste Fórum é baseada em qualquer outra fonte que não a literatura do fabricante dos produtos que comercializamos.

Este Fórum que por acaso foi criado e é mantido pela Bicimoto, que por acaso comercializa kits de motorização de 2 tempos segue a orientação do fabricante dos kits que comercializa. Se o fabricante diz que o óleo e ser usado é o 2 TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR é este o óleo que indicaremos e não o que o Fórum americano indica ou deixa de indicar...

No mais sugiro cuidado ao seguir "dicas" de fóruns internacionais... Lembre-se que aqui no Brasil a gasolina é misturada a álcool e tem sua composição química bem diferente da "unleaded" americana... Logo o que pode ser "bom" para eles não necessariamente seja "bom" para a gente...

matheus19

New member
Sim sim carlos tanto que eu nunca usei oléo sintetico, sempre usei mineral, mas eu tinha curiosidade de usar sintetico so pra ver a diferença, dizem que solta menos fumaça o que e bom para nao ficar com cheiro de oleo 2t na roupa hehe.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

Já fiz testes em um motor amaciado com óleo 2 tempos semi-sintético e também com o sintético.

De cara cometi um erro pois deveria em ambos os testes ter limpado tanque e carburador antes de trocar o combustível e o óleo 2T. Desta forma quando 2 tipos de óleo 2T diferentes se misturaram o que eu consegui foi muito mais fumaça (mesmo heheheh) e tremenda dificuldade em dar a partida sem falar que não existia mais marcha lenta.

Na minha 50cc 2T de uso, por exemplo, desde Zero Km sempre usei óleo 2 tempos mineral da Motul. É um óleo 2T mineral caro pois aqui em Niterói - RJ custa em média R$ 70,00 a embalagem com 1 litro. Mas é um ótimo 2 tempos. Pouco resíduo (carbonização) e pouca fumaça... Já na minha 80cc 2T experimentei diversas marcas de óleo 2T e em pouco mais de 6 meses de uso estava com o escapamento completamente entupido de carvão, e o cabeçote com bastante carbonização...

O que aprendi sobre óleo 2 tempos?

1- Qualidade sempre vem associada a preço alto

2- Preferencialmente use sempre a mesma marca

3- Nem menos, nem mais do que o recomendado

4- Não misture óleo 2 tempos mineral com sintético ou semi-sintético

5- Sempre faça a mistura fora do tanque, misture bem e só então abasteça

O que aprendi sobre motores 2 tempos?

1- Independente do tipo de óleo 2 tempos que usar sempre chegará em casa com cheiro de... Óleo 2 tempos

2- No caso de bicicletas motorizadas é sempre aconselhável colocar umas folhas de jornal embaixo do escape

Forte abraço

matheus19

New member
Eu sempre usei e uso ate hoje o oleo 2t da petobras galõzinho verde, acho que nao e de tao boa qualidade quanto motul mais eu estou usando esse rs.

thiagoramos_ne

New member
Carlos,
no manual do motor comercializado pela starfire eles pedem o uso exclusivo do óleo sintético por ter um melhor desempenho de lubrificação e aumenta a vida útil das peças internas em relação ao óleo mineral. Mas como o sintético é realmente caro aqui no Brasil, estou usando o mineral conforme as recomendações do manual da Bicimoto.

Sidney

New member
Ae Thiagoramos_ne

O manual da Bicimoto pede que você coloque oleo Mineral e gasolina Comum, já o manual da Star Fire pede que você coloque Gasolina Aditivada e oleo sintetico ou semi sintetico.

siga a sua Cabeça ou manual??????????????????????

Abç.

Sidney

thiagoramos_ne

New member
Não estou falando o certo e o errado só comentei uma curiosidade para a galera!
no manual da starfire recomenda o óleo 100% sintético, agora sobre a gasolina aditivada ou comum não achei no manual.
mas como falei, estou usando as recomendações do manual da Bicimoto.

matheus19

New member
Foi o que eu falei para o Carlos, num forum americano de bicileta motorizada eles recomendam uso de óleo sintetico tambem hehe. mais e como ele falou a gasolina deles e diferente da nossa entao deve ter algum motivo rs.

Última edição:

Bruno Rodrigues

New member
Carlos, abrigado por algumas DICAS, sobre o óleo ....
mas agora venho aqui perguntar sobre uma informação que vc deu,
De cara cometi um erro pois deveria em ambos os testes ter limpado tanque e carburador antes de trocar o combustível e o óleo 2T. Desta forma quando 2 tipos de óleo 2T diferentes se misturaram o que eu consegui foi muito mais fumaça (mesmo heheheh) e tremenda dificuldade em dar a partida sem falar que não existia mais marcha lenta.
eu li o Manual como vc indicou mas queria saber como vc limpa seu tanque e carburador ? porque de cara usei óleo sintetico, sei que cometi um erro, mas queria trocar o óleo para mineral e pra nao acontecer o mesmo que aconteceu com seu motor, como vc recomenda que eu faça a limpeza desses itens que vc citou ? PF, da uma ajuda... meu motor esta rodando tranquilo, mas estou com medo de danificar e quero fazer essa troca de óleo urgente .. OBG. e forte abraço =)

Carlos a minha motorizada 2t 50cc, hoje com 3 mil km rodados. Até os 1200 +- km eu usei mineral e depois passaei a usar o semi sintético por curiosidade mesmo. Hoje com 3000 km ainda continuo usando o semi sintético e não pretendo voltar a usar o mineral. O Semi sintético muito melhor em tudo. Solta menos fumaça e não dá cheiro de fumaça e mas menos barulho, desenvolve mais, marcha lenta muito mais estavel, pega logo ao ligar no primeiro tranco. Só alegria . . . Mas para chegar a esta alegria passei por muito sofrimento. O mesmo que vc passou no erro de não esvaziar o tanque com o resto de combustivel e limpar o carburador todo antes de trocar o combustível com o óleo novo. Descobrí que os dois óleos nao podem se misturar. Depois de muito tempo que foi limpando sozinho que ficou bom. Hoje nao tenho mais problemas. estou muito satisfeito mesmo, não pretendo trocar. Colequei tambem aquela vela NGK B8HS e um escapamento dimensionado que comprei pelo mercado livre. Tudo isso junto me deu muito mais potencia. Hoje to bem satisfeito, se boboar ela tá andando igual a de 80cc.

Bom,tirando a poeira do tópico,aqui onde eu moro(araucária,cidade metropolitana de curitiba)só encontro óleo mineral e da ipiranga,pago 7 reais o frasco com 500ml,e minha motorizada já tá com mais de 1500,resolvi tirar o escape pra trocar a junta por prevenção e tambem ver se estava carbonizado,e quando examinei o escape tinha somente um filme de carvão,a janela de escape tava lisinha,o pistão dá pra ver pelo buraco da vela e pela janela de escape que está amarelinho,estou muito feliz que apesar de ser um óleo mineral quase não cria carvão,ah eu uso gasolina comum e da shell,é a unica que minha bina anda bem e faz média