Perda da porca do eixo que segura o pinhão

Michell

New member
Bom dia,

Comprei esses dias o motor 4T motorizada, o meu filho fez o favor de cair com ela e a porca do pinhão da corrente caiu, comprei outra porca simples e coloquei no lugar, só que ao andar a porca sai, o pinhão roda em falso, o que fazer para resolver este problema? Tem uma porca específica? Quem trava o pinhão é só a porca ou tem mais alguma coisa? Coloca roela entre o pinhão e a porca?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Michell,
Por favor, tire uma foto e anexe no fórum aqui. Não tenho bike motorizada mas conheço alguma coisa de transmissão por engrenagens e correntes.

Michell

New member
Ademberd, eu fiz isso, só que ontem afroxou novamente, ai o pinhão fica solto, tem mais alguma alternativa, será q se colocar um pingo de super bond resolve???
IMG_20141208_231327062.jpgIMG_20141208_231401134.jpg

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Já respondido em outro tópico. Super bonder não serve, vai soltar novamente. Ele não é resistente à água e calor intenso e é frágil a impactos. Não serve para conjuntos dinâmicos, só para estáticos. Use cola para parafusos e porcas. Vende em casas de ferragens. Procurarei no site e postarei aqui a cola. Peraí.

Última edição:

Ademberd

New member
Michell, a cola que o Nelson citou é uma boa, mas esta porca da foto é auto travante? na minha é uma porca comum com uma arruela de pressão.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Michell, a cola que o Nelson citou é uma boa, mas esta porca da foto é auto travante? na minha é uma porca comum com uma arruela de pressão.

Ademberd,
Em outro tópico, informei o Michell que a porca que ele colocou é uma 'Parlock' e funciona somente para o sistema frio. No calor ela solta. O ideal é colocar uma de aço galvanizado (inteiriça), sem o miolo de Nylon. E a arruela que ele está usando é lisa. Além da cola, se precisar, pode usar mais uma porca para travamento entre porcas. Se soltar depois de tudo isso...... Pelamordideus..... só com reza.

Michell

New member
Não encontrei ainda a porca de aço galvanizado inteiriça, mas comprei arruela de pressão, permaneci com a porca auto travante, coloquei a arruela de pressão e também o fixador de roscas, hoje vim para o serviço, no caminho tem subida, por enquanto tá show. Enquanto isso vou vê se acho está outra porca e trocarei caso apresente o problema novamente. Obrigado pelo apoio de vocês. Um abraço.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Brother, logo que puder, é aconselhável que troque. Essa porca nao suporta calor intenso. Em Caraguatatuba, vc pode encontrar na "Nossa Loja", proximo ao banco do Brasil, no unico semáforo da cidade. Belezz ?:cool:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Qual o nome da Loja?

O nome é: NOSSA LOJA
No mesmo local tem outras lojas que também vendem ferragens/hidráulica/eletrica. Já comprei parafusos e porcas lá. Ligue antes de ir. Não sei o numero.
Outro lugar é na Nikkeypar de Caraguá, pelo menos em SJCAMPOS vende parafusos. Use o "Lista Local", um tipo de lista amarela do litoral. Bem, vc deve saber.
Se souber a especificação da porca, posso comprar em SJCampos. Sempre estou indo para Caraguatatuba. Belezz ?

Última edição:

Ademberd

New member
Fiquei na mesma dúvida, apesar de ter a 4t nunca precisei retirar o pião, sei que o da geração passada, com corrente, é de rosca esquerda.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Fiquei na mesma dúvida, apesar de ter a 4t nunca precisei retirar o pião, sei que o da geração passada, com corrente, é de rosca esquerda.

Ademberd,
Toda engrenagem tracionadora de corrente, correia ou de contato (dentes) precisa ter um sistema de tavamento no eixo, pois só o atrito do aperto da porca não é o bastante para travar. Sendo assim, imagino que deva ter sim uma chaveta ou uma "mosca" para travar o eixo na engrenagem.
Os chineses são ótimos copiadores de projetos, com certeza não deixaram isto passar despercebido. :cool:

Ademberd

New member
Nelson, me lembro quando tive que retirar o pião do meu antigo motor 4t, (pois o mesmo veio cheio de rebarbas e a corrente encavalava) tive que prender o eixo num torno de bancada, colocar um pedaço de corrente no pião e com ajuda de uma chave de grife retirar o mesmo; o que pude observar no final da rosca é que o pião travava bem no eixo e era uma rosca bem grossa.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Nelson, me lembro quando tive que retirar o pião do meu antigo motor 4t, (pois o mesmo veio cheio de rebarbas e a corrente encavalava) tive que prender o eixo num torno de bancada, colocar um pedaço de corrente no pião e com ajuda de uma chave de grife retirar o mesmo; o que pude observar no final da rosca é que o pião travava bem no eixo e era uma rosca bem grossa.
Ademberd,
Este tipo de montagem descrito por vc se chama "ajuste com interferência". Normalmente só dá para soltar com prensa hidráulica. Por isso q vc encontrou dificuldade para soltá-lo.
Bem, esperarei por uma resposta do Michell de como ele resolveu este problema. Acho que só assim descobriremos como é a ponta de eixo do pinhão.:cool:

Michell

New member
Então, eu imaginava que tivesse algo do tipo, um travamento no eixo, mas pelo o que eu vi não, quem trava é porca somente, mas queria que alguém que tenha este motor 4 tempos, dar uma olhada para constar se é isto mesmo e se possível enviar uma foto. Hoje vou comprar a porca em Caraguatatuba.

Michell

New member
Nelson, vc perguntou se teria que ter chaveta, sinceramente não sei, como o meu filho perdeu (não sei como conseguiu isso), não sei se tinha chaveta, qual tipo de porca e outros. Gostaria desse apoio para sanar o meu problema. Ontem a porca travante afroxou novamente, vou comprar hoje a porca recomendada e instalarei.
Olhei um pinhão na loja bicimoto (site) e não vi nenhum trava nela.
http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_10873_4847_Pinhao-do-Motor-4-Tempos-T-Belt

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Nelson, vc perguntou se teria que ter chaveta, sinceramente não sei, como o meu filho perdeu (não sei como conseguiu isso), não sei se tinha chaveta, qual tipo de porca e outros. Gostaria desse apoio para sanar o meu problema. Ontem a porca travante afroxou novamente, vou comprar hoje a porca recomendada e instalarei.Olhei um pinhão na loja bicimoto (site) e não vi nenhum trava nela.http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_10873_4847_Pinhao-do-Motor-4-Tempos-T-Belt
Pelo q vi no site da Bicimoto, realmente não tem o rasgo no pinhão para o encaixe da chaveta. Muito estranho isso. No eixo, tem algum rasgo no local onde fica o pinhão ? No pinhao, nao tem um furo com rosca para encaixar um parafuso ? Se nao tiver nada mesmo, tera que fazer o furo roscado no pinhão e um pequeno furo no eixo. Esse sistema de fixação se chama "mosca". Isso se o eixo e o pinhão nao forem temperados. A porca certa, arruela de pressão e a cola não irão resolver neste caso. O pinhão nao pode ficar patinando no eixo.

Última edição: