Perda de velocidade

Robinson

New member
ola pessoal mais uma vez recorro aqui precisando de um toque, minha bici..80cc ta com 400 rodados e de uns dias pra ca começou a me dar trabalho quando estou acelerando pego uma velocidade legall ela começa a dar umas cortadas parando mesmo quase definitivamente me deixou namão nao quis pegar depois de rodar uns 24 km deixei ela no cantinho e ela nada de pegar.. alguma ideia ai pessoal pr ame ajudar? devo enviar o motor a bicimoto?

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Olá Robinson...

Amigo eu começaria dando uma verificada na vela... Com esta quilometragem e ainda amaciando a maior quantidade de óleo 2 tempos tende a criar um depósito de carvão na vela que dificulta e muito a produção da centelha... Com isso não é incomum que com esta quilometragem precise de uma limpeza e atenção...

Solte o cachimbo da vela e com a chave de vela fornecida no seu kit retire a vela, lave com gasolina limpa tirando todas as crostas e impurezas, seque-a e dê uma lixada no eletrodo de leve. recoloque no lugar, aperte com cuidado para não espanar a rosca, reconecte o cachimbo e tente ligar o motor...

Se você anda em lugares com muita poeira recomendo que abra a tampa do filtro de ar (2 parafusos Phillips) retire a espuma do filtro e lave com carinho utilizando detergente e água. Esprema para retirar o excesso e deixe secar completamente antes de recolocar a espuma no lugar e fechar o filtro...

Para finalizar gostaria de saber amigo quanto de óleo 2 tempos você está misturando por litro de gasolina e que óleo 2 tempos está usando...

Fico no aguardo Ok. Boa sorte... Abç

Robinson

New member
então Carlos troquei e vela por uma nova que veio reserva no kit. estou usando 63 por litro. essas paradas se da quando dou uma esticadinha ela corta bem legal mesmo...e a limpeza fiz com 200 no filtro . muito obrigada mesmo Carlos o que vc sujere faser?

Última edição:

budget100

New member
Olá Robinson. Retire a mangueira que sai do carburador e coloque-a em um recipiente. Abra a torneira e veja se a gasolina desce direito.
Se ela dá falta quando você estica, acelerando tudo pode ser falta de gasolina. Primeiro veja isso.
Depois, pode ser aquecimento na vela. A sugestão que o Carlos deu para a troca de uma vela NGK surtiu muito efeito na minha.
Mas primeiro veja se a gasolina desce com fatura pela mangueira de combustível.
Caso esteja, uma limpeza no carburador verificando, principlamente, se a boia não está presa e se o seu nível está de acordo com o manual.

Abração

budget100

New member
Olá
Robinson.

Primeiro, veja a situação da mangueira que chega no carburador. Este é o primeiro passo. Quanto a mexer no no carburador, aguarde o comentário do Carloss Mayer se este procedimento invalida a garantia.
Abraços.

Carlos Mayer

New member
Robinson limpeza do carburador não afetará sua garantia... A questão é saber se você tem conhecimento para desmontar, limpar e remontar o carburador de sua motorizada. Eu seguiria o caminho indicado pelo Budget antes de mexer no carburador testaria a passagem de combustível desconectando a mangueira do carburador colocando a ponta em uma vasilha e abrindo a torneirinha. Se a gasolina descer normalmente Ok. caso desça muito devagar a peneira que fica dentro do tanque pode estar suja e com isso pouca gasolina passa para o carburador gerando falta em altas rotações.

A vela que vem instalada (e também de reposição) é adequada ao período de amaciamento. Nesta etapa não é recomendado em hipótese nenhuma passar dos 30 - 35Km/h ai quero que você explique melhor o que quer dizer com "esticadinha"... Se você está chegando a 45 - 50Km/h com ela durante o amaciamento (errado) e abastecendo com 63Ml de óleo 2 tempos (correto) é absolutamente normal que ela apresente problemas... A mistura está excessivamente rica para o amaciamento e você simplesmente não deve dar "esticadinhas"...

Espere o término do amaciamento (500Km) quando ocorrerá a redução da quantidade de óleo 2 tempos misturada a gasolina para ai experimentar sua motorizada Ok.

Os cuidados no período de amaciamento certamente influenciarão na durabilidade de sua motorizada... Lembre-se disso... Abç

Robinson

New member
então sobre esticadinha chega a uns 40 50 por hora mais só pra testar . esse parada perca acontece justamente quando ele chega aos 40 km por hora já que e rotineiro isso acontecer por estar amaciando vou esperar

Carlos Mayer

New member
Isso é perigoso amigo... O motor está em período de amaciamento, com mistura rica, mais óleo 2T misturado à gasolina... Não é a condição ideal para uma "esticadinha" heheheh... Segura a onda, completa os 500Km... Ai te passo as instruções sobre regulagem de mistura, instalação de uma vela nova, redução do óleo 2T na mistura e ai você vai poder dar suas "esticadinhas" para testar seu motor Ok. Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Posso entender sua colocação Robinson, mas entenda que você está no Fórum da Bicimoto... Todas as suas colocações e dúvidas foram atendidas/respondidas certo? E no mais seu caso não envolve a garantia já que não se trata de um problema ou defeito de fabricação mas sim de uma característica de funcionamento do período de amaciamento dos motores de 2 tempos... Se eu puder te ajudar em mais alguma coisa é só dizer Ok! Forte abraço

leonardo

New member
hoje aconteceu isso comigo 2 vezes quando estava dando umas esticadinha hehehehehe dai ela perdeu potencia e apagou , esperei alguns minutos para o motor dar uma esfriada e dai pegou normalmente ( meu motor ja esta com 250 km ) e te falo a verdade estou andando sempre a uns 35 , 40 e quando a pista ta lisinha chego a 70 por alguns segundo só para não forçar ela , sei que é errado mas mas vou tentar me controlar agora e depois quero umas dicas quando o meu motor ja estiver amaciado para dar um mexida nele ....
flwwww

Carlos Mayer

New member
O que acontece Leonardo é que com o motor ainda amaciando a temperatura de funcionamento é bem mais alta (mais atrito), isso aliado a mistura rica e à maior quantidade de óleo 2 tempos (vela mais babada) acaba realmente causando este tipo de comportamento em algumas motorizadas e engazopa outras. Uma motorizada de Curitiba por exemplo estaria mais sujeita a engazopar e uma de Salvador a dar tiros pelos escape ou até mesmo apagar se fosse forçada...

Depois dos 500Km de amaciamento quando você poderá (e deverá) trocar a vela e regular a mistura de acordo com seu agrado a situação melhora e muito. Ai é a hora também de escolher uma vela mais fria ou mais quente... Como disse um conhecido... Período de amaciamento ou de tortura heheheh... Forte abraço

widiney

New member
eu tbm ando entre 30 a 40km/h e de vez em quando ando a uns 60km/h mas por pouco tempo ,SEI QUE ESTOU ERRADO pois meu motor esta com 390km e isso pode prejudicar a durabilidade dele, mas de 0km até os 350km andei respeitando rigorosamente o amaciamento andando no 3°sulco da agulha.
ainda estou usando 63ml de oleo 2T(o lubrax da guarrafa verde) para cada litro de gasolina, so mudei para o 2°sulco.
e como a Carlos Mayer falou uma vez´´se quer andar com o punho colado compre uma moto``acho que foi isso que ele falou kkkkk.

Carlos Mayer

New member
É verdade Widiney é bem esta a linha de pensamento para quem tem uma motorizada... É tranquilo chegar a 55 - 60Km/h com uma motorizada amaciada e as vezes é até necessário numa ultrapassagem ou momento de pressa... Perigo é fazer disso um hábito... Ai amigo melhor mesmo comprar a tal moto heheheh... Abç

Robinson

New member
essa e a questão não descuido moro em uma cidade montanhosa morro mesmo já comprei o 80cc por esse motivo , complicado sobre e moto não e meu roby comprei esse motor pra justamente aprender uma pouquinho mais de mecânica e distrair minha cabeça

Robinson

New member
obrigado pessoal pela dica pessoal meu problema era a torneira da gasolina tava zuada . a bicimoto me enviou outra , gostei da agilidade deles andei hoje e nada de esticadinha e nada de estar perdendo força quase parando obrigada pessoal