Parada muito tempo - nao liga

serafin

New member
Caros amigos sou novo aqui, tenho um motor de 2t que comprei a mais de 2 anos na bicimoto porem de uso mesmo nao tem nem 6 meses, pois sempre funcionou mau, um dia pegava outro nao ate que desisti e ficou guardada alguns anos, tanto é que o carburador estava novinho, abri limpei-o, tudo, tanque , vela e etc. pus gasolina nova e oleo, hoje testei-a a ligar, pegou por alguns momentos por 3 vezes e nao pega mais, ja fiz de tudo mais ela nao fica ligada, uma hora vaza gsolina pelo carburador, outra fica sem gasolina, outra suja vela que tava toda babada de preto molhado, limpei-a, fiz a regulagem do pino do acelerador colocando-a mais pobre e nada, fica embolando, e não pega, o que faço? vou desistir dinovo, acho melhor comprar um motor de 4t, pois este de 2t e dose!

eu comprei um motor a muito tempo parado,,tava do mesmo jeito,,solução,,troquei magneto,,cdi,,vela nova,,,ai funcionou,,regulei a boia do carburador conforme esta descrito no manual,,a bia estava muito baixa,,,coloquei a regulagem da agulha no meio,,ao ligar só dei duas voltas a esquerda no parafuso da lenta,,depois que funcionou bem,eu regulei a lenta no parafuso girando mais a esquerda,vc tem que conferir a mistura do combustivel se esta certa,,,se o motor ja esta amaciado,,veja no manual,,vc pode estar colocando oleo demais e a agulha estar desregulada,,espero ter ajudado..abç

serafin

New member
eu comprei um motor a muito tempo parado,,tava do mesmo jeito,,solução,,troquei magneto,,cdi,,vela nova,,,ai funcionou,,regulei a boia do carburador conforme esta descrito no manual,,a bia estava muito baixa,,,coloquei a regulagem da agulha no meio,,ao ligar só dei duas voltas a esquerda no parafuso da lenta,,depois que funcionou bem,eu regulei a lenta no parafuso girando mais a esquerda,vc tem que conferir a mistura do combustivel se esta certa,,,se o motor ja esta amaciado,,veja no manual,,vc pode estar colocando oleo demais e a agulha estar desregulada,,espero ter ajudado..abç

Ol amigo ontem fiz limpeza em tudo, o magneto esta bom , pois ela ligou em seguida apos uns 5 min parou, creio que não estou conseguindo acertar regulagem e combustivel, pois a vela estava preta melada, alem disso a agulha esta no meio, porem ta va na ponta de baixo na de sima , tentei de tudo e não sei regular e por onde começar a regular, pois mecho em uma acontence uma coisa, mexo em outra acontece outra.

o fato de ligar não quer dizer qwue o magneto esta bom,,as vzs por muito tempo parada,,o magneto e o cdi não transmitem mais a eletricidade necessaria para a vela,,ficam fracos,,entende?os meus que eu troquei também estavam assim,,,a agulha vc tem que regular no meio,,,pra baixo é mais entrada de ar,,encima é mais entrada de combustivel,,tente a regulagem do meio,,é assim mesmo,,tem que ter paciencia,,as depois se torna um habito muito bom,,o motor dois tempos e melhor que qualquer motor,,pois usa rolamentos,,os outros 4t usam virabrequim com mancal e fundem rapido,desgastam o mancal,,rolamentos tu troca por skf 6002 e duram a vida toda...mas sugiro também que procure algum conhecido que entenda um pouco,,ou finalmente,,va ao mecanico que ele da um grau,,esses motores não tem mistério,,é facil consertar...mande alguem enrolar a bobina do magneto,,deve ter alguem ai que faça e trque o CDI....um abç...não desista,,,o prazer de pilotar uma bike a motor,,não tem preço,,é melhor que moto,,menos perigosa e prazeirosa,,só quem tem sabe...

serafin

New member
o fato de ligar não quer dizer qwue o magneto esta bom,,as vzs por muito tempo parada,,o magneto e o cdi não transmitem mais a eletricidade necessaria para a vela,,ficam fracos,,entende?os meus que eu troquei também estavam assim,,,a agulha vc tem que regular no meio,,,pra baixo é mais entrada de ar,,encima é mais entrada de combustivel,,tente a regulagem do meio,,é assim mesmo,,tem que ter paciencia,,as depois se torna um habito muito bom,,o motor dois tempos e melhor que qualquer motor,,pois usa rolamentos,,os outros 4t usam virabrequim com mancal e fundem rapido,desgastam o mancal,,rolamentos tu troca por skf 6002 e duram a vida toda...mas sugiro também que procure algum conhecido que entenda um pouco,,ou finalmente,,va ao mecanico que ele da um grau,,esses motores não tem mistério,,é facil consertar...mande alguem enrolar a bobina do magneto,,deve ter alguem ai que faça e trque o CDI....um abç...não desista,,,o prazer de pilotar uma bike a motor,,não tem preço,,é melhor que moto,,menos perigosa e prazeirosa,,só quem tem sabe...

Obrigado amigo, continuarei tentando, ou vou trocar logo o magneto, preciso trocar tambem o registro por um novo, o meu esta vazando pelo registro, trocarei tambem a vela e farei nova regulagem da agulha, vou tentar e aviso o resultado aqui.

bico

New member
Teste a parte eletrica, retire a vela e deixe ela encostada na parte do motor, empurre a bicicleta, o motor vai girar, veja se a vela faísca, se estiver faíscando a parte elétrica esta Ok. Veja se a tampa do motor (cabeçote) esta bem apertado. No carburador tem q observar se quando a bóia sobe a agulha esta fechando, ponha mangueirinha e tente soprar, no vai passar o ar quando a bóia estiver baixa. Tudo leva a crer que tua bicicleta esta afogando

serafin

New member
Teste a parte eletrica, retire a vela e deixe ela encostada na parte do motor, empurre a bicicleta, o motor vai girar, veja se a vela faísca, se estiver faíscando a parte elétrica esta Ok. Veja se a tampa do motor (cabeçote) esta bem apertado. No carburador tem q observar se quando a bóia sobe a agulha esta fechando, ponha mangueirinha e tente soprar, no vai passar o ar quando a bóia estiver baixa. Tudo leva a crer que tua bicicleta esta afogando

vou testa-la hoje novamente, tem horas de desce muita gasolina e o carburador vaza. vou testar parte eletrica!

serafin

New member
Gente fiz ligar, troquei a CDI e bobina nova, comprada na Bicimoto, descarbonizei motor, limpei vela e carburador e agora esta tudo ok agora apenas com o problema de esticar a corrente e percebi que a embreagem e dura de mais, ja regulei de todas as formas e continua bem dura.
DUVIDA: gostaria de saber se tem como acoplar neste motor de 2 T 48cc (primeiro motor vendido pela bicimoto) o a cordinha pra ligar e a embreagem centrifuga?IMG_20151116_144956.jpg

coloque o esticador perto do pneu,,em direção a caixa e não perto da catraca como a maioria faz..ela vai esticar melhor,,quanto a embreagem é só regular na porca borboleta,abra a tampa da embreagem e desaperta um pouco a porca,,acho que vai resolver o problema,,mas é boa essa bike,,né,,um abraço,,não esqueça de colocar sempre na gasolina o oleo 2 t na medida certa,,, abç

Última edição:
não se iluda ,,o motor de pegada no pedal é bem melhor que a cordinha,,,,quando for fazer pegar siga pedalando um pouco,,quando fizer paradas,,ajude no pedal para prosseguir,,vai ter motor pra dez anos assim,,,abç

serafin

New member
Depois de trocar toda parte eletrica, vela, descarbonizar motor após meu ultimo post, ficou boa ate hoje pela manha, andei agora com ela e retornando pra casa ela simplesmente parou, retirei vela que estava suja, limpei-a, retirei carburador e fiz limpeza e mesmo assim não quer ligar mais, um saco isto, andou normal e simplesmente parou, não sei mais o que fazer ou o que pode ser?, sera que esta novamente carbonizado o motor?, a quantidade de oleo na mistura é exatamente a que pede no manual, porem mesmo assim acho que ela não gosta, fica molhada de mais. com 40ml por litro de gasolina, antes chegei a por 20 ml por litro e estava maravilhosa. PEÇO AJUDA

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Serafin,
Faca o teste do CDI /vela. Pode ser ele.
Para melhorar a queima, use o óleo sintético ou semi sintético. Vale o custo.
:cool:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Não desista, Serafin. De vez em quando somos premiados com um motor assim.
Como o motor não pega mais, terá que começar pelo mais fácil que é a parte elétrica e depois ao carburador.
Na sequencia disso, verifique a entrada de ar (filtro) se não tem nada obstruindo. O filtro de gasolina e avalie se desce normalmente do tanque.

serafin

New member
Serafin,
Faca o teste do CDI /vela. Pode ser ele.
Para melhorar a queima, use o óleo sintético ou semi sintético. Vale o custo.

Logo quando troquei tudo e fiz funcionar eu coloquei gasolina e uma tampinha de oleo e quando completei o tanque com 2 litros de gasolina eu coloquei exatamente como no manual 40ml por litro, por tanto 80 ml de oleo, ercebi que o motor ficou pior muito melado.

Agora a tarde veio um amigo mecanico de auto e me deu o seguinte veredicto:

constatou-se que realmente esta melado de mais, chega esta pingando muito pela descarga, melando vela, cabeça de pistom e etc.
tem mesmo que diminuir a quantidade de oleo conforme eu usava antes no olhomentro, funcionava bem!, pelo manual os tais 40ml ta matando o motor!
irei entre hoje e amanha fazer o teste e postarei pra vcs.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Se foi identificado que é excesso, o problema é o tipo de óleo. A quantidade deve ser obedecida o que o manual descreve. Qual a marca de óleo vc está usando ? Prefira marcas conhecidas.

serafin

New member
Se foi identificado que é excesso, o problema é o tipo de óleo. A quantidade deve ser obedecida o que o manual descreve. Qual a marca de óleo vc está usando ? Prefira marcas conhecidas.

Estou usando a do posto BR, Lubrax 2T o que uso normalmente, quanto a regulagem da agulha esta no meio.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ok. Boa marca. Mesmo assim, se tiver condições, use o oleo sintético. Antes disso, limpe a cuba do carburador, troque a gasolina, limpe a vela. Só depois disso, faça o teste com óleo novo. Use o indicado no rótulo (provavelmente 1% ~ 2% da gasolina). Isso vai dar entre 15 e 20 ml por litro de gasosa. Acredite. Faça o teste.
Se mesmo assim não der certo, te darei outras dicas.

serafin

New member
Ok. Boa marca. Mesmo assim, se tiver condições, use o oleo sintético. Antes disso, limpe a cuba do carburador, troque a gasolina, limpe a vela. Só depois disso, faça o teste com óleo novo. Use o indicado no rótulo (provavelmente 1% ~ 2% da gasolina). Isso vai dar entre 15 e 20 ml por litro de gasosa. Acredite. Faça o teste.
Se mesmo assim não der certo, te darei outras dicas.

Amigos , ficou assim: apenas coloquei mais gasolina pura e o motor voltou a funcionar, como disse antes a quantidade que coloquei conforme manual, babou, ficou forte de mais, meu motor só funciona bem com menos óleo, tipo apenas 20ml por litro, mais do que isso tenho problemas.

Agora so falta eu resolver o esticador, corrente , que ta frouxa.

Mais uma vez agradeço!